Paulo Franke

01 fevereiro, 2013

Abrindo o velho livro de poesias (2)


Postada no dia do incendio que fez tantas vítimas jovens em Santa Maria-RS, 27.01.2013.


Dá que eu seja, Senhor, Teu servo forte
- o campeiro da fé, teu peão de estância,
o domador de meus impuros ímpetos;
e que não tema os sóis nem a distância,
e enxergue sempre os horizontes límpidos.

Na ronda do meu sonho,
a estrela d'alva
me inspire cantos para o Teu louvor!
E a toada mansa do tropeiro antigo
venha a meus lábios na cancão melhor!

Que eu reparta o meu fiambre com os andejos
pobres de amor a meditar um pouso.
Meu poncho possa lhes servir de abrigo,
e eu tenha sempre este tranquilo gozo
de aquecer as almas que não têm repouso,
com a mesma lenha de meu fogo amigo.

(Diário Popular - Pelotas - anos 60)

___________________________________________

A letra abaixo me foi encomendada escrever para que se encaixasse a uma música e servisse de Cântico da Sessão dos Seminaristas-Cadetes do ano de 1997, em São Paulo. Transportada para o Cancioneiro Salvacionista, é o de número 295.

Aos que intercedem

Os noticiários descrevem o caos, enfatizando a desgraça e o horror;
No fim do túnel há uma luz pela tarefa do intercessor.

Quero, Senhor, interceder,
Oh! dá-me a força do Espírito Santo,
Em oração prevalecer
E a resposta gloriosa obter!

Ao ver estragos que o mal fabricou, vício, pecado, miséria e temor,
Pelo Espírito, lágrimas vêm, mas também força ao intercessor.

Há heresia e falta união, geme o Corpo de Cristo, o Senhor,
"Avivamento e não mais mornidão!" ora em segredo o intercessor.

Autoridades, famílias, patrões, os pecadores, os órfãos de amor...
Paira no ar um urgente clamor que exige a ação de um intercessor.

Gente sedenta à Fonte virá, muitos famintos buscando o Pão;
E a Igreja, em vitória, dirá: "Deus operou pela intercessão!"

_________________________

- O que Deus tem prometido -
.
Deus não tem prometido céu sempre azul, 
Flores espalhadas pelo caminho da nossa vida. 
Deus não tem prometido sol sem chuva, 
Alegria sem tristeza, paz sem dor. 
. 
Mas Deus tem prometido forca para o dia, 
Descanso para o trabalhador, 
Luz para o caminho, graca para a provacão, 
Ajuda para os caídos, infalível simpatia, imortal amor. 
. 
No original em inglês: 

- What God has promised - 
. 
God has not promised skies always blue, 
Flower-strewn pathways all our lives through; 
God had not promised sun without rain, 
Joy without sorrow, peace without pain. 
. 
But God has promised strength for the day, 
Rest for the labour, light for the way, 
Grace for the trials, help from above, 
Unfailing simpathy, undying love. 
. 
- Annie Johnson Flint - 
. 
___________________________________________



___________________________________


O poema seguinte por muito tempo foi o único que escrevi... Mais tarde arrisquei outro, mas de fato escrevi muito poucos. Gosto mesmo é de traduzir do inglês para o português especialmente hinos, que, afinal, são verdadeiras poesias.

O abaixo consta no meu blog3, de meditações do livro "Edificação Diária", com endereço abaixo do poema, cuja leitura diária  aproveito a ocasião para divulgar ao prezado leitor:



www.paulofranke-edificacaodiária.blogspot.com