Já vivemos em uma bela casa pré-fabricada de madeira, quando voltamos dos EUA e fomos nomeados para o Lar de Jacutinga, no Sul de Minas. Mais sobre o lugar, no link abaixo.
Ainda em Jacutinga, o cauboizinho Aaron
debaixo dos cipresstes que eu unira.
Meu amigo Alberto (Bubi), dos States foi com sua esposa rever o lugar onde passara sua infância.
Na visita que Aaron, já casado, fez a Jacutinga, os ciprestes haviam-se desprendido, mas continuavam lá!
Estantezinha que meu filho fez quando vivemos em Åland... escolas na Finlândia ensinam marcenaria. E acima uma cruz que tenho há muitos anos.
Este arranjo de madeiras "enfeita" nosso quarto atualmente.
Já tivemos até estantes de tijolos, mas esta de madeira, seguramente, é nossa última!

E mencionando Sul de Minas, esta bela estante de música comprei em Ouro Fino-MG.

As recordações do Brasil estão sempre presentes, idem a vontade de voar para lá!
Mas a realidade é que estou enraizado na Finlândia como este tronco que enfeita o jardim do nosso pátio aqui onde moramos, Hämeenlinna, sul do país.
Lindo jardim que por muitos meses fica coberto da neve do longo inverno!
Mas a verdade é que a Finlândia me dá condições de ir ao amado Rio Grande do Sul a cada ano. Na foto, na Praia do Laranjal, na Lagoa dos Patos, em Pelotas, onde crescem lindas figueiras!
E sempre passo pela bela Catedral do Redentor, em Pelotas, com sua hera que muda de cor a cada estação do ano. Igreja que foi de meus pais, onde fui batizado, confirmado e cantava no coral, até ser transferido para o Exército de Salvação, onde estou até hoje, embora aposentado.
E novos amigos têm-me levado a antigos lugares, dos quais só ouvia falar, como este no Arroio do Padre, onde almoçamos e passamos belos momentos debaixo de enormes figueiras como esta da foto.
A esses queridos amigos dei de presente fatias da madeira "kataja", tipicas da Finlândia, provindas da floresta onde a filha constrói sua bela casa de madeira. Nelas desenhei um motivo de Páscoa.
Este, mais rústico, presentei a um casal amigo do Brasil que nos visitou.
A cruz vazia, enfeite finlandês, lembra a ressurreição de Jesus Cristo.
Este escolhi para pintar uma vez que no pedaço de madeira há um natural encaixe que se move, como sendo a "pedra revolvida".
A Finlândia tem lindos souvenirs de madeira, como esta cruz!
E estes porta-panelas (?) artísticos.
Ao que parece, é algo típico do hemisfério norte. O Moisés, feito de casca de árvore, recebeu de presente meu cunhado ao visitar a Rússia, o qual por sua vez me presenteou também.

O outono finlandês é deslumbrante!

Árvore que vemos de nossas janelas!
-------------------------
E vamos às viagens...
A Igreja Luterana de Kajaani, aqui na Finlândia, tem estado neste lugar desde sua fundação, em 1656. Em 1716 a igreja foi destruída pelos russos. O lindo templo é todo construído em madeira.
No safari de renas, passeio imperdível de quem viaja à Lapônia, vi em Ivalo pinheiros cobertos por densa neve. Temperatura, 22 graus negativos!
Quando fui a Israel pela primeira vez, gravei o nome do meu saudoso pai - que amava o povo judeu - numa árvore.
Em Jerusalém, em outra visita, detive-me a olhar as placas no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu Yad Vashem; esta de Oscar Schindler.
Esta da heroína polonesa que retirou crianças judias do Gueto de Varsóvia.
Pode-se ficar horas admirando as muitas árvores dedicadas a quem ajudou judeus, livrando-os das garras nazistas. Vi a de Corrie ten Boom e de muitos outros, de muitos países.

No souvenir, uma cruzinha feita com madeira do Jardim do Getsêmani.
Uma oliveira do Getsêmani, com 2000 anos.
À entrada da cidade de Jericó, chamada de "a cidade das palmeiras" em hebraico, muito bem cuidada, uma parada para vermos e fotografarmos a árvore onde subiu Zaqueu para ver Jesus, o Qual foi convidado pelo homem de baixa estatura para ir à sua casa.
A Sinagoga Portuguesa, que visitei duas vezes em Amsterdam, tem seu altar feito com jacarandá do Brasil!
A estrela de Davi em madeira, presente que o concunhado, Pr Daniel, me deu; também ao lado, uma pinha que se vê muito pelo chão, em vista de haver muitos pinheiros na Finlândia. E pinha nos lembra aquela na qual Fraulein Maria sentou-se e deu um grito, na primeira refeição na casa da família von Trapp, no filme "A Noviça Rebelde" (Sound of Music).
E mencionando o famoso filme, eis-me encostado em uma árvore de Salzburgo, esperando o prosseguimento da turnê por lugares do filme com o ônibus visto atrás. Fiz esta segunda viagem com minha filha Martta.
Na ParisDisney, que visitei com meu neto JV, a árvore de Tarzan.
Mas poupei minhas pernas de subir até a casa e bastou esta foto.
Famosa igreja de madeira nos fjordes da Noruega.

