Paulo Franke

20 janeiro, 2012

Portões Portais Portas Portinholas Portanto...


Porta... seu propósito explicamos em poucas palavras, seus variados modelos ou estilos não conseguiríamos mostrar em milhares de fotos.

Nesta postagem mostro portas e portões de minhas muitas andanças pelo mundo, naturalmente as que, por sua história ou beleza, passaram a ter um significado para mim.

Se o leitor estiver interessado em ler a postagem alusiva à foto mostrada, clique no "Índice de todos os meu tópicos", à direita ao acessar o blog, e procure-a pela data.

Vamos entrar?


A porta do nosso atual lar doce lar. (Hämeenlinna - onde vivemos - no inverno, primavera, verão e outono)



As pesadas portas do Templo Sueco do Exército de Salvação em Helsinki, que dirigimos durante os primeiros seis anos em que vivemos na Finlândia (maio 2008).



Porta de nossa igreja no principal calçadão do centro de Estocolmo (setembro 2008).



Portão do Lar de Crianças do Exército de Salvação em Liverpool - "Strawberry Field" - que John Lennon costumava visitar quando criança e jovem e que mais tarde escreveu uma música em sua homenagem. ( março 2008)



À porta do estúdio da Metro Goldwyn Mayer em Culver City-CA (julho 2006).



Portão da casa do ator e cantor Pat Boone em Beverly Hills (idem).



No estúdio da Warner Brothers uma antiga porta é conservada.



Assistido na infância, o portãozinho pelo qual Ronald Colman, que perdera a memória, entra em sua casa, onde reencontra sua esposa Greer Garson (filme "Na noite do passado" (Randon Harvest)).



O portão da mansão onde Charles Chaplin viveu seus últimos anos, em Vevey, Suíça (junho 2008).



Durante a guerra, sacos de areia protegiam as portas da Catedral de Notre Dame, em Paris (junho 2010).



Belíssimo portão de um prédio do governo em Paris (idem).



A porta imponente do palácio da Imperatriz Sissi, no centro de Viena, Austria (julho 2008).



Diante do Portão de Brandemburgo em Berlim (junho 2008).


Portas das casas onde nasceu e onde morreu o reformador Martinho Lutero, em Eisleben, Alemanha (julho 2006).



Porta onde afixou suas teses que resultaram na Reforma Protestante, em Wittenberg, Alemanha (idem).



Um dos portões - Portão de Florianska - do muro que cerca a cidade velha de Cracóvia, Polônia (outubro 2010).



Um dos tantos portões da bela São Petersburgo, Rússia (dezembro 2010).



(idem)



Porta do prédio onde viveu o estudante Lenin, em Helsinki, em 1917 (setembro 2008).



Porta da Sinagoga de Helsinki (setembro 2008).



Porta lateral por onde adentraram os judeus que a família de Corrie ten Boom (livro "O Refúgio Secreto" escondeu durante a guerra, na cidade de Haarlem, Holanda (julho 2008).




Porta de um colégio judaico no bairro de Marrais, em Paris, de onde muitos alunos sairam presos e foram executados pelos nazistas (junho 2010).



Porta postiça do Anexo Secreto em Amsterdam, Holanda, onde Anne Frank, sua família e outros judeus esconderam-se para serem mais tarde delatados e levados para diferentes campos de concentração, onde morreram, sobrevivendo apenas Otto Frank (setembro 2006).



Portas de trens que conduziram milhões de judeus e outros para morrerem nas câmaras de gas nazistas (maio 2009 e 2010).



Por aquele portão debaixo da guarita do campo de concentração de Birkenau, a 10km de Auschwitz, Polônia, atravessaram trens que conduziram à morte milhões de judeus (agosto 2006).



Portão da Fábrica de Oskar Schindler, na Cracóvia, onde empregou milhares de judeus para livrá-los do extermínio (outubro 2010).



No portal de entrada do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, o versículo bíblico: "Eu colocarei meu espírito em vós, e revivereis, e vos colocarei em vossa terra" (Ezequiel 37:14).



A porta simples de um albergue/hostel na velha Jerusalém.



A porta onde foi colocado Jesus no Jardim do Sepulcro, fora das portas de Jerusalém (maio 2010).



"Ele não está aqui porque Ele ressuscitou" (idem).



Portas das ruínas da cidade de Éfeso, Turquia (maio 2007).



Uma bela porta de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores (fevereiro 2010).

PORTAS NACIONAIS



Um amigo baiano posa entre antigas portas de uma escola no Pelourinho, Salvador, Bahia.



