Paulo Franke

28 novembro, 2009

O velho NATAL de novo! (primeira parte)

Primeira Parte

*******


Postal * Papai-Noel * Penedo * Presépio
*
Pinheiro * Pinhas * Perth Amboy * Pazinhas
*
Passeio * Príncipe da Paz * Próxima Postagem

******

Postal


Achei este postal da cidade onde moramos - Hämeenlinna/Finlândia - o mais apropriado para esta época de Natal. Temos visitado o castelo medieval de Hämeen, conferindo a cada estação do ano a sua beleza. Como é o nosso primeiro Natal na cidade, falta vê-lo assim, iluminado nesta estação escura do ano. Em um sentido, ilustra bem o Natal cuja mensagem, na sua essência, é:

"O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz" (Isaías 9:2)

*
NASCEU JESUS,
*
A LUZ DO MUNDO!

*

**************************


Penedo - Papai-Noel



Não sou fã do "Bom Velhinho", pelo contrário. Mas publico aqui a foto de um dos tantos Papais-Noéis que se revezam para tirar fotos com os visitantes no seu vilarejo na Lapônia, norte da Finlândia, por uma razão: um deles visitou a cidade de Gramado-RS na última semana de novembro, como parte das celebrações do início do Natal naquela cidade turística gaúcha (foto). O link Finlândia-Brasil é, afinal, a razão desta matéria aqui estar.



Esta foto, tirada pelo meu filho, mostra o vilarejo na Lapônia, visitado por milhares de pessoas de todo o mundo, principalmente na estação natalina. A linha de luz azul mostra onde passa o Círculo Polar Ártico.


E aqui o vice-versa do link, mostrando a Colônia Finlandesa no Brasil, Penedo, no estado do Rio de Janeiro, fundada em 1929 por imigrantes finlandeses. Aos tantos turistas, inclusive na época do Natal, a colônia tenta reproduzir a cultura finlandesa com direito também ao Papai-Noel (Joulupukki).




E mencionando Penedo, que significa "grande rocha", a foto mostra uma das apresentações do International Open Gospel Choir (ver postagem a respeito) na belíssima comumente chamada Igreja da Rocha (Rock Church) na capital Helsinki. Nas línguas oficiais do país é chamada Temppeliaukio/Tempelplatsen. Construída no interior de imensas rochas dinamitadas, é também visitada constantemente por turistas dos quatro cantos do mundo. A foto mostra metade do coral, que na ocasião contou com jovens dos seguintes países: Finlândia, Índia, Inglaterra, Rumênia, Portugal, Coréia, Filipinas, EUA e Brasil, todos exaltando em canto Àquele que veio trazer-nos salvação.

*******
.
Presépio
.



Na postagem deste ano, o enfoque é a este presépio em estilo japonês. Talvez já tenha contado aqui, mas o que é bom e interessante não importa ser repetido. Em uma grande loja de departamentos em Helsinki eu fazia um trabalho de arrecadação de fundos para a obra quando uma senhora japonesa colocou no cofre a sua doação. Agradeci-lhe com um audível obrigado na sua língua, Arigatou! Como falava inglês, perguntei se o grupo que a acompanhava era cristão e se conhecia o Exército de Salvação no seu país, com respostas afirmativas. Como eu sabia "Noite Feliz" na língua nipônica, convidei-os para cantar, ali mesmo, o mais conhecido hino de Natal. E assim o fizemos, um brasileiro e japoneses, enchendo o lugar com a nossa harmonia em plena Finlândia.

*******

Pinheiro




A origem do pinheiro enfeitando lares por ocasião do Natal parece incerta. Em profusão nas florestas nórdicas, é a única árvores que se mantém verdejante no rigoroso inverno da região. Muitas vezes com seus ramos cobertos de espessa neve, dá também uma lição de fortaleza espiritual - que não se ressente ante o peso das dificuldades - e é cantado em diversas línguas, traduzidas do idioma alemão O Tannenbaum.




