Paulo Franke

29 outubro, 2009

museu de Cera Mme.Tusseau/ Hitchcock/ Faraós

"Impressionei-me com os antigos cemitérios ingleses. Em grandes áreas ou junto às igrejas, diferem em muito dos que conhecemos no Brasil. Muitas sepulturas, em completo abandono, escondem-se por entre vegetação agreste, e as lajes mais antigas desmoronaram para todos os lados, um cenário ideal para filmes de terror.



Em um antigo cemitério está a sepultura dos fundadores do Exército de Salvação, William e Catherine Booth. Ao contrário das demais, está bem conservada, mas para chegarmos até ela tivemos de abrir caminho por um verdadeiro mato.

A explicação dada por uma colega francesa - de que o povo inglês por sua formação protestante exalta a vida após a morte e descuida de seus cemitérios - tentou convencer-me, embora continuasse pensativo.

Por outro lado, nobres e heróis ingleses são sepultados em um dos lugares mais suntuosos, a Abadia de Westminster. É também lugar de adoração a Deus, de coroação de reis, de homenagens a grandes vultos da pátria - o busto de William Booth foi ali colocado por ocasião do centenário do Exército de Salvação, em 1965.

Descuidando de cemitérios, preservando a história.

É o que se conclui visitando tantos museus e patrimonios nacionais tais como a Torre de Londres, o Parlamento e castelos antiquíssimos. Encontrei o "Fundador" novamente e dessa vez no famoso Museu de Cera Madame Tusseau, a poucos metros de Martin Luther, Kennedy, Twiggy ou Pelé. Em outra ala, a Câmera dos Horrores, deparamo-nos com Hitchcock, o mestre do suspense, impressionante como as personagens de seus filmes. Sua figura foi produzida enquanto ele vivia e suas mãos fielmente copiadas em gesso. O museu tenta imortalizar em cera. Não deixa de ser um entretenimento saudável e cultural, ainda que um tanto lúgubre.



O homem aspira à imortalidade e nada como uma visita à Inglaterra para provar essa declaração.

Os egípcios colocavam suas múmias em sarcófagos com desenhos de olhos abertos em ambos os lados e em sua tampa, 'para continuarem olhando a vida'. Há algumas décadas, fortunas foram gastas em congelamento de cadáveres tendo em vista a ressurreição em um futuro quando a imortalidade fosse descoberta. Falhas no processo de congelamento, no entanto, frustraram seu idealizador e acabou com o sonho de muitos candidatos.

Se há sede é porque há água. Sim, se existe um profundo anseio de vida eterna é porque há vida após a morte, uma resposta tão natural quanto a água ou o alimento o são para a sede e fome físicas.

Jesus Cristo, mesmo antes de passar pela Sua própria ressurreição, consolou pessoas desesperadas com a perda de um ente querido, dizendo:



Ao ver mausoléus e sepulturas com inscrições carregadas de desesperança em muitos de nossos cemitérios, chego a pensar se os ingleses não estarão certos.


A verdade, no entanto, longe de estar em uma determinada religião ou crença, está com aquele que crê, em um plano pessoal, em Jesus Cristo como seu Salvador e no que afirmou com relação à morte em tantas ocasiões bíblicas.


Qual a posição do prezado leitor? O assunto é vital e exige uma decisão, da qual dependerá o seu destino eterno."

pf - 1983

+ ¤ + ¤ + ¤ + ¤ +


Próximas postagens:
.
20 anos da queda do Muro de Berlim
.

O hino "Amazing Grace" influenciou o fim do tráfico de escravos.

21 outubro, 2009

HÄMEENLINNA - onde vivemos - no OUTONO (3)





Começando pelo norte e descendo para o sul, como um corcel, o outono vai colorindo todo o país antes de o rigoroso inverno chegar, tornando tudo branco. Foto: Lisbeth




Vista aérea de Hämeenlinna. A temperatura atual varia entre 0 a 5 graus positivos.




As janelas logo acima da porta de entrada e à esquerda são as do nosso apartamento.




O estacionamento externo do prédio.



Cores por toda a vizinhança.



Esquina do nosso prédio na Vuorikatu (Rua do Monte).


Até os latões de lixo do prédio ficam bonitos no outono.


Entrada do Calçadão.




Como não há tantas árvores no centro - já que elas fazem a beleza da estação - vamos passar rapidamente por ele.



Ah, a beleza dos telhados pretos com águas-furtadas!



Antiga casa de madeira.



É o outono deixando qualquer paisagem bonita!



E falar em amarelo, um painél de propaganda da FANTA, anunciando um concurso cujo premio será uma viagem ao BRASIL!!! É hora de trocar de refrigerante?




Em breve estes lagos estarão congelados...



Quem ainda quiser andar de barco ou de lancha, são as últimas semanas.




Bem perto de nossa casa, nosso caminho diário, cortando um grande parque.




No parque há um cemitério com sepulturas centenárias; dado à sua antiguidade, não há muros.