Ir à minha terra natal, Pelotas-RS, significa admirar suas tantas portas antigas (agosto 2009).



Em muitas dessas casas a porta da frente dava para mais portas em um hall, que permanecia aberto durante o dia, pelo menos no passado.


Porta do antigo prédio da Faculdade de Agronomia.



Porta da Biblioteca Municipal.



Cleusa Pino, uma amiga radialista, forneceu-me a foto acima e as seguintes, que mostram a beleza de muitas portas da cidade de Pelotas.



Na maioria das portas de casas mais velhas predomina o estilo português antigo...



... evidenciado pela parte superior envidraçada.



Uma foto de como era no passado a Joalheria Levy Franck, joalheira que foi tradicional na cidade.




Da mesma amiga, veio-me esta foto de portas em ambos os lados da ponte que liga o Brasil ao Uruguai, nas cidades de Jaguarão e Rio Branco.

___________________________

A propósito de portas, para os interessados, Jesus falou de Si próprio: "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo, entrará e sairá e achará pastagem" (João 10:9).




E enfatizou: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7:13-14).



O famoso quadro de Jesus batendo à porta, que simboliza o coração, é baseado em "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo" (Apocalipse 3:20). O detalhe de que a porta não possui maçaneta do lado de fora, mas somente do lado de dentro, lembra-nos de que Ele não força a sua entrada no coração humano, mas respeita o livre-arbítrio da pessoa.



Eu pertencia à bela e suntuosa igreja coberta de hera verde no centro da cidade, mas em 1962 senti o chamado do Senhor para adentrar esta porta humilde do Corpo de Pelotas, rua D. Pedro II, 460. Obedeci e adentrei uma vida de bêncãos e de aventura espiritual, que inclusive me tem levado a servir a Deus pelo mundo inteiro! Bendita porta que me conduziu à Porta que é Jesus (foto gentileza da amiga Cleusa Pino).




Três versículos após o citado - 3:20 - fazem referência à porta: "Depois destas cousas olhei... e eis uma porta aberta no céu... Sobe para aqui e te mostrarei o que deve acontecer depois destas cousas" (Apocalipse 4:1). Na imagem acima outra menção à porta no mesmo contexto dos últimos tempos.



Outro famoso quadro mostra Jesus batendo à porta do Edifício das Nações Unidas-NY. Meu filho quando bem pequeno, analisou a imagem e voltou-se para mim perguntando: "Pai, Jesus é mesmo tão grande assim?"

A própria Palavra de Deus nos dá a resposta:

"Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória" (Salmos 24).

______________________________________

Links

Na mesma linha de postagem...


Tronos e assentos - cadeiras com arte:

4 Comments:

  • Genialíssimo post, amigo Franke.

    Título muito criativo, e levantamento muito interessante. Gostei muito dos modelos e das histórias... O sr. sabe... Histórias bem antigas e carregadas de valor cultural mexem comigo, ah, e sem falar nessas arquiteturas que para mim são verdadeiras esculturas. Magníficas!
    No final do post, uma surpresa: a contextualização da verdade que liberta em cima do tema que começou no aspecto material... Uma linda mensagem do Senhor Jesus.
    Parabéns, parabéns, parabéns!

    P.S: Me senti muito honrado em ser "publicado" no seu honorável blog. Obrigado.

    Do seu amigo baiano,
    Anderson Cavalcanti
    Bahia - BR, 2012

    By Blogger Anderson, at sexta-feira, janeiro 20, 2012 5:05:00 PM  

  • Meu amigo Franke; gostei demais das fotos e da identificação de cada uma destas portas. Assino em baixo tudo o que comentou o Anderson Cavalcanti. É sempre bom termos na lembrança que, no sobrenatural de Deus, existe a Porta da Eternidade, que é viva e tem nome: E seu nome e JESUS!!!

    By Blogger Bispo Calegari, at sábado, janeiro 21, 2012 1:32:00 PM  

  • Caro amigo PauloFrank linda postagem da relação das portas, suas histórias e importância (muitas vezes para a humanidade) e a mensagem linda de Jesus.
    Adorei e mais aindanosso amigo Anderson Cavalcanti "umagraça" na foto!

    By Anonymous evelize volpi, at domingo, setembro 23, 2012 2:29:00 AM  

  • As fotos são interessantes. No outro dia eu vi uma exposição de fotografias de Helsinki em um restaurantes em sao paulo.

    By Blogger Jorge Ramiro, at sábado, janeiro 18, 2014 5:28:00 PM  

Postar um comentário

<< Home