Um imenso pinheiro que vi na visita à Disneylândia, em Los Angeles, em 1981. A Califórnia, onde não cai neve, deu ao mundo a conhecida música I'm dreaming of a white Christmas (Eu estou sonhando com um Natal branco). Foi nessa visita, no entanto, em que senti o maior frio de minha vida! Por causa dessa canção, julguei que lá, em dezembro, fizesse calor e doei o meu casacão a um engraxate no aeroporto da congelada Chicago, antes de embarcar ... E outra, eu que tinha como "sonho de guri" visitar a primeira grande obra de Disney, quase congelei meu coração de saudade de meus filhos ao estar lá sem eles!
.


Escolhidos a dedo em uma loja de segunda-mão, nosso pinheiro de Natal americano foi decorado com enfeites da década de 50, que me faziam lembrar a infância na casa dos pais. Seguindo a antiga tradição alemã, meu pai trazia o grande pinheiro para casa e o enfeitávamos na tarde da véspera de Natal. Quando era época de desmanchá-lo, não era jogado no lixo como se faz comumente, mas era devidamente queimado, também segundo a tradição da terra de seus antecedentes.



O desenho, da autoria de Inge Löök.

*******

Pinhas



Pinha colhida no Museu do Holocausto Vad-Yashem, em Jerusalém.

"Ramos de pinheiros ou as suas pinhas fazem parte da tradicional decoração de Natal. O verdor dos ramos simboliza também aquilo que é perene. Isaías 9:7 anuncia que o reino do Messias jamais terá fim. Jesus veio ao mundo cumprir essa profecia. Assim, chegando ao Campo de Pastores, em Belém, vendo pinheiros no local, colhi algumas pinhas caídas ao chão. No Natal seguinte, em uma cidade do sul de Minas Gerais, ao ornamentarmos a nossa mesa, sem perceber misturei as pinhas de Israel com as que havia em profusão na região mineira. Sem identificá-las, tornaram-se todas 'preciosidades gerais'.


Espiritualmente, a verdade é a mesma: o importante não são as coisas materiais, ainda que impregnadas de valor espiritual, mas a fé viva e invisível que nos leva a Deus, que é Espírito, e que deseja que os Seus adoradores O adorem em espírito e verdade; são estes que o Pai procura para seus adoradores (João 4:23)."

- Edificação Diária (pf) -


*******

Perth Amboy




Em 1985, estávamos trabalhando nesse lugar, com o nome de uma cidade australiana e outro indígena americano, no estado de New Jersey-EUA. Era uma igreja salvacionista multicultural e nossa festa de Natal daquele ano não foi diferente: no elenco da peça apresentada havia americanos e como eles próprios se denominam, porto-riquenhos, afro-americanos, poloneses-americanos, mexicanos e, naturalmente, brasileiros. Meu filho encarou seriamente seu papel de pastorzinho!

*******


Pazinhas




Naquele mesmo ano adquirimos estes utensílios de mesa natalina. Sem querer forçar a letra P desta postagem, na minha mente são lembrados como pazinhas de manteiga, de patê etc. Minha mulher corrigiu-me dizendo que são faquinhas. Pá seria de bolo, acrescentou. Paira a dúvida, mas a foto está aí de algo que nunca usamos mas de que gosto muito. E por que colher de pedreiro não é chamada de pá de pedreiro? Um dia conto aqui minha experiência de trabalhar em uma fábrica de plástico neste país e montar centenas de pás de retirar neve...

*******

Passeio



Um passeio que, dependendo da cabine que se escolha, pode ser muito caro ou muito barato, é fazer um cruzeiro a Estocolmo durante o Natal ou Ano-Novo nos ferry-boats da Viking Line ou então da Silja Line, empresas sueca e finlandesa, respectivamente. Fizemos um cruzeiro do tipo que talvez ficou marcado como "bom, mas nunca mais". O navio estava lotado até a sua capacidade total. Nossa cabine, a mais barata, era debaixo do nível de estacionamento de carros e caminhões, alguns de grande porte, muitos deles com destino à ilha de Åland, no meio do trajeto marítimo e desembarcando no meio da noite...
E por nada se ver do casco, há cortininhas disfarçando que atrás delas há janelas. E o barulho do gelo raspando ou sendo quebrado pelo navio? Pra encurtar, não foi uma "Noite de Paz", mas valeu como experiência, principalmente porque a família estava "no mesmo barco".

*******

Príncipe da Paz



Recebemos no Natal do ano passado uma publicação salvacionista da Inglaterra que, para surpresa nossa, na contracapa continha um desenho com texto... em português, que vem a propósito nesta postagem não só pelo nosso idioma mas por sua linda e confortante mensagem bíblica.

