Paulo Franke

25 março, 2011

Livro do papa: judeus não têm culpa pela morte de Cristo

O papa Bento XVI, em visita a uma sinagoga de Nova York, conversa com o rabino.

_____________________

Livro do papa diz que judeus não têm culpa pela morte de Cristo
Bento XVI repudia conceito de culpa coletiva que afasta cristãos e judeus.Trecho está no 2º volume de 'Jesus de Nazaré', que ainda será lançado.
Da Reuters
.
Em um novo livro, o papa Bento XVI exime pessoalmente os judeus das acusações de que foram responsáveis pela morte de Jesus Cristo, repudiando o conceito de culpa coletiva que tem assombrado há séculos as relações entre cristãos e judeus.

.
O papa faz a complexa avaliação teológica e bíblica numa seção do segundo volume do livro "Jesus de Nazaré", que será publicado na semana que vem. O Vaticano divulgou trechos breves nesta quarta-feira (2).
.
A Igreja Católica Romana oficialmente repudiou a idéia da culpa coletiva judaica pela morte de Cristo em um importante documento produzido pelo Segundo Concílio do Vaticano em 1965. Acredita-se que seja a primeira vez que um papa tenha feito uma análise tão detalhada e uma comparação entre os vários relatos do Novo Testamento sobre a condenação de Jesus à morte pelo governador romano Pôncio Pilatos.

.
"Agora precisamos perguntar: quais foram exatamente os acusadores de Jesus?", questiona o papa, acrescentando que o Evangelho de São João diz apenas que foram "os judeus". "Mas o uso dessa expressão por João não indica de forma alguma - como o leitor moderno poderá supor - o povo de Israel em geral, menos ainda tem um caráter 'racista'", escreve ele. "Afinal, o próprio João era etnicamente judeu, assim como Jesus e todos os seus seguidores. A comunidade cristã antiga inteira era formada por judeus", escreve ele.
.
Bento XVI diz que a referência era à "aristocracia do Templo", que queria Jesus condenado à morte porque ele havia se declarado rei dos judeus e violara a lei religiosa judaica. Ele conclui que o "grupo real de acusadores" foram as autoridades do Templo e não todos os judeus da época. Elan Steinberg, vice-presidente da Reunião Americana de Sobreviventes do Holocausto e de seus Descendentes, saudou as palavras do papa."Esse é um avanço importante. É o repúdio pessoal ao fundamento teológico de séculos de antissemitismo", disse ele.


Extraído de globo.com (março 2011)

_________________________________



Próxima postagem:



23 março, 2011

Hollywood Stars Crianças 2 - Elizabeth Taylor

Para meus amigos cinéfilos:



























"A última vez que vi Paris" (The last time I saw Paris), ao lado de Van Johnson, meu filme preferido dos que assisti com a atriz. Na década de 50, quando eu frequentava cinema, recebi sua foto, direto do estúdio de cinema ao meu endereco, passatempo dos jovens dos chamados anos dourados.

Para Elizabeth Taylor (1932-2011), a maior estrela do firmamento de Hollywood, apagaram-se os holofotes e o seu pôr-do-sol chegou. Teve o mundo aos seus pés, mas como simples mortal cabe-lhe também o texto de Romanos 14: 10-12:

... Todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como está escrito: Por minhItálicoa vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo o joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

*********************

O hino que sustentou na fé um prisioneiro chinês


A revolução cultural na China, em 1949, forçou o major Hung Shun Yin a deixar a sua tarefa de editor-em-chefe do Exército de Salvação no seu país e ser confinado a um campo de trabalhos forçados. Tudo o que lhe era mais precioso espiritualmente foi carregado pela correnteza da mudança, da violência e da violência.

O major, no entanto, nos anos 90 testemunhou que este coro, cantado após cada dia de trabalhos forçados, fez com que a chama de sua fé nunca fosse extinguida: "All my days and all my hours" (Todos os meus dias e minhas horas). E o cantou diante de uma multidão de salvacionistas, já idoso, quando foi agraciado com a Ordem do Fundador pela então General Eva Burrows.



Em 1981 ele foi aos EUA pela primeira vez. Saudado pelos salvacionistas - especialmente pelos muitos irmãos do Corpo chinês de São Francisco - e pela banda, que tocou o hino do fundador, "Perdão infinito, oceano de amor", o major não escondendo sua emoção cantou junto, em chinês. Após falou que há 31 anos não ouvia o hino tocado por uma banda. Na reunião de ordenação e comissionamento dos cadetes (seminaristas), não conteve suas lágrimas e, ao ser feito apelo após a pregação, dirigiu-se ao altar para orar por renovação de sua fé e pelo seu país. Que testemunho poderoso!

