Paulo Franke

14 setembro, 2012

I. De repente na m/ frente, ROBBIE WILLIAMS, ontem na Escócia!

Primeira Parte

Minha postagem sobre a Escócia - de onde voltei ontem - vai ser bem volumosa, preparem-se caros leitores do meu blog... 
Por quê?
Porque, sem medo de errar, conhecer a famosa Escócia, o que havia planejado desde o início deste ano, foi uma das mais fascinantes viagens da minha "coleção" de andanças e paranças por quase 40 países, experiências essas pelas quais agradeço ao meu Deus, Criador deste maravilhoso mundo!
Esta postagem trata do primeiro dia e do último em que estive naquele país diferente, misterioso, fascinante, maravilhoso!


Quando, em 1977, fiz minha primeira viagem aos EUA, minha irmã mais velha enviou-me o postal acima, que guardo com carinho até hoje, com os dizeres: "Existem mundos maravilhosos e fascinantes, mas existe um mundo infinitamente mais misterioso e atraente: o céu que está dentro de nós."
Esta postagem dedico a ela, hoje incapacitada de viajar, o que era o seu grande sonho.


 A Ryanair da Irlanda, uma das cias. aéreas barateiras das tantas na Europa, foi a escolhida para ir da cidade de Tampere, aqui na Finlânda, até Edimburgo, na Escócia. 
E ida-e-volta somente € 143.00. Como perder tal oportunidade?


Como sempre acontece, com os motores acionados o coração bate mais forte!


Como uma rampa, lá vou eu para mais uma viagem, desta vez com o toque de curiosidade, pois nunca estive antes na Escócia.



Em menos de três horas de voo, aterrissava no aeroporto de Edimburgo. "Isto é Lar"... anunciava o grande poster, o que pensei comigo exatamente no final de minha viagem: "Eis um país maravilhoso e cosmopolita onde bem que eu teria escolhido um dia para viver, em outros tempos!"


Menos de uma hora separa o aeroporto do centro da cidade pelos contínuos ônibus da AirLink.


Hora de descobrir o hostel que reservei, Castle Rock Hostel, ao pé do Castelo de Edimburgo. E logo me instalava no dormitório masculino com 10 camas. "Obrigado, Senhor!"... minha cama era na parte de baixo do beliche!
 Ah! também pelo preço da diária: € 14.00 para um hostel mais bem situado impossível.


Em foto de Ian Millis Photography, o castelo ao fundo. Meu hostel ficava do outro lado do castelo e muitas vezes circundei a imensa rocha para chegar ao outro lado da belíssima cidade.

* * * * * *  

A este ponto, transporto-me ao interessante último dia da viagem... 
Como meu voo de volta era muito cedo pela manhã do dia seguinte, fiz o check-out do hostel às 10h30 e decidi passar a noite no aeroporto. Feliz idéia inesperada: para encher as longas horas do último dia à frente, uma viagem a Glasgow!


50 minutos, a distância de trem das duas maiores cidades escocesas por trem expresso.


Foi a ocasião de lembrar-me das duas InterRails (Eurailpass) que fiz! A propósito, o segredo de uma viagem boa: levar o mínimo de bagagem possível. Malas grandes e pesadas tornam-se um... pesadelo. Anote: mala grande é um peso, mala pequena é uma asa!


Depois de dias vendo belíssimos prédios antigos, foi a vez de apreciar a parte rural da Escócia...


... os campos, os animais pastando...


... o relevo interessante. Pena que não pude estar em um daqueles vilarejos típicos, cenário de livros de autores escoceses.


Uma das mais lindas estações ferroviárias onde tenho estado, a de Glasgow.


Caminhei pelos bonitos calçadões do centro de Glasgow e de repente vi um ajuntamento de pessoas diante de uma loja...



"What's going on here?" perguntei a uma pessoa. "Robbie Williams está dentro desta loja", respondeu-me. Eu estava tão longe da entrada da loja que   pensei comigo: "Nunca vou conseguir fotografá-lo desta distância! E para quê? Talvez para mostrar a foto às filhas, netos ou ainda a leitores que sejam seu fã..." De minha parte, confesso que nunca sequer ouvira a voz do cantor inglês!