*******

Até a próxima postagem!


Um antigo postal da coleção de meu pai.

*******

L i n k s


Poema de Natal escrito antes da tragédia de 11 de setembro em Nova York:


http://paulofranke.blogspot.com/2006/12/meus-sinceros-votos-de-feliz-natal.html


*******


Postagens de Natal anteriores - o significado da decoração de Natal, "Noite Feliz" em diversos idiomas etc. - veja nos meses de dezembro de 2007 e 2008, através do "Índice de todos os meus tópicos".

18 novembro, 2009

Bamba (Zugspitz) - Banda (Zurich) - Blog (A a Z)

Bamba (Zugspitz) - Banda (Zurich) - Blog (A a Z)
- Bamba (Zugspitz) -



Zugspitz, o monte mais alto da Alemanha. Com 2964 metros, situa-se na Bavária, na fronteira com a Áustria, no Tirol. Muitos o visitam para esquiar ou para praticar snowboarding no inverno, sendo que no verão escalá-lo é a grande pedida. Nunca o visitei e não sei se o visitarei, mas seu nome trouxe-me à memória o ano de 1958, quando eu tinha 15 anos, na cidade de Pelotas-RS.




Fazia uma turnê pelo Brasil os Zugspitz Artisten, experientes não na corda bamba, mas na utilização de fios de aço para atravessar grandes altitudes, como se vê neste postal do Rio de Janeiro.




Na minha cidade atravessaram de um edifício a outro, deixando o público boquiaberto com as suas arriscadas façanhas.




Estávamos acostumados a assistir a espetáculos circenses, com muitos números de corda bamba, mas esse superava a todos! No final do espetáculo, pedi autógrafos a cada um dos artistas de Zugspitz. E guardo suas fotos até hoje.
.


Algo mais, digno de menção...

Entre o público, uma menina de 10 anos que havia sido levada por seu pai, que quando jovem andava na corda bamba com certa destreza. Seu nome? David Hämäläinen, o diretor do Lar de Meninos, e a menina, Anneli, hoje minha esposa.

bz

Eu aos 15 anos, ela aos 10, os dois sem se conhecerem olhando para os Zugspitz Artisten no alto. E fico pensando nas tantas ocasiões, durante nossos 36 anos de casados, quando juntos olhamos para o Alto, pedindo direção, a proteção e a sustentação do Senhor para as mais variadas experiências de vida através das quais tivemos que andar "na corda bamba da fé". Conhece o caro leitor tais situações?

Link

http://preteritaurbe.blogspot.com.br/2015/03/grupo-acrobatico-alemao-zugspitz.html


bzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbz

- Banda (Zurich Zentral - Zenti) -



O Monte Matterhorn está situado nos Alpes suíços e mede 3.883 metros.





Ele ilustra os posters de divulgação da Banda de Metais de Zurich, que nos visitou neste último semana como parte das comemorações dos 120 anos do Exército de Salvação na Finlândia (Pelastusarmeija/Frälsningsarmén), país onde trabalhamos há 10 anos.
.






Capelão e músico na banda, nosso conhecido quando jovem, o brasileiro Allan Hofer, filho de nossos bons colegas Ernst e Gladys Hofer, hoje aposentados na Suíça! Com 48 anos e chefe da Divisão-Oeste da Suíça, Allan é casado e tem dois filhos. Pela foto pode-se ver que nosso amigo continua o mesmo, brincalhão e sorridente. Mas ao rever-nos após tantos anos, e também a oficiais finlandesas que foram missionárias no Brasil no seu tempo de jovem, um leve ar emocionado pudemos ver no seu rosto: saudade de sua juventude no Brasil?! (Mais fotos de Allan e do congresso estarão em uma postagem posterior sobre os 120 anos da obra neste país)


A banda executando um de seus números para a bênção de plateias repletas do congresso.


Quando tive a oportunidade de falar na despedida informal do grupo, interpretado do português para o alemão por Allan, disse algo assim: "Muitos julgam os suíços como relógios, frios e precisos, mas nestes dias pudemos ouvir a batida do coração de vocês e, através de sua boa música, sentir de perto a presença de Deus, a razão de nosso louvor!"