Fonte: Songs in the Night



Por não me lembrar das palavras do coro em português, faço uma tradução do literal do inglês:

All my days and all my hours (Todos os meus dias e minhas horas)/ All my will and all my powers (Toda a minha vontade e todo o meu poder)/ All the passions of my soul (Todas as paixões da minha alma)/ Not a fragment but the whole (Não um fragmento, mas por inteiro)/ Shall be thine, dear Lord (2x) (Serão Teus, amado Senhor (2x)). _______________________________________


Youtube que mostra a ocasião do recebimento da Ordem do Fundador e o solo do major Yin:

http://www.youtube.com/watch?v=hClkP3RRXm8
_____________________________________________

Se o leitor quiser conhecer a história pela qual o hino abaixo veio a existir, basta clicar sobre o hino. Consulte o meu blog2 (endereço abaixo)onde publico novas histórias constantemente e certamente será abençoado em perceber que muitos hinos foram inspirados por Deus em circunstâncias difíceis na vida do autor (a):

O hino que sustentou na fé um prisioneiro chinês
Tudo a Ti, Jesus, consagro.
A Deus cantamos nós, são tantos Seus favores.
Glória, Glória, Aleluia! Vencendo vem Jesus!
Oh! quão doce é o nome do Senhor Jesus; faz vibrar...
Em nada ponho a minha fé senão na graça de Jesus
Serenamente e com amor - The Great Physician
Saudai o Nome de Jesus! Arcanjos Adorai!
Alma, bendize ao Senhor, Rei Potente de glória.
Eu sei que há perfeita paz junto ao bondoso Deus!
Firme nas Promessas do meu Salvador
Igrejinha do Interior - Outro hino para o Ano-Novo...
Graças dou por esta vida (hino para cada dia do an...
Meia-noite,Cristãos! Minuit,Chrétiens!(+ Enrico Ca...
De templo pra discoteca & De praça da alimentação ...
Belo e bom Jesus/ Fairest Lord Jesus (em 5 idiomas...
Surgem anjos proclamando/Gloria in Excelsis Deo!
Eis dos anjos a harmonia! - C.Wesley - Mendelssohn...
Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal
*Natal* Noite de Paz (Noite feliz)
*Natal* Pequena Vila de Belém
2 Hinos Sobre Ajudar o Próximo (e suas breves hist...
Cantando Chopin e Beethoven no Campo de Prisioneir...
Alvo mais que a neve, sim, nesse sangue lavado...
Santo! Santo! Santo! Deus Onipotente!
Resplandeçam nossas luzes através do escuro mar
Que bondoso amigo é Cristo!
Se paz a mais doce... Sou feliz com Jesus.
Dois oportunos hinos-oracões pela PÁTRIA
Divino Oleiro / Tua vontade faze, ó Senhor!
Quando enfim do céu descendo/Quando se fizer chama...
Pela fé avistamos... Sim, no doce porvir...
Veja a foto de Carl Boberg...
Salomão L.Ginsburg, um judeu que traduziu hinos.
Manso e suave está Cristo chamando
Rude cruz se erigiu / Sobre o monte Calvário
Castelo Forte é nosso Deus / O Hino da Reforma
Tal qual estou, eis-me Senhor!
Amazing Grace! - Que surpreendente graca!
Quero, Jesus, que me dês um coração/Mais, mais de ...
Foi na Cruz onde um dia eu vi... / Glorioso vem (Bodas do Cordeiro)
Daniel W. Whittle, seus hinos e sua comovente história
Perdão Infinito, Oceano de Amor (O hino do Fundador)
Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste!
Quão grande és Tu! Grandioso és Tu!
Oh! fé que vem de nossos pais!
Não desanimes, Deus proverá, Deus cuidará de ti!
Mais junto, ó Deus, a Ti / Mais perto quero estar
Coronel H. Gariepy e seu livro "Canções na Noite"
Cristo, Rocha eternal, quero abrigar-me em Ti!

http://www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/

__________________________________________________


L i n k

"Cantando Chopin e Beethoven no Campo de Prisioneiras"

http://paulofranke.blogspot.com/2010/11/cantando-chopin-e-beethoven-no-campo-de.html

18 março, 2011

(Lady Godiva) Catedral de COVENTRY, lição para a vida.

Pensando na Quaresma, quadra do ano cristão que estamos atravessando, e com a proximidade da Semana Santa, veio-me à lembrança a visita a uma cidade impressionante na Inglaterra: Coventry. Meu grupo almoçou em um restaurante com vistas à praça onde está a estátua da famosa e histórica Lady Godiva, responsável pela fama da antiga cidade inglesa.