Quase decidido a afastar-me, pelo pouco tempo de que dispunha, um dos seguranças resolveu mudar a posição da grade e colocá-la bem à minha frente, razão por que mudei de opinião e permaneci no meio dos tantos fãs do famoso cantor.


E eis que Robbie Williams, que naturalmente eu já vira pela TV, apareceu ao vivo. Simpático, sorridente, segurando bebês e beijando-os, igual a políticos, cumprimentou pessoas no meio daqueles estridentes gritinhos típicos das fanzocas. Felizmente nenhuma fã desmaiou ao meu lado no meio do barulho ensurdecedor: "Robbie, Robbie, Robbie!"!


Pelo aglomerado de pessoas, mesmo estando em um bom lugar, só pude fotografá-lo ao deixar a loja e adentrá-la novamente depois de ser fotografado e prestar entrevista a jornalistas.
 Amplie as fotos, fãs do famoso cantor, para vê-lo melhor! 


E assim mais um para a minha coleção VIP.

* * * * * * 

Próximas postagens - que contarão minha viagem em relatos e fotos - para as quais dou boas-vindas aos caros leitores do meu blog:

II.  Pelas ruas históricas de Edimburgo
III. Pelas igrejas de Edimburgo
IV. O Iate Real Britânico em Edimburgo
V. A fonte Ross, o cãozinho Billy, o Castelo de Edimburgo
VI. Curiosidades de Edimburgo (miscelânea) e Final

Estas novas postagens serão publicadas praticamente sem intervalo.

* * * * * * 

7 Comments:

  • Oi, Paulo! Que legal encontrar com esse famoso. Eu, que nao sou muito de ficar viajando/planejando viagens, fico um pouco inspirada com as tuas andancas. Tenho muita vontade de ir à Terra Santa e sítios históricos na Turquia, que eu imagino tu já conhecas. Esse hostel em que tu ficaste em Edimburgo é famoso, não é? Abraco! Luciane

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, setembro 14, 2012 4:26:00 PM  

  • Bem Paulo querido,
    Ja fiquei emocionada pelo postal inicial, e pela tua felicidade nessa viagem. Aguardo os outros escritos.
    Um beijo especial dessa prima.

    By Anonymous Clarisse Franke Avila, at sexta-feira, setembro 14, 2012 11:18:00 PM  

  • Obrigada por ter me presenteado com essa experiência maravilhosa...amei as fotos e os textos...viajei com vc...abraços

    Neide Santos

    By Blogger paulofranke, at sábado, setembro 15, 2012 4:04:00 PM  

  • Oi Franke , se voce que já conhece tantos lugares, demonstrou tanto entusiasmo e emoção , a Escóciadeve ser mesmo o belo país que eu já imaginava. Só pela foto inicial e panorâmica de Edinburgo já dá pra ter uma idéia. Aguardando mais fotos e prosas. Abçs.

    By Anonymous Francisco, at domingo, setembro 16, 2012 8:34:00 AM  

  • Querido amigo Paulo Frank espero com ansiedade as suas próximas postagens...amo esse país também e tenho muita curiosidade para conhece lo.
    Obrigado por partilhar sempre caro amigo!
    Abraços!

    By Anonymous evelize volpi, at domingo, setembro 16, 2012 5:35:00 PM  

  • Confesso que não conheço o cantor Robbie Williams. Depois darei um pulinho até o Youtube para conhecê-lo pois, mesmo dando ZOOM não consegui vê-lo ou, identifica-lo ....
    De entrada já gostei das primeiras fotos de mais uma viagem que sempre nos proporciona e nos "leva em sua bagagem"
    Passando agora para a II parte. Até lá!

    By Blogger Yara, at domingo, setembro 16, 2012 6:46:00 PM  

  • Q legal, mais uma viagem. A Escocia parece ser um lugar lindo pra se visitar. Deborah, filha

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, setembro 17, 2012 10:50:00 PM  

Postar um comentário

<< Home