Paulo Franke

29 junho, 2025

Casos Curiosos (Parte 3)

 Terceira Parte

"Casos Curiosos" significa eventos, situações ou ocorrências que despertam o interesse, a curiosidade ou a admiraçãoSão situações que, por serem incomuns, inesperadas, raras ou estranhas, atraem a atenção e levam à busca por explicações ou entendimentos.

E porque estamos n0 verão, que é curto na Finlândia, nesta postagem enfatizo LUZ!  E na Finlândia São João é muito comemorado e pelo país afora ardem fogueiras!


Um gazebo é uma estrutura de pavilhão, às vezes octogonal ou em forma de torre, geralmente construída em um parque, jardim ou área pública espaçosa. Alguns são usados ​​ocasionalmente como coretos. (google)
Este, simples, é armado a cada verão no pátio de nosso prédio.


Ao mencionar gazebo, vem-nos à lembranca o famoso do filme "Noviça Rebelde/Sound of Music"...

https://paulofranke.blogspot.com/2008/07/de-trem-pela-europa-3-salzburgo-ustria.html

https://paulofranke.blogspot.com/2021/01/rever-nossa-viagem-salzburgo-sound-of.html

-------------------------------------------

Embora no filme o Gazebo lembre chuva, muita chuva, para mim lembra dias ensolarados, como neste verão aqui na Finlândia (??)... e dias ensolarados me lembram Bahamas, nossa visita em 1977, a convite do John Harold Fisk, aquele salvacionista que me vendeu o BRADO - jornal que guardo até hoje - em um bar em Pelotas, e que me "fisgou", um dos passos para ingressar no ES. Estando em Miami, pagou a passagem para irmos por uns dias a Bahamas, onde morava.

Acompanhei-o na patrulha do mar à volta de Nassau.

Ao fundo na foto anterior e nesta, o iate do armador grego Niarchos, primo de Aristoteles Onassis.

O grande amigo John Fisk e seus filhos em foto atual... e sempre o mar!

---------------

E mencionando Onassis... vem-me à mente Jacqueline, viúva de John F.Kennedy, cuja sepultura visitamos em 1977 no Cemitério Arlington, Washington-DC.


Na ocasião, arranquei uma folha da cerca ao lado e colei-a ao postal.

Jacqueline Kennedy Onassis, a viúva do presidente John F. Kennedy, está enterrada ao lado dele no Cemitério Nacional de Arlington. Além dela, dois dos filhos do casal também foram sepultados no mesmo local, ao lado dos pais. (Google)

Viúva de Kennedy, Jacqueline casou-se com o armador grego Aristoteles Onassis (foto).

Anneli a viu passar quando em Nova York cuidava de uma Panela de Natal (Christmas Kettles), mas Jackie não colaborou... por ser católica?? Felizmente, faleceu antes de seu filho ter morrido em um acidente, enquanto pilotava em uma tempestade. John Kennedy Junior visitou Åland, o que se comentava por lá quando vivemos na ilha, província autônoma da Finlândia onde se fala sueco.


E lendo sobre Jacqueline Bouvier, tomei conhecimento de que ela, quando jovem, estudou em uma universidade de Grenoble, nos Alpes Franceses.  Na foto, com meu neto João Vinícius, que estudou em um instituto em Grenoble, ocasião quando fui visitá-lo.

https://paulofranke.blogspot.com/2022/10/minha-viagem-grenoble-alpes-franceses.html

--------------------------------

E voltando à luz e a dias ensolarados - e também ao neto JV com quem viajei algumas vezes - eis-nos na Armênia visitando uma igreja sem janelas, iluminada pelo alto, através de um facho de luz solar.


As pessoas gostam de ser fotografadas "banhadas por essa luz"... 
Aqui eu, "transfigurado".


E também meu neto.

Se o leitor quiser saber mais sobre a maravilhosa e interessante viagem que fizemos à Armênia, procure a postagem "Todas as minhas viagens em uma só postagem": 

https://paulofranke.blogspot.com/2025/02/todas-as-minhas-viagens-em-uma-so.html?m=1

-----------------------------

E continuando a falar sobre LUZ...

