Paulo Franke

13 novembro, 2014

A MARATONA de NOVA YORK-2014...Nosso Filho Participou = Pais Orgulhosos!

Dia de Corrida!


Maratona de Nova York (oficialmente TCS New York City Marathon) é uma corrida na distância de 42,195 km realizada na cidade de Nova York através de seus cinco bairros, fundada em 1970 por iniciativa de Fred Lebow, um corredor norte-americanonascido na Romênia e grande entusiasta de esportes e corridas de rua. Uma das maiores corridas do mundo, com mais de 40.000 participantes a cada edição, está entre as mais proeminentes corridas anuais dos Estados Unidos, junto com as maratonas de Boston e de Chicago, e faz parte do grupo de World Marathon Majors.
A prova é realizada anualmente desde 1970, sempre realizada no primeiro domingo do mês de novembro... Sua audiência mundial anual alcança 315 milhões de espectadores. (Leia mais em Wikipédia)
Em 2006 e 2008 foi ganha por um brasileiro, Marilson Gomes dos Santos.
Neste ano de 2014, 70 paises fora dos EUA participaram.


Meu filho, com a T-shirt do Superhomem, mostrando o seu número na Maratona.


O difícil trajeto da maratona.



A medalha aos participantes do ano passado. Publico aqui pelo fato de a mãe do nosso corredor, a Anneli, já ter vivido e trabalhado em Staten Island, em Manhattan e no Bronx quando tenente do The Salvation Army, ainda solteira. Do Bronx foi visitar seus pais no Brasil e nos conhecemos... há 40 anos de maratona juntos!!




Mais uma medalha para a coleção do Aaron, a primeira medalha de maratona internacional, mas certamente haverá outras!


Aqui, ele a exibe e também conta como foi a experiência:

Fim. Maratona muuuuuuito dura. Cheio de subidas e descidas e muito vento. O bom da prova era o povo nas ruas gritando e torcendo o tempo todo. Mais de 2 milhões de pessoas nas ruas. Tentei terminar em 4h mas só consegui em 4h13min e 49s, ritmo 6min/km - 10Km/h.

___


Na foto acima, sua esposa e seu concunhado e amigo que  também participaram, mas como voluntários dando água aos corredores que passavam. Ela conta do frio cortante e também de que quando alguns recebiam a água parecia que iam destroncar o seu braço, mas gostou da experiência!




Sua cunhada, que vive em Nova York, foi recebê-lo na chegada para filmá-lo e mostrar no seu "vlog" (video log).

Soube pelo meu filho que muitos kgs de roupas dos corredores - que ganharam os agasalhos oficiais na chegada - foram doadas ao The Salvation Army de Nova York!


Na nossa sala, assistimos a chegada do vencedor...

... o  queniano Wilson Kipsang, com o tempo extraoficial de 2h10min59s, tendo derrotado o etíope Lelisa Desisa, que cruzou a linha de chegada com 2h11min06s. Na prova deste domingo, o também etíope Gebre Gebremariam chegou em terceiro lugar com o tempo de 2h12min13. O norte-americano Meb Keflezighi foi o melhor corredor da casa, completando a maratona em quarto lugar ao marcar 2h13min17s. Vencedor em 2013, Geoffrey Mutai foi o sexto colocado.
O Quênia levou a melhor também na prova feminina, com Mary Keitany completando a prova em 2h25min07s. A também queniana Jemima Sumgong foi a segunda colocada, com a portuguesa Sara Pereira em terceiro (Google).


A foto, da mesma maratona em 2013, mostra a ponte que liga Staten Island, a Verrazano Bridge, "recheada" de corredores.


Das fotos do ano passado, gostei muito desta: um judeu ortodoxo do Brooklyn assistindo a maratona. Associei-a aos séculos de "maratona pela sobrevivência", através de preconceito, perseguição, dificuldade e mesmo cruel extermínio, mas sempre avante empunhando a medalha da fé, a qual herdamos deste povo judeu. Como não amá-lo e abraçar a sua causa? Shalom, Israel!

_____________


A mãe Anneli orgulhosa recebe-o após a Maratona de 2008, no Rio de Janeiro. Certamente ele herdou o sizu finlandês da mãe (palavra que pode ser traduzida por um tipo de grande força de vontade e determinação).


No pique eu fico mais para trás... mas não  fico atrás no meu orgulho, ao receber o filho na mesma maratona carioca.


Uma das minhas fotos preferidas: meu netinho "Frankinho" esperando o pai após uma corrida e correndo para abraçá-lo!


Este painel é apenas um da coleção dele - que corre a cada ano na São Silvestre - e de sua esposa, que gosta e participa do esporte, e mesmo de seus filhinhos nas suas corridas infantis.
_________

E falando no amado filho...


...fotografei-o no dia quando deu os primeiros passos. "Vem ver o Aaron caminhando!" ouvi o grito e corri como quem corre em maratona para tirar a foto!


Quando moramos em New Jersey e Massachusets-EUA, as crianças ganharam de presente apetrechos de ginástica.

____________________

The last but not the least...


Testemunho
Na década de 80 começamos a perceber que a perninha esquerda do nosso filho tinha algum problema, pois o fazia mancar de leve e estava torta. Consultando um ortopedista, ficamos sabendo que o fêmur na parte que liga ao osso da bacia estava dissolvendo-se como bolacha cream-cracker.  Não me lembro mais de detalhes, mas na nossa preocupação, pedimos amigos e irmãos para orarem por ele. Uma senhora crente, que morava em Osasco, vinha em jejum limpar nossa casa orando por ele, antes de enfrentar um dia de trabalho. Com um aparelho ortopédico usado à noite, sem nenhuma reclamação da parte dele, a perninha em si voltou aos poucos ao lugar.  E o maior problema, que era a fragmentação do osso, após novo raio-x, o próprio ortopedista ficou grandemente admirado por ter voltado à normalidade. Nós sabíamos: foram as tantas orações em seu favor, a um Deus que é chamado Jeová-Rafa, o Senhor que cura!

E já faz uns bons anos, eis o filho corredor e partipante de difíceis maratonas!

Que Deus o abençoe e que nunca se esqueça do milagre que Deus operou em sua vida!

Bendize, ó minha alma ao Senhor,
 e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

- Salmos 103:2 -

______________________

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home