Post 03 - Ejército de Salvación (Hollywood Boulevad) /The Salvation Army (Pasadena)
Post 03
Nos dois domingos que passei em Hollywood-CA.
- 1 -
Quando caminhei, logo ao chegar, do hotel ao centro de Hollywood, procurei a Hollywood Boulevard e, sem esperar, dei com o Ejército de Salvación. Surpresa! Mas eu já estivera neste Corpo quando era de língua inglesa, na noite da passagem do ano de 1981 para 1982. Meu saudoso colega e anfitrião, Bob Tobin, contara-me que o edifício que o Salvation Army comprara fora um cinema onde inclusive estatuetas do Oscar eram entregues. Impressionei-me com o que contou e até escrevi a respeito (link na postagem anterior, "Visitando Hollywood").
Não planejei visitá-lo no dia seguinte, domingo, e sim o Corpo de Pasadena, onde congrega a amiga Rosângela, uma brasileira do Corpo de Rio Comprido, no Rio, mas que reside em L.A. No domingo cedo ela, que viria pegar-me no hotel, ligou-me que estava resfriada e teria que deixar nosso compromisso para o próximo domingo. Aceitei e vi nisso uma oportunidade de visitar o Corpo hispano, para onde me dirigi naquela manhã.
Cheguei quando a classe de adultos da escola dominical estava começando. Um clima abençoado de interesse pela Palavra de Deus, por parte dos salvacionistas hispanos, fez-me sentir muito bem.
E começou o culto da manhã na linda igreja.
A hora do louvor em espanhol me fez lembrar o fervor dos salvacionistas de Puerto Rico, que visitamos em 1977.
No início fui apresentado como um salvacionista, "jubilado", do Brasil que vive na Finlândia, e tive "la oportunidad de saludar los hermanos en su próprio idioma". Palmas!
Com a devida permissão antecipada, fotografei o culto...
... de todos os lados do lindo salão ex-cinema!
Que linda e envolvente "alabanza al Señor"!
Os oficiais dirigentes (pastores), majores Salvador e Gloribel Gonzáles, têm a palavra.
Uma igreja em desenvolvimento...
... não me admiraria em saber que em um futuro breve o grande ex-cinema estaria com poucos lugares vagos.
A mensagem (sermão) do oficial dirigente versou sