Paulo Franke

01 janeiro, 2021

A lenda dos três pinheiros

 Olhando pinheiros cobertos de neve de minhas janelas (fotos) neste primeiro dia do ano de 2021, lembrei-me de uma história que minha esposa contava muito bem no "flanelógrafo", a qual tentarei reproduzir resumidamente.

________________

"Era uma vez três pinheirinhos que conversavam entre si sobre o que queriam ser quando crescessem.

O primeiro contou o seu sonho: 'Quando eu crescer, eu quero ser o berço de um príncipe e viver no seu quarto no palácio real.'

O segundo pinheiro contou o que queria ser quando crescesse: 'Eu quero ser uma caravela muito linda, que cruze os mares e leve os homens a viajar e conhecer o mundo.'


E o terceiro pinheiro tinha o sonho de ficar na floresta e ser o pinheiro maior e mais imponente, com seus ramos apontando para o céu e levando as pessoas a pensar em Deus.

________________________

Quando cresceram, veio o lenhador e cortou cada um sem piedade para vender sua madeira.




- O primeiro foi vendido e seu dono fez dele não um berço de um nobre, mas uma manjedoura para que nele os animais comessem. E nela foi colocado o Menino Jesus ao nascer.

- O segundo viu sua madeira ser tranformada em um barco onde pescadores colocassem seus mal-cheirosos peixes. E nele subiu Jesus para pregar à multidão sobre o reino de Deus.

- O terceiro, que queria permanecer na floresta, com seus ramos quase tocando o céu, viu sua madeira ser cortada de forma rude e sem capricho algum. Dois pedacos dela juntos formaram uma cruz e nela Jesus foi crucificado.

E até hoje a cruz aponta o céu e é o símbolo mais importante e lindo do Cristianismo, conduzindo os homens à salvacão de suas almas."


_____________________________

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home