Ao visitante, porém, a impressão mais forte fica por conta da catedral local. São, na verdade, duas catedrais, lado a lado, monumentos à fé, altamente simbólicas.

Uma é a antiga, bombardeada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, preservada em suas ruínas como advertência às nações, e, ao aproximarmo-nos do que restou de seu altar, podemos ler, ao fundo de uma cruz tosca, o lamento do Cristo agonizante: "Pai, perdoa-lhes" (porque não sabem o que fazem).

A outra é a nova catedral, construída com o auxílio de diversos países. Contrastando com a vizinha em ruínas, ergue-se altiva em suas linhas modernas e arrojadas, acentuadas pelas nuances de seus inumeráveis vitrais, um espetáculo aos olhos.

"Ruínas e moderna arquitetura à parte, a Catedral de Coventry é o símbolo da morte e ressurreição de Jesus Cristo", pensei na ocasião.



Fora dos muros de Jerusalém, no local chamado Gólgota, que significa caveira, tudo o que o Nazareno ensinara e construíra parecia harmonizar-se com o lugar: um monte de escombros. A bomba do inimigo fora tão forte e certeira que a natureza se desfigurara e a esperança dos discípulos morrera com o Mestre, pendurado no amaldiçoado madeiro.

Mas eis que, ao terceiro dia, o Pai intervém no cenário desolador, ressuscitando Jesus, Seu Filho amado. Com Seu grande poder ("dynamis" que em grego significa força, poder, e de onde vem a palavra dinamite), mostrara aos homens e ao diabo que a última palavra sempre é Sua. Permitira que Jesus provasse a morte de cruz, em um ato expiatório, mas bem logo O ressuscitaria, coroando de vitória todo o Seu plano redentor para a humanidade e recebendo Jesus à Sua direita, na glória.

A certeza do Cristo vivo fez com que os alicerces espirituais já iniciados nas vidas dos discípulos - que quase foram destruídos inteiramente ante à visão do Calvário - fossem restaurados e sobre eles se erguessem, no profundo de seus corações, um templo que foi gradualmente se engalanando até a festa do Pentecoste, quando o Espírito Santo foi derramado fazendo neles completa habitação. Brengle compara a ocasião com a Inauguração da Igreja Cristã.

Assim como Deus agiu com Seu Filho Jesus e na vida de Seus discípulos - com poder construtivo e não destrutivo - poderá agir em nossas vidas, caro leitor. Através da fé em Jesus Cristo, a Rocha dos Séculos, o Fundamento Inabalável, nossos escombros, constante alvo de Satanás, o inimigo de nossas almas, podem ser transformados em templos novos e belos, receptáculos do bem e da Pessoa bendita do Espírito Santo.

Permita que o mesmo poder que ressuscitou Jesus o atinja em cheio, fazendo-o provar esta experiência: "... estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos deu vida juntamente com Cristo... e juntamente com ele nos ressuscitou." (Efésios 2:5,6)

"Edificação Diária" - pmf

A catedral de Coventry, uma das cidades inglesas que mais sofreu destruição durante a Segunda Guerra, é visitada pelo Primeiro Ministro Winston Churchill.

Pensamento adicional:

A propósito da cruz erigida na antiga igreja, e das palavras "Pai, perdoa-lhes", se alguém arruinou (verbo que vem de ruína) a sua vida em alguma fase, e essa lembrança ainda o/a aflige, perdoe, por mais difícil e penoso que isso possa parecer. Se o fizer, pedindo a ajuda de Deus para tal, sua vida poderá ser transformada de uma vida em ruínas em uma linda catedral.

Use a Semana Santa deste ano para que, pela fé, essa bênção, que parecia impossível, aconteça na sua vida.

13 março, 2011

O Exército de Salvação nas tragédias mundiais:

Saiba o que estamos fazendo no front das tragédias que têm assolado o mundo:
Haiti, Australia, Brasil, New Zealand, Japan etc.
Acesse o site abaixo e clique no país respectivo:

10 março, 2011

Da "capela rústica", oração por meus leitores (1)

Louvo a Deus por cerca de 900 leitores do meu blog a cada semana, do mundo inteiro; não conheço a grande, grande maioria, não sei de seus problemas nem de suas necessidades...
mas Deus sabe.
Em retribuição, no entanto, por terem acessado o meu blog, publicarei com certa frequência orações em seu favor, esperando que elas atinjam o cerne do problema ou necessidade que estejam enfrentando e lhe ajudem a solucioná-los pela fé em

Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.

