Um passeio diferente a um tipo de antiquário campestre em um grande celeiro, na zona rural da cidade de Hämeenlinna onde vivemos, transportou-me ao passado. Lembrei-me da minha colecão dos livros do Monteiro Lobato e suas aventuras no Sítio do Picapau Amarelo em um tempo muito anterior ao da série apresentada pela TV. Também das colônias alemãs gaúchas e, anos mais tarde, da belíssima zona rural catarinense ou da pequena cidade de Jacutinga, no sul de Minas, onde dirigimos um orfanato. Interessante que a música de "Ai, Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais" é muito popular por aqui.
Creio que alguns leitores, mesmo os que igual a mim sempre viveram na cidade, verão beleza nas fotos abaixo e se recordarão do sítio, da roça, da casa de campo, da fazenda ou mesmo de alguns objetos antigos quem sabe usados por nossos avós e que faziam parte de seu dia-a-dia. Ou então nos lembraremos do dono do armazém da esquina ou da ferragem, do familiar leiteiro ou do funileiro, mesmo do galpão ou do sótão onde objetos do tipo eram guardados no passado de nossas vidas. Este antiquário finlandês, tão distante do Brasil, demonstra que o mundo sempre foi e é muito parecido. E as fotos com certeza falarão por si mesmas.
Vamos entrar?
Seja bem-vindo! A casa é sua!
Vo Alexandre:
ResponderExcluirÉ, o antiquario campestre nos faz reviver muitas coisas ligadas ao passado; algumas eu as tenho ainda aqui em nossa casa... Para mim é um tempo que ainda está dentro de mim.
Vô Alexandre disse também:
ResponderExcluirUm tarro de leite me traz muitas recordações, flores são sempre belas. O arranjo é simplesmente lindo.
Edith disse:
ResponderExcluirHallo Paulo, wie geht es Dir? Gostei do assunto de velharias. Muitas coisas são lembranças do uso no passado! Creio que tive um carrinho de boneca daquele do blog.
Oi! Voc6es sabem onde posso comprar essas leiteiras iguais as das fotos de vocês? Por favor é urgente.
ResponderExcluirObrigada. Carla
Hái!!! Amo éssas velharías !!! Além de gostar, me remetem ha um passado maravilhoso e saudoso!
ResponderExcluirFoi bom rever toda éssa "quiquilharía"!
aBRaços
Adorei amigo Franke,estas antiguidades,me faz lembrar meus tempos de criança aqui no Brasil,e as vellhas fazendas brasileiras que eu ia muito com o meu saudoso esposo,esta muito lindo,parabèns,bjs a vc e a Anelli.
ResponderExcluir