No cruzeiro aos Países do Plata, esta árvore "vestida" no Caminito, em Buenos Aires... e digo, para quê?
Por outro lado, Buenos Aires, faz jus ao seu nome. Como nos contou o guia da turnê, a cidade é situada nos pampas, onde árvores quase não crescem, porém um certo presidente encomendou árvores de muitos países e, concluindo, nunca vi pelo mundo afora cidade tão arborizada!!
.jpg)
E mencionando ainda o cruzeiro que fiz, no navio é projetada a escadaria de madeira do filme Titanic para quem quiser ser fotografado nela, no caso casais, para lembrar o filme... e Jack e Rose.

Deste cajueiro gigante, de Natal-RN, só ouvi falar.
Um balaio de nossa casa, que me faz lembrar a cantiga gaúcha,"Balaio, meu bem balaio... moça que näo tem balaio o bordado cai no chão".
E a filha gaúcha Martta abraçando o tronco da bétula (koivo, björk) mais espesso de seu terreno na floresta, onde constroem sua bela casa de madeira.
Com ela e ao lado lenhas empilhadas para o longo inverno.
Foto recente da visita de brasileiros no lugar
onde ela fez um grill, costume daqui, em plena floresta.
Foto 3D do Templet sueco, com grande galeria de madeira. Nele trabalhamos como pastores durante seis anos ao chegarmos à Finlândia em 1999.
O Corpo (igreja) de Hämeenlinna, cidade onde moramos, de fato nossa última nomeação como oficiais (pastores) ativos. Feito todo de madeira, foi construído em 1909, quando a Finlândia era um domínio russo que teve sua independência em 1917.
Um clichê, peça de metal presa a uma madeira, que guardo comigo para recordar o tempo em que fui editor do nosso jornal... e lembrar o General John Larsson, um gênio na música! Ele me elogiou quando fiz o papel de Pedro no musical Espírito e eu o elogiei dizendo que ele falava o idioma sueco mais claro que eu tinha ouvido!!
Quadrinho que adquiri nos States quando lá trabalhamos... com uma mensagem sempre válida, mesmo estando aposentado.
-----------------------------
O recém-lançado livro de meu concunhado e amigo, Pastor Daniel Tavares Bastos Gama, casado com a Lys, irmã da minha esposa Anneli. "Árvores e Memórias", uma boa leitura - a qual recomendo - com a capa ilustrada por sua neta adolescente Manuela.

Finalmente, o pinheiro - no idioma alemão "tannembaum" - árvore muito profusa na Finlândia, sempre verde e com galhos fortes para sustentar muita neve, encerra boas lições espirituais. Na tradição alemã, comentava meu pai, após o Natal queima-se o pinheiro e nunca é jogado ao lixo aquele que nos deu tanta alegria!
---------------------------------
E reprisando do Casos Curiosos, parte 1...
Certa vez, ao coletar para o Corpo de Vasa, na Finlândia. encontrei uma senhora em um shopping-center. Ao conversar com ela, percebendo que era dona de muitos conhecimentos, convidei-a para falar na Liga do Lar do Corpo sueco. Ela imediatamente disse-me um enfático... não!
Alguns dias depois, encontrando-a novamente no mesmo local, contou-me o que lhe acontecera. Fora com algumas outras amigas colher amoras e outras frutinhas na floresta, costume daqui, mas de repente percebeu que estava perdida. Como não havia celular naquele tempo, procurou a saída da floresta mas não encontrou, aumentando o seu pânico. Então orou a Deus: "Senhor, se Tu me mostrares a saída desta densa floresta, prometo que falarei naquela reunião para a qual o homem do Exército de Salvação me convidou". Terminada a oração, encontrou aliviada a saída! E quanto ao convite, de fato aceitou e fez uma interessante palestra na reunião da Liga do Lar daquele Corpo finlandês-sueco onde trabalhamos!
----------------------------------------
Link para mais objetos de madeira e árvores...

Em Jacutinga dei uma de marceneiro, transformando o grande baú de madeira onde nossa bagagem chegara dos Estados Unidos, em uma casinha para as meninas do Lar, até com dois andares!
https://paulofranke.blogspot.com/20
20/08/parte-2-madeira-casas-barcos-objetos.html
https://paulofranke.blogspot.com/2020/08/parte-1-madeira-florestas-e-arvores.html
-------------------------------------
------------------------------------- Atualizando as visualizações do meu blog:
Updating the visualizations of my blog:
1.594.847 = 4 de julho de 2025
Se aprecia meu blog (Obrigado!),
não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!
E leia a meditação do dia no livro que Deus me deu a oportunidade de escrever:
------------------------------------------------------------------
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home