E para que se anime a visitar sempre "a capela rústica", inicio com dois inspirados poemas sobre a eficácia comprovada da oração intercessória:




ALGUÉM HAVIA ORADO

O dia fora longo e a cruz pesava tanto

que as forças me faltavam já para a suster.

Súbito, o fardo ergueu-se e secou-se-me o pranto;

sem que o soubesse, estava alguém a interceder.

¤

Alguém perante Deus prostrado àquela hora,

rogara fosse o peso solevado, assim;

e na Sua clemência, presto, sem demora,

Ele o viera erguer e carregar por mim.

¤

o podemos dizer quantas vezes, orando

por uma alma perplexa, oprimida e sem paz,

somos ouvidos; mas, não raro, toque brando

um grato refrigério ao coração lhe traz.

¤

Alguém havia orado e a mão da Fé, potente,

apegara-se a Deus, fazendo-O a mim baixar.

Há tanto coração oprimido e doente

por falta de oração! Oremos sem cessar!

Grace Noll Crowell

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

OBRIGADO, AMIGO!

Você mencionou meu nome nesta manhã

Ao ir a Deus em oração?

Você pediu por força e conforto

Para as minhas cargas e cuidados?

Pois meu dia está tão brilhante,

Minha fé forte e sem derrota,

Minha carga tão leve...

Você deve ter mencionado ao Pai

Que eu precisava de forças

E de uma mão ajudadora para guiar-me

Seguro através da hora da provação.

Obrigado, meu amigo,

Por haver lembrado,

Ao aquietar-se e orar,

Apresentando ao nosso Pai

Uma petição bondosa

Em meu favor.

(autor desconhecido)

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridades, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. O qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

Primeira carta de Paulo a Timóteo 2:1-6

09 março, 2011

Dia da Mulher - JONI Eareckson Tada


foto: Google
Joni, presa à cadeira de rodas há mais de 40 anos, agora enfrenta o drama do câncer com confiança: “Soberania de Deus”.

Bênçãos no sofrimento

Joni Eareckson Tada diz que o cristão precisa entender o propósito de Deus nas dificuldades.

Por Sarah Pulliam Bailey

Joni Eareckson Tada ficou mundialmente conhecida nos anos 1970 como ativista em luta permanente pelos direitos e pela qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência física. À frente do ministério Joni e Amigos, surgido após drama pessoal – na adolescência, um mergulho imprudente em águas rasas deixou-a tetraplégica –, ela percorre o mundo em sua cadeira de rodas, oferecendo esperança e muito mais a gente que, como ela, tem de atravessar a vida sofrendo com sérias limitações. Até hoje, sua instituição já distribuiu mais de 50 mil cadeiras de rodas, além de aparelhos ortopédicos, próteses e todo tipo de auxílio a deficientes físicos, sobretudo nos países mais pobres. Além, é claro, da palavra de esperança e salvação do Evangelho, mensagem de que Joni nunca abriu mão de anunciar.

Autora do livro testemunhal Joni, uma história inesquecível, sucesso em todo o mundo, ela tem sido vista como exemplo de superação e fé. Só que agora um novo drama se abateu sobre a vida dessa frágil mulher de 60 anos: o diagnóstico recente de um câncer de mama. A doença veio se somar a uma dor crônica que a vem atormentando há uns dez anos. Parecendo otimista e confiante após uma cirurgia oncológica, ela rejeita comparações com Jó, ícone do sofrimento na Bíblia, mas admite que, por vezes, não sabe o que pensar acerca de um Deus que, conforme a crença evangélica, tem poder para curar todas as enfermidades do corpo e da alma. “Qualquer cristão luta para entender o propósito de Deus na dificuldade”, diz. “Lembro sempre da passagem de I Pedro 2.21: ‘Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.’”

Joni falou com CRISTIANISMO HOJE sobre seu livro mais recente, A place of healing: Wrestling with the mysteries of suffering, pain and God´s sovereignty (ainda inédito em português, a tradução literal do título é “Um lugar de cura: Lutando com os mistérios do sofrimento, da dor e da soberania de Deus”), da editora David C. Cook. Longe de ser um memorial de lamúrias, a obra descreve sua teologia do sofrimento.

CRISTIANISMO HOJE – O quanto sua perspectiva sobre sofrimento e cura mudou desde o diagnóstico do câncer?