Por ter sido a intérprete em fones do finlandês ou sueco para o inglês, Anneli recebeu de presente uma caneca da Suíça, de um lado escrito Exército de Salvação em alemão e de outro em francês.





A caneca azul é comemorativa aos 120 anos da obra comemorados neste final de semana.



Após um festival onde compareceram quase mil pessoas, à saída foram oferecidos chocolates suíços!! Como se não bastasse a boa música sem venda de ingresso, também uma prova de um dos melhores chocolates do mundo!!

bzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbz

- Blog (de A a Z) -





A edição de Natal deste ano de nossa revista publicou um artigo sobre o meu blog nas línguas oficiais do país, finlandês e sueco. Meu agradecimento ao editor vai em forma desta publicação.



Finlandês


Sueco




Não tenho nenhum monte para ilustrar esta terceira parte da postagem, mas tenho um número que significa o montante de caros leitores que o tem visitado nos seus três anos e quatro meses desde que o comecei:

7 2 . 1 5 0

A Deus toda a glória!

bzbzbzbzbzbzb

Link

O site - em alemão - do Corpo salvacionista ao qual a banda pertence:

.........

Youtube

10 novembro, 2009

AMAZING GRACE influenciou o fim do tráfico de escravos.


Esta postagem não pretende abordar, muito menos explicar a história da abolição da escravatura em diversos países, inclusive no nosso Brasil. Existem livros que podem fazê-lo, como também o Google oferecer elementos para isso.

Quero simplesmente divulgar um filme a que assisti há pouco tempo: AMAZING GRACE, nome de um hino que cantamos em nossas igrejas com frequência e que se tornou quase um hino oficial, obrigatório em grandes eventos nos países de língua inglesa, principalmente nos ligados à liberdade ou aos direitos humanos. Talvez o leitor não o reconheça pelo nome, mas se ouvir seus acordes iniciais poderá continuar a cantarolá-lo ou mesmo assobiá-lo.

Assim como "Navio Negreiro", de Castro Alves, o poeta dos escravos - cuja última linha diz: "Colombo, fecha a porta dos teus mares!" - inspirou as causas abolicionistas no Brasil, "Amazing Grace" influenciou a lei britânica que aboliu o tráfico de escravos.


Em finlandês, na capa do DVD: "Raras pessoas mudaram o mundo; William Wilberforce foi uma dessas raras pessoas."

Uma descrição do filme:

Amazing Grace! -William Wilberforce (1759-1833) e o movimento abolicionista.

A abolição da escravatura trilhou um caminho mais longo do que comumente pensamos. A história começou na Inglaterra, muito antes da conhecida lei inglesa Bill Aberdeen (1845) ou da nossa Lei Áurea (1888).

A luta efetiva contra a escravatura iniciou-se com a junção dos esforços de um grupo de religiosos e defensores da dignidade humana aos esforços políticos de William Wilberforce (1759-1833), membro da Casa dos Comuns, no Parlamento britânico.
O grupo de religiosos era formado de pessoas admiráveis como Thomas Clarkson, Olaudah Equiano (1745-1797 — um negro seqüestrado na Nigéria e vendido como escravo aos 10 anos; sofreu todos os infortúnios do tráfico e da escravidão; comprou sua liberdade aos 30 anos e os relatou em sua autobiografia, que muito influenciou o movimento abolicionista inglês) e Hannah Moore, entre outros.

Outro defensor ferrenho da abolição cuja história é digna de nota foi John Newton, clérigo da Igreja Anglicana que, antes de sua conversão, havia sido capitão de navios negreiros. Após seu navio atravessar uma grande tormenta, na qual ele acreditava todos pereceriam, em 10 de maio de 1748, Newton converteu-se ao cristianismo, tornando-se um dos maiores defensores da abolição. As suas apaixonadas pregações em St. Mary Woolnoth, em Londres, conquistaram diversos simpatizantes, entre eles William Wilberforce.

O filme "Amazing Grace" (Inglaterra, EUA 2006), cujo título em português é "Jornada pela Liberdade", narra a vida e a luta de William Wilberforce pela abolição da escravatura.

