Paulo Franke

01 outubro, 2025

Parte 12 - Casos Curiosos - Pedras - Rochas

- Nota -

À partir desta postagem, o " Filmes em que aparece o Exército de Salvação/Salvation Army " será publicado alternadamente com a continuação da postagem Casos Curiosos.

------------------------------------


 Dom Pedro II visitou Imatra, na Finlândia, em 1876, e deixou sua inscrição em uma pedra local, um costume comum entre viajantes da época. Ele registrou seu nome na pedra durante sua viagem à Finlândia, a caminho da Rússia

------------------------


 Considero a Tempeliaukio (Rock Church) um dos pontos turísticos must-watch da capital Helsinki.  Foi construída a partir de uma imensa rocha dinamitada. A Igreja de Temppeliaukio foi projetada pelos arquitetos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. A construção começou em 1968 e foi concluída e inaugurada em 1969. Eles foram escolhidos após vencerem um concurso para o projeto da igreja. (Google.com)

De beleza rara, suas paredes são as próprias rochas.


O International Open Gospel Choir, que iniciei ao chegar à Finlândia, em 1999, cantou muitas vezes nesta igreja luterana, no culto em inglês aos domingos à tarde. Na foto, cantando em um festival salvacionista.

----------------------------------

E falando de pedras, deitei-me ao chão para fotografar as Stolpersteine  (pedras de tropeço) diante da casa em que morou Otto Frank e sua família antes de se esconderem no Anexo Secreto em Amsterdam.


Stolpersteine é um projeto idealizado em 1993 pelo artista berlinense Günter Demnig para resgatar a memória das vítimas do nazismo. A “pedra do tropeço” é uma plaquinha de bronze de aproximadamente 10cm² instalada na calçada em frente ao último endereço de cada vítima. Em cada plaquinha, está inscrito basicamente, conforme o idioma local, “aqui viveu”, o nome da vítima, data de nascimento, data de deportação, local e data de morte.

A lista de lugares que possuem estas plaquetas estende-se a diversos países e a centenas de cidades e vilas. Em agosto de 2014 havia 48.000 delas em 18 países da Europa, fazendo do projeto o maior memorial do mundo.

Interessado em casas onde morou Anne Frank?

https://paulofranke.blogspot.com/2015/06/casas-onde-viveu-anne-frank.html

------------------------------------------


O livro de minha amiga judia Blima Rajzla Lorber (Intermeios) retrata essas pedras na sua capa. Recomendo!

--------------------------------


Ao fundo, a rocha de Gibraltar.


E falando em pedra, a curiosa escultura que fotografei em Reykjavik, Islândia, dá margem a diversas interpretações. A que me ocorre, pela pasta que carrega, é a de um homem de negócios cansado, quem sabe não tão bem-sucedido, mas tendo que "tocar pra frente". As palavras de Jesus podem também ser dirigidas a tais pessoas: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)

----------------------------------



Muito mais pedras de todos os tipos, até de "amolecerem o coração"... veja ao acessar o link abaixo:

https://paulofranke.blogspot.com/2020/06/pedras-de-todos-os-tipos-ate-de.html

-------------------------------------------

Atualizando as visualizações do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:


1.610.948  -  4 de outubro de 2025


Se aprecia meu blog (Obrigado!),
 não hesite em passá-lo adiante,
a um amigo ou conhecido,
que esteja próximo ou distante!


https://paulofranke.blogspot.com