JONI TADA – Felizmente, não mudou de forma alguma. Diante de situações assim, você examina a Escritura novamente e segue todas as passagens referentes à cura. Fiz isso com a minha quadriplegia, há mais de 40 anos, e de novo dez anos atrás, quando passei a experimentar uma dor crônica. Há um mês, ao receber o diagnóstico de câncer de mama, olhei para esses mesmos textos da Escritura, e as palavras de Deus não mudam. Embora a impressão seja a de que muita coisa tenha sido acumulada, continuo pensando em I Pedro 2.21: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” Esses passos, na maioria das vezes, conduzem os cristãos não a intervenções miraculosas ou divinas, e sim, diretamente à comunhão do sofrimento. É um bom princípio básico para qualquer cristão que luta para entender o propósito de Deus na dificuldade.

E a relação com Deus, como fica?


De certo modo, tenho sido atraída para mais perto do Salvador. Há coisas sobre o seu caráter que eu não via. Isso me diz que ainda estou mudando, crescendo, sendo transformada, e me tornando mais como ele. Jesus disse que quem tivesse fé nele, faria coisas ainda maiores do que as que ele fez. Somos inclinados a pensar que Jesus estava falando sobre milagres – mas, não necessariamente. Ele estava oferecendo o Evangelho; estava fazendo avançar o seu Reino; estava reivindicando a terra como sua, por direito. Então, quando fez essa promessa, o Salvador deu a todo crente a capacidade de também fazer isso. É isso o que tenho visto no último mês. É incrível a quantidade de pessoas sedentas por Cristo que tenho encontrado, desde médicos a enfermeiros, e todo o pessoal técnico dos centros médicos onde sou tratada. Eu sei que isso era verdade antes, mas parece haver algo especial acompanhando esse diagnóstico. A todos, tenho falado de confiança no amor de Deus por nós.

Impossível deixar de fazer a pergunta clássica. Na sua opinião, como um Deus bom permite que as pessoas, mesmo as que creem nele de todo coração, sofram tanto?

Quem faz essa pergunta – e eu mesma luto com ela – não está aceitando o fato de que este mundo está comprometido. Vivemos em um mundo caído. Quando não experimentamos o sofrimento, isso é uma exceção. O princípio básico é o de que experimentaremos muito sofrimento, porque vivemos em um mundo que geme sob o peso de uma pesada maldição. Se ser bom, para Deus, significa dar cabo do pecado, então ele teria de dar cabo dos pecadores. Mas o Senhor é um Deus de grande generosidade e enorme misericórdia, de modo que permite o curso do sofrimento. Ele não o detém até que haja mais tempo para amealhar mais pessoas para o aprisco da comunhão de Cristo.

Existem sofrimentos que vêm por causas naturais e outros que são provocados pela ação humana, ou seja, entre as diferentes causas da dor, em muitas delas a vítima nada podia fazer para evitá-las. Que tipo de sofrimento é mais fácil de aceitar?
Sofrimento é dificuldade e pesar. É tudo um pacote só. Sim, Deus poderia evitar o sofrimento. Pode, por exemplo, impedir que um assaltante atire contra a vítima ou evitar o surgimento de um tumor. Se ele escolhe permitir que essas coisas ocorram, isso não quer dizer que seja menos cuidadoso ou compassivo. Sua vontade, seu propósito e seu plano soberano podem ser um pouco mais obscuros e enigmáticos deste lado da eternidade. Quer a dificuldade seja resultado de negligência de quem a enfrenta ou fruto da ação direta de uma outra pessoa, ou, ainda, de uma catástrofe natural, é preciso lembrar que todas essas coisas estão ao alcance da soberania divina. Um olhar mais atento sobre o Novo Testamento mostra que a soberania de Deus se estende sobre todas as coisas – e ele permite todos os tipos de coisas, mesmo aquelas que não aprova. Ele não aprova, por exemplo, minha lesão medular ou o meu câncer, mas em sua soberania ele os permitiu. Não me importo se o termo usado for “deixar”, “permitir” ou “ordenar”. É tudo a mesma coisa. No final das contas, tudo se resume ao fato de que Deus está no controle. Não penso que haja uma diferença prática.

Usado com permissão de CristianismoHoje (link abaixo)








Joni, em visita à África, avista-se com crianças portadoras de paralisia cerebral. Foto Google


Publicado em O BRADO DE GUERRA, contra todo o mal - junho, 1999.


___________________________________________________

L i n k s

CristianismoHoje

http://www.cristianismohoje.com.br/interna.php?id_conteudo=718&subcanal=36

_________________________________

Procure saber mais a respeito de Joni Eareckson Tada ...

- assistindo ao filme sobre sua vida

- ouvindo suas cancões

- apreciando seus quadros

- vendo-a junto ao seu marido

- escutando suas pregacões e testemunhos

... ao acessar o google.com ou youtube.com

Adquira os livros em português sobre sua vida em livrarias evangélicas.

_______________________________________________