O enfoque dado pelo diretor Michel Apted (Nell) ao conflito entre a política e o desejo de servir a Deus, vivido por Wilberforce, deu um tom muito humano ao enredo. O filme não cai numa visão previsível e sentimentalista da realidade, porém mostra claramente a frustração vivida por Wilberforce até atingir seus objetivos.

O primeiro projeto de lei para a abolição da escravatura proposto por Wilberforce foi apresentado em 1791. Apesar do apoio de William Pitt, Primeiro Ministro e amigo pessoal de Wilberforce, seus esforços no sentido de abolir a escravidão foram frustrados continuamente pelos interesses financeiros dos seus colegas de Parlamento.

Nessa fase de frustração, com a saúde abalada, Wilberforce conhece e se casa com Barbara Spooner, que compartilha de seus ideais e dá o apoio que ele necessita para prosseguir a luta que culmina na aprovação da lei contra o tráfico de escravos, na Câmara dos Lordes, em 25 março de 1807. Wilberforce vive ainda tempo suficiente para ver a abolição em todo o Império Britânico ser aprovada no Parlamento no dia 26 de julho de 1833. Ele faleceu poucos dias depois, em 29 de julho de 1833.

A excelente atuação do ator galês Ioan Gruffudd (no papel de Wilberforce), mais conhecido atualmente como Sr. Fantástico, dos filmes do Quarteto Fantástico, junta-se também às de Albert Finney (no papel de John Newton), do excelente Peixe Grande; à de Benedict Cumberbatch (no papel de William Pitt) e à de Rufus Sewell, que atuou em O Ilusionista, O Amor não Sai de Férias, bem como em Tristão e Isolda (no papel de Thomas Clarkson).

Finney interpreta o pastor anglicano John Newton, o verdadeiro compositor do hino "Amazing Grace". Newton foi mostrado no filme de maneira um pouco irreal, distante do homem culto que foi, assim como mentor espiritual e intelectual de Wilberforce.

Meticulosamente bem estruturado e narrado, o filme tem excelente reconstrução de figurino; e as cenas do bucólico interior da Inglaterra, bem como de Bath, com sua água sulfurosa, são muito realísticas, além de agradáveis.

Em resenha oferecida pela revista Veja, um crítico brasileiro esposa a opinião, muito oportuna ao nosso contexto, de que "o que há de mais inteligente e atual em Jornada pela Liberdade é a defesa que o filme faz da política como uma arena não apenas possível, mas ideal, para o exercício da ética".

"Amazing Grace" tem a sensibilidade de não exibir os horrores pelos quais os escravos eram submetidos. Em vez disso, numa decisão inteligente, deixa que os espectadores descubram isso da mesma maneira como o faria uma pessoa comum do século XIX: ouvindo testemunhos orais e, com a providencial ajuda de abolicionistas, visitando o inferno flutuante que era um navio negreiro vazio, ancorado no Tâmisa. A única seqüência que mostra as condições dos escravos é um pesadelo de Wilberforce.

O filme foi vencedor do Christopher Awards, espécie de prêmio politicamente correto do cinema norte-americano, destinado a “reconhecer produções que reafirmam os mais elevados valores do espírito humano”. (Google)







John Newton - 1725 - 1807


John Newton, o autor de "Amazing Grace", nasceu em 1725 em Wapping, Londres. Ainda que sua mãe fosse uma cristã fervorosa, as conviccões religiosas de Newton tornaram-se muito precárias, tornando sua juventude marcada por confusão religiosa e falta de controle moral e de disciplina.

Depois de um curto tempo na Marinha Real, Newton começou sua carreira no tráfico de escravos. Sua transformação espiritual aconteceu durante uma tempestade que ocorreu nas horas da noite em alto-mar. A situação agravou-se tanto que mais tarde ele comentou que durante o tumulto no mar ele reconheceu a sua fragilidade e concluiu que somente a graça de Deus poderia salvá-lo. A leitura do livro de Thomas à Kempis, Imitação de Cristo, ajudou-o a tomar os primeiros passos em direcão à fé.

Esse incidente e o seu casamento com Mary Catlett, em 1750, mudaram Newton de uma forma significativa, que agora encorajava os seus marinheiros a orarem e a tratarem com bondade e gentileza a sua carga humana. No entanto, 40 anos ainda transcorreriam até John Newton desafiar abertamente o tráfico de escravos.

