Ontem, o massacre das Olimpíadas de Munique-1972...Hoje, o bebê assassinado...
Herdei a pesada caixa de moedas de meu pai, mas hoje está com um dos meus netos, que se interessou por elas. Mas esta moeda não pertenceu a ele e tenho a impressão de que a obtive na primeira InterRail, ao passar pela Alemanha, quando a moeda corrente ainda era o "marco alemão" e não o "euro".
Mas me pergunto se no início dos anos 2000 estaria ela ainda em circulação, e qual a razão, pois é comemorativa às Olimpíadas de 1972, uma data a lamentar e não comemorar?...
Quando passei por Munique, no ano passado, dei uma voltinha pelo centro e quis logo ir embora. Por quê? Claro que a principal razão foi porque o dia estava chuvoso, mas me pergunto se não haveria outras razões escondidas no meu íntimo pelas quais quis ir embora rápido?
Não era por estar na Alemanha, tantas vezes visitada e curtida. Seria pela famosa Oktoberfest e pelo fato de eu ser abstêmio total? Penso que não. Não foi pelo fato de o campo de concentração de Dachau, ainda não visitado, estar em suas proximidades? Creio também que não, pois quantos campos tenho visitado para homenagear o povo judeu que tanto amo!
Na InterRail deste ano (ver links abaixo), depois de visitar o campo de Sobibor - aquele da célebre fuga!- na Polônia, fronteira com a Ucrânia, confesso que encerrei o meu roteiro, que ainda compreendia visitar o sul da Alemanha, precisamente Munique...
Assim decidi passar "de raspão" pela Alemanha, vindo da Polônia, e tomar o avião em Bremen para voltar para casa via Estônia.
Concluo minhas indagações pessoais lembrando-me de que a razão delas pode ser o bem lembrado "massacre de Munique" em 1972, quando atletas israelenses que participavam das olimpíadas foram brutalmente assassinados por palestinos, o que repercutiu pelo mundo inteiro, exatamente o que queriam os árabes.
Se o leitor quiser inteirar-se do trágico acontecimento, o melhor que tenho conseguido é o filme-documentário abaixo, que eu definiria de chocante, mas imperdível:
Outro bastante informativo também:
Quem dera que acontecimentos desta natureza pertencessem somente ao passado!
Abaixo, a última foto do bebê de 3 meses, Chaya Zisel Braun, que foi brutalmente assassinada em um ataque terrorista em Jerusalém recentemente.
Chaya Zisel Braun
באדיבות המשפחה
A foto da pequenina Chaya foi tirada no Muro das Lamentações (Kotel/Western Wall) onde seus pais estavam orando... No seu caminho para casa houve o ataque que a matou.
Seu avô Shimon Halperin conta que o casal não conseguiu ter filhos por muitos anos e estava muito feliz por ter nascido a menina.
No seu funeral, o pai, Shmuel Elimelech, homenageou-a: "Você era pura. Eu quero que você olhe para mim aqui em baixo e sorria. Amanhã você comemora três meses de vida. Tudo agora está nas mãos de Deus e nós nos lembraremos de você!" disse chorando.
O ataque foi celebrado por Hamas e por autoridades palestinas, que louvaram o assassino como um "heróico mártir".
_________________
L i n k s
da última viagem que fiz,
inclusive com fotos, em Londres, da escultura às crianças judias que o herói ainda vivo, Nicholas Winton, salvou das garras do nazismo; idem, relato e fotos da visita ao Campo de Concentração de Sobibor, na Polônia.
12. LUBLIN, Hotel-Sinagoga Ilan**** (um oásis!)......
11. VARSÓVIA, Polônia... LUBLIN-SOBIBOR, fronteir...
10. VIENA, Áustria... BRATISLAVA, Eslováquia...
9. Gênova... Nápoles... POMPÉIA... Vesúvio
8. Principado de MÔNACO e Cannes, famosa dos Festi...
7. Dover-Calais, DUNKERQUE e, em Paris, forró!!......
6. Visita ao Museu do TITANIC em Belfast, Irlanda ...
5. Lincoln.... Conhecendo a histórica cidade e rev...
4. Kennington, bairro de CHARLIE CHAPLIN em Londre...
3. Escultura das crianças de NICHOLAS WINTON... /M...
2. CITY OF LONDON, nostalgia e novidades.
1. VIAGEM DE TREM PELA EUROPA... LONDRES/ The Salv...
Próxima postagem:
A MARATONA DE NOVA YORK-2014, EM QUE MEU FILHO PARTICIPOU.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home