A foto de sepulturas e ao fundo de placas indicando cidades próximas foi proposital. "Nosso destino final será a Cidade Celeste?", reflitamos.



Ao atravessá-lo, geralmente pedalando, faço meus pedidos de oração.




Olhem a data em que o Jakob faleceu: 1869!!



E aqui foi enterrada toda a família do Johan Ingman. As sepulturas são em sua maioria de finlandeses-suecos da época do domínio sueco.



Em um canto do parque, a igreja ortodoxa local.




E algumas sepulturas com cruzes ortodoxas e inscrições em russo.




A visita de nossa filha que mora no norte do país foi a oportunidade de sairmos os dois de bicicleta para que ela conhecesse a cidade.


Passeio obrigatório: ao castelo medieval de Hämen (linna quer dizer castelo)


Parada obrigatória para minha filha fazer um pouco de ginástica ao ar livre.





A pontezinha de tantas fotos!




Cidade de muitos quartéis militares, aqui visitando um deles.




Artística que é, claro que esta foto foi ela quem tirou!




Com o final do outono, era uma vez uma hera avermelhada.




Esta lancha marrom lembrou-me da lancha de me pai.



Cidade rica em paisagens!




De viver aqui, com estas paisagens de "cairem o queixo", não me queixo!!



Caminhar ou pedalar e fazer uma pausa debaixo de uma dessas árvores, boa pedida!



Ao fundo, uma grande rampa de esqui, de 79 metros. O país praticamente não tem montanhas, mas tem bons esquiadores, alguns profissionais.

É comum na semana de férias de inverno as crianças e adolescentes irem com seus pais a países ou regiões montanhosas para esquiarem. É também chamada de "a semana de esquiar".



O grande ginásio coberto da cidade, onde acontecem principalmente partidas de ice-hokey, o esporte mais popular do país..




Conhecido de outras postagens, o prédio do Exército de Salvação/Pelastusarmeija.


Entremos pelos fundos desta vez.




Um tapete de folhas douradas.




Outono até na decoração do altar. O violino complementou.




Quinta-feira, dia de distribuição aos pobres. A atividade começa cedo.



Anneli é a responsável pela seção de laticínios, sucos etc.


A Major Irma com suas auxiliares colocam nas sacolas pães salgados e doces (pulla). A Finlândia tem uma variedade enorme de pães.




Minha tarefa braçal é carregar os mantimentos da van para o lugar de selecão e, feitas as sacolas, para o salão de reuniões.



Tudo pronto, a fila formada lá fora - de cerca de 45 a 50 pessoas - recebe o número correspondente ao adentrar o templo.





Por alguns momentos, ao som de música, lêem nossa revista ou conversam enquanto esperam. Outros ficam em silêncio pensando na sua situação. A Finlândia é um dos países com alto índice de suicídios.






Começamos a reunião de meia-hora com louvor, Osmo, nosso exímio pianista, e eu no violão. Geralmente sou eu quem faz a palestra bíblica com aplicação para os nossos dias. Como há pessoas alcoolistas no nosso meio - a razão maior de ser "pobre" neste país - é feito um convite a que busquem em Jesus a libertação.



Foram horas de atividade ininterrupta, mas, como diz o poster:
Eu amo trabalhar para Deus no Exército de Salvação.



No intervalo entre a programação social e a reunião espiritual que se segue, subamos ao andar de cima.




As janelas que conduzem ao andar de cima.




Nesta grande sala, que mais parece um atelier de pintura, muitas vezes entre atividades faço uma curta siesta, indispensável para gaúchos.






Na saída, um carro estranho no nosso estacionamento! Ah, já sei, foi só para nos "provocar" com seus pneus imensos...




... uma afronta à nossa "frota": duas bicicletas de segunda-mão! E quantos brasileiros com seus bons carros, só porque vivemos no exterior, pensam que somos ricos e utilizamos equipamento sofisticado para fazer a obra de Deus...


"""""""""""""""""""""

Uma mensagem de outono:

Não atentando nós nas cousas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas (2 Coríntios 4:18).


"""""""""""""""""""""

Uma lição do outono:

Quando o outono faz cair as folhas das árvores, enxergamos o céu melhor atráves dos ramos - assim, no outono de nossa vida, sem a folhagem exuberante que muitas vezes nos ilude e distrai, enxergamos melhor o céu.




A vista da janela onde tenho meu computador e para onde olho finalizando esta postagem, orando por todos os caros leitores do meu blog que quem sabe no seu coração, em plena primavera, têm a experiência da canção antiga:

Olhando as folhas mortas, sopradas pelo vento, eu sinto o frio da solidão; nas nuvens tão escuras se esconde o meu tormento, não tem mais luz meu pensamento...

Jesus pode mudar a sua situação, busque-O e nEle creia!



"""""""""""""""""""""


L i n k s


Hämeenlinna - onde vivemos - no verão (2)



"""""


Hämeenlinna - onde vivemos - na primavera (1)




"""""""


Finlândia, o país nórdico onde vivemos.





"""""""""""""""""""""""""