De muitas, algumas curiosidades (fotos):
- a Finlândia é um país bilíngue: 95% falam o finlandês e 5% o sueco
- muitas cidades têm o seu nome em ambas as línguas - em muitas cidades acontece o mesmo com nomes de ruas, anúncios etc.
- Helsinki/Helsingfors é banhada pelo Mar Báltico e muitos bairros são ilhas
- foi o primeiro país onde as mulheres votaram em eleicões
- mulheres dirigem, ônibus, bonde e mesmo caminhões
- os esportes nacionais são o icehockey e a Fórmula 1
- os russos constituem-se o maior número de estrangeiros no país (cerca de 30 mil)
- os brasileiros somos cerca de 500
- a Finnair comprou 12 aviões da Embraer que operam nas rotas domésticas
- embora sua rota estenda-se a todo o mundo, inclusive ao Oriente, não opera no Brasil
- a Nokia é uma empresa finlandesa (pronuncia-se Nôkia e não Nókia, muito menos Nokía)
- em cada parada de conducão há horários estritos de quando passa o ônibus, bonde e metrô
- faixa para pedrestres é altamente respeitada pelos motoristas
- quando a pessoa morre, tem seu enterro depois de duas semanas (igual a outros países)
- a entrada de cães é possível em conducões, lojas, shopping-centers etc. (menos em supermercados)
- muitos finlandeses fazem piada do clima de seu país, com tantos meses de inverno e escuridão










Oi Paulo que estejas bem e que td e tds estejam bem ao teu redor ! Lindissimo teu blog !
ResponderExcluirLinda a cidadede Helsinki !
Um luxo ! Maria está feliz com o recebido de ti! Abraços da Vitória
Nossa quanta curiosidade ....realmente e ver e acompanhar esse lindo blog para que assim se possa conhecer um pouquinho mais desse país tão desenvolvido e bonito...estou amando aprender com esse blog!Deus abençoe o senhor seu Paulo!
ResponderExcluir2014... ATUALIZANDO:
ResponderExcluirA finlandesa Nokia venderá suas operações com celulares e smartphones ao grupo americano Microsoft por US$ 7,183 bilhões de dólares (5,440 bilhões de euros), anunciou a empresa finlandesa.
A operação ocorre dois anos depois que a empresa decidiu usar o sistema operacional Windows Phone, da própria Microsoft, em seus principais aparelhos em uma tentativa de recuperar o número de vendas, o que não aconteceu. A Nokia já foi a principal fabricante de celulares e de smartphones no mundo, mas perdeu espaço para concorrentes como Apple e Samsung, que têm dispositivos muito mais modernos e que caíram no gosto do consumidor rapidamente (Google)