Certa vez (2)... fizemos um passeio a ser repetido ainda muitas vezes. Nas proximidades da cidade onde vivemos, Hämeenlinna, há uma reserva natural que se chama Aulanko, onde há inclusive um hotel para turistas. É um lugar de singular beleza cujas fotos poderá ver no link referido abaixo. O relevo do local é estranhamente acidentado para uma Finlândia incrivelmente plana. Para chegarmos às esculturas dos ursos precisamos descer mais de 300 degraus no meio da floresta. Mas vale a pena, pois chegando à "caverna dos ursos" podemos admirar as esculturas enquanto tomamos fôlego para empreender a agora longa subida da volta. Creio que naquele local não há ursos reais à solta, do contrário haveria placas de aviso.
Foto de Osmo Makinen
Certa vez (3), quando trabalhamos na cidade de Vaasa, na costa do mar Botnia, ao vender nossa revista em um shopping-center, encontrei uma mulher luterana, de nacionalidade alemã, que, senti, precisava de alguém que a escutasse. Depois de mais de meia hora ouvindo suas experiências, um tanto semelhantes às minhas em alguns pontos, pois ambos somos estrangeiros, veio-me a idéia de convidá-la para um dia visitar nossa sede e compartilhar algo do que me contou em um encontro que tínhamos para a terceira idade. Tão logo fiz o convite, ouvi uma resposta negativa direta e terminante. Sendo assim, restou-nos dizer um auf wieder sehen, ela se foi e eu continuei o meu trabalho.
Cerca de duas semanas depois, a mulher telefonou-me perguntando se eu tinha tempo para ouvi-la mais uma vez. E me contou que havia ido a uma floresta com alguns amigos para colher amoras e cogumelos. Em dado momento, porém, concluiu que se perdera de seus amigos. Procurou-os, gritou por eles, tentativa que a fez distanciar-se ainda mais do grupo. À volta, somente silencio. Sem seu telefone celular, o pânico começou a tormar-lhe conta, imaginando principalmente se algum alce ou urso a surpreendessem e a matassem no meio daquela floresta. Então lembrou-se de orar por proteção, e ao fazê-lo acrescentou: "Se Tu me mostrares como sair do meio desta floresta, prometo que ligarei para aquele homem do Exército de Salvação dizendo sim ao que convite que me fez." E contou-me que assim que disse o forte amém à sua própria oração, olhou à frente e achou a estrada. Nosso encontro com sua presença foi especial e todos os participantes gostaram de ouvir suas experiências, inclusive a da floresta, razão por estar entre nós naquela noite.
Ursos na floresta = sinal de grande perigo!
A torre de Aulanko, com 33 metros de altura.
Certa vez (4)... no mesmo contexto de "perdidos", li uma história verídica bastante interessante, contada por uma mãe e extraída da revista Guideposts.
"Michael, meu filho de cinco anos, havia esperado ansiosamente pelo seu primeiro dia de aula. Finalmente o dia havia chegado. Ao caminharmos pela longa descida até a escola, ele me disse, excitado: 'Ontem na escola dominical a professora nos disse que Deus iria conosco à escola e cuidaria de nós.' 'É isso mesmo', eu lhe disse ao chegarmos ao pátio da escola. Então lhe perguntei: 'Tem certeza de que você não quer que o busque no final das aulas?' 'Tenho, mamãe, eu sei o caminho de casa.' Ele queria ser um menino grande e, como havíamos passado diversas vezes pela escola ao irmos e voltarmos do supermercado, achei que ele não ficaria perdido.
No entanto, quando chegou a hora de sua volta para casa, comecei a ficar inquieta e senti que deveria procurá-lo. Ao começar a descer a ladeira, avistei-o. Ele estava de joelhos na calçada, com suas mãozinhas juntas em oração. Ao aproximar-me, sem que o percebesse, ouvi-o sussurrar. 'Por favor, Deus, ajuda-me, eu não sei o caminho de casa!'
Muitas vezes, quando os problemas me deixam perplexa, lembro-me da oração de Michael e digo: 'Por favor, Deus, mostra-me o caminho!'"
______________________
L i n k s
"Hämeenlinna - onde vivemos - no verão."
http://paulofranke.blogspot.com/2009/07/hameenlinna-onde-vivemos-no-verao-2.html
O comportamento dos ursos (em inglês)
Oi, Paulo. Seu blog ganhou um selo...passa no meu pra pegar, ok?
ResponderExcluirhttp://cinemacafeepoesia.blogspot.com/
Adorei teu passeio por São Paulo, Rio de Janeiro. Viajei junto contigo. Me emocionei com o carinho que tens pelo meu velho e admirável pai, exemplo de vida pra mim. Sinto muita falta dele, mas consolo-me porque partiu feliz, com a certeza da sua salvação. Espero em Deus o mesmo destino. Fico feliz em vê-lo tão bem juntamente com sua esposa. É um privilégio viver assim no fim de carreira. Espelho para todos nós. Muito obrigada, por mais uma vez me proporcionar momentos de grande emoção através da tua facilidade em escrever e expressar seu sentimentos. Deus continue abençoando-o! Amém!
ResponderExcluirIngrid Costa (Filha do Major Santos Filho)
Interessantes as histórias mencionadas. Em mínimos detalhes vemos sempre o cuidado de Deus para com aqueles que o invocam! Abraços.
ResponderExcluirAbigail