"Em 1847 nasceu Thomas Alva Edison, cientista norte-americano que deu vida a lâmpada elétrica. Não se pode negar que houveram contribuições e tentativas de diversos cientistas para viabilizar o processo, mas foi com o trabalho de Thomas Alva Edison que isso se tornou possível."(Google.com)
Até hoje lamento por termos vivido em Nova Jersey, nos EUA, e eu nunca ter visitado o Museu Thomas Alva Edison.

Em 1969, quando eu trabalhava no estado do Rio de Janeiro, fomos até o aeroporto do Galeão recepcionar os Comissários Kaiser, ele Secretário Internacional para as Américas, vindo ao Brasil como visitante especial de um congresso realizado em S.Paulo.
A seguir, o interessante link com Thomas Alva Edison...
Em 1935, quando os comissários Kaiser eram oficiais dirigentes (pastores) do Exército de Salvação em New Jersey-EUA, Mina Edison, esposa de Thomas Alva Edison, foi convidada para ser a presidente do conselho-consultivo de ajuda social, o que aceitou prontamente. Casada com o inventor há 45 anos, foi uma das primeiras mulheres a ocupar esse importante cargo.
Na casa de Edison foi posta uma sala à disposição do Exército onde Mina convidava os vizinhos para encontros com a finalidade de conhecerem mais o trabalho salvacionista. Anualmente, Mina, que era também filha de um inventor, servia um jantar especial para meninos vendedores de jornais no edifício salvacionista e pagava todas as despesas.
Então contava aos garotos como seu marido havia sido um menino inculto, vendedor de jornais, e que se havia transformado no mais famoso inventor americano, mensagem que os tocava profundamente.

https://paulofranke.blogspot.com/2013/05/thomas-edison-eu-cangaceiro-veja.html

Quem acessou o link acima viu esta foto...


A sra. Comissário Kaiser durante o congresso no Corpo de São Paulo apreciou o momento em que lhe foram mostradas roupas de diversos estados do Brasil: Mirian, de prenda gaúcha, Darcy e Lucy, de cariocas, Abigail de baiana e eu, o gaúcho, de cangaceiro (!!). Ao fundo, o lindo painel que fizera o recém-chegado, Capitão Christopher Parker.

--------------------------------

Vamos, então ao enSOLarado Nordeste brasileiro:




A Estrela de Davi,presente nos chapéus dos cangaceiros, é um símbolo que, segundo algumas interpretações, pode ter origem judaica, possivelmente associada a práticas de proteção e identidade religiosa por parte de cristãos-novos, ou seja, judeus convertidos ao cristianismo que mantinham suas crenças secretamenteEssa interpretação sugere que a estrela, um símbolo judaico, poderia ser usada de forma disfarçada para expressar sua fé original. 

Vale a pena procurar no Google.com mais a respeito, por exemplo a ida de judeus
quando Maurício de Nassau governava o nordeste brasileiro e os judeus que, após
este tempo, rumaram para Nova York...


 Luiz Gonzaga, rei do baião, cantava "Quando vi a terra ardendo, qual fogueira de São João, eu disse a Deus, meu Pai do céu, por que tamanha judia
ção?"

-----------------------------


Presente da sogra de meu filho... terra dela!

-------------------------------------

Quando pediram a uma menina que definisse"santo", ela apressadamente respondeu: "uma pessoa pela qual a luz atravessa"!


 No Corpo de Pasadena fotografei um dos seus vitrais, 
de quando sobre o escudo 
americano havia uma águia e não uma coroa. 

https://paulofranke.blogspot.com/2012/11/stainglasses-like-vitrais-curto.html

-----------------------------


De olho nela!!


Baratos, made in China, tenho três óculos escuros!

--------------------------------------


Sempre tentando captar novas ideias... e mexendo no baú de antigas lembranças, este sou eu.

---------------------------------

The last but not the least


Fiz o teste e, de fato, a luz não tem sombra!! Linda lição, lembrando que "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1:5).

--------------------------------------

O salvacionista Brigadeiro Paulo Tavares Bastos, um dos pioneiros na gravação de hinos evangélicos no Brasil, canta "Luz do Mundo", com música de sua autoria e letra de Sarah Poulton Kelly (Salmos e Hinos no. 251).

https://www.youtube.com/watch?v=Dpgn5PnqZ2Y

--------------------------------------
Atualizando as visualizacões do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:

1.594.421 = 1 de julho de 2025

Se aprecia meu blog (Obrigado!),
 não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!

-------------------------------------