Três anos após o seu casamento, Newton sofreu um derrame que o impediu de voltar ao mar, o que considerou um outro passo à sua viagem espiritual. Nesse tempo sentiu fortemente o chamado de Deus para tornar-se um ministro anglicano. Seu poema, escrito como pregação para o Ano-Novo de 1773, baseava-se na sua conversão ocorrida durante a tempestade.

"Amazing Grace" foi primeiramente gravado em 1922. Um pouco antes disso, tornou-se popular entre grupos de imigrantes nos Estados Unidos e entre americanos de origem africana, inclusive muitos pregadores-cantores. No avivamento de 1960, juntamente com outros hinos tradicionais, "Amazing Grace" foi relembrado e a partir daí permanecido como um dos mais populares hinos evangélicos.


Possuo um disquinho-raridade de Amazing Grace, pela The Pipes and Drums and the Military Band of the Royal Scots Dragoon Guards (1972), que serviu de playback para o hino durante apresentações do meu Gospel Choir.


Abaixo transcrevo a letra de "Amazing Grace" tanto no original inglês quanto em português, conforme o hinário do Exército de Salvação.


Amazing grace, how sweet the sound that saved a wretch like me!/ I once was lost, but now I am found, was blind but now I see.

'Twas grace that thaught my heart to fear, and grace my fears relieved; /how precious did that grace appear the hour I first believed!

Through many dangers, toils and snares I already come; / 'tis grace hath brought me safe thus far and grace will lead me home.

When we've been there ten thousand years, bright shining as the sun/ We've no less days to sing God's praise than when we first begun.

_______________


Que surpreendente graça é a graça de Jesus!/ eu cego fui, perdido, vil, mas dela veio a luz.

Tal graça me levou o temor, assim que em Deus eu cri, / Me fez feliz, me transformou, eu nunca a mereci!

Por provas duras passarei na peregrinação,/ mas pela graça irei morar na eternal mansão.

E, estando nesse Lar, no além, em meio à luz sem par, / a eternidade usarei pra Deus, o Pai, louvar.

"Favor imerecido", um dos significados de Graça.
_____________

L i n k


Como me fez bem relembrar alguns lances da história do Brasil, através do Google, com destaque à vida do grande Castro Alves e o seu poema "Navio Negreiro"! Pablo Neruda reverenciou o poeta baiano "por ter cantado àqueles que não tinham voz: os escravos."


Aconselho ao leitor:

- Procurar o filme "Jornada pela Liberdade" em uma locadora.

- Procurar o "Amazing Grace" no http://www.youtube.com/

- Relembrar lances da história do Brasil, em especial a abolição da escravatura, inclusive ler na íntegra o poema "Navio Negreiro" (Google).

09 novembro, 2009

É a TV mundial nos 20 anos da queda do Muro!!


Simples fotos da tela de minha TV- tiradas hoje, 09.11.2009 - de um grande evento histórico ocorrido há 20 anos.
.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^
.
Imagens:

DW Welle (Alemanha) ~ BBC (Inglaterra) ~ RT Russia Today (Rússia) TV5Monde (Franca) ~ Al Jazeera (USA)

^^^^^^^^^^^^^^

R E C O R D A N D O




Este soldado de 19 anos foi ao mesmo tempo considerado tanto um traidor quanto um herói, dependendo do lado do muro, ao fugir para a liberdade, da qual se tornou um símbolo. Hoje há uma escultura dele para lembrar o seu corajoso feito. Infelizmente, ouvi que 10 anos depois cometeu suicídio.














C O M E M O R A N D O


YOUTUBES HISTÓRICOS DA REDE GLOBO
.





^^^^^^^^^^^^^^^^

L i n k s


A Construcão e a Queda do Muro de Berlim (YouTube em português)


.
# # # # # # # #
.
EM TEMPO:
.
No noticiário da BBC do dia seguinte, fomos lembrados de que também no dia 9.11.09 outro grupo fazia uma passeata silenciosa em Berlim, para lembrar outro evento ocorrido no mesmo dia do que a queda do muro, há 71 anos...
a NOITE DOS CRISTAIS
quando as portas de Auschwitz também se abriram, marcando o início do HOLOCAUSTO...
.
Veja o vídeo: