Paulo Franke

17 agosto, 2021

TERCA-FEIRA - História por trás do hino "Rude Cruz"/Sobre o monte Calvário

Rude cruz se erigiu / Sobre o monte Calvário

The old rugged cross - På en avlägsen höjd - Ristin jylhän 
mä kaukana



72

Sobre o monte Calvário eu vi uma cruz,/Qual emblema de afronta e dor./Mas eu amo essa cruz, pois morreu lá Jesus,/Em lugar do mais vil pecador.

Coro - Sim, eu sempre amarei essa cruz!/Seu triunfo meu gozo será,/E um dia , em vez de uma cruz,/A coroa Jesus me dará.

Onde Cristo Jesus o Seu sangue verteu,/Formosura encontro sem par./Triunfante ali Ele a morte venceu/ E meu ser pode santificar.

Sempre fiel eu serei à visão dessa cruz,/Seu desprezo também levarei./E um dia feliz, com os santos na luz,/Sua glória eu sempre verei.

Essa cruz sem igual que o mortal desprezou,/Para mim foi de grande atração./E o Cordeiro de Deus que a glória deixou,/Conquistou-me na cruz salvação.


George Bennard (1873-1958), nasceu no
 estado de Ohio, EUA
 Quando tinha 16 anos, George necessitou
 profundamente de
 uma grande força para
 ajudá-lo nas responsabilidades familiares
 após a morte de seu pai.
 Essa força sustentadora encontrou em Jesus,
 através do Exército de Salvação,
 onde se converteu.
 Juntou-se ao grupo salvacionista 
inclusive tornando-se oficial (pastor)
 onde serviu por alguns anos.
 O Capitão George Bennard, no entanto, já casado, 
demitiu-se em 1910, tornando-se 
ministro da Igreja Metodista Episcopal.

Segundo Bennard, a melodia nasceu antes
 das palavras e entre elas transcorreu um grande
 intervalo de tempo. Sua inspiração para escrever 
o hino chegou-lhe através de reuniões de avivamento 
que realizou no meio-oeste. Nessa ocasião foi ridicularizado 
e sofreu muita oposição,
 considerando sua experiência 
uma verdadeira crucificação. 
Mais tarde recordaria: "As palavras do hino
 foram colocadas dentro do meu coração
 em resposta à minha própria necessidade".

 

George  cantou o hino pela primeira vez

  em uma reunião caseira na presença 

de duas pessoas, um pastor e sua esposa

 Quando acabou de cantar, disse-lhe o pastor: 

"Irmão Bennard, este hino viverá!"

 E acrescentou: "Contribuirei financeiramente

 para que você o publique."

 A profecia foi cumprida e o hino alcançou

 tremenda popularidade, sendo traduzido para muitos idiomas.

 Foi cantado publicamente, por um coral, 

pela primeira vez, em uma convenção

 interdenominacional em Chicago.

 Rapidamente, a congregação

 aprendeu-a, cantando "A velha rude cruz" 

com lágrimas nos olhos naquela

 que foi uma reunião de renovação e consagração.

Em 1958, com oitenta e seis anos, em Reed City Michigan,

 George Bennard "trocou sua cruz por uma coroa".


 Nota:

Inspirei-me a trazer este hino nesta 3a feira por ter assistido pela TV  crentes chineses

na igreja subterrânea, cantando-o de forma tao animada!

Na próxima 3a. feira, mais uma história por trás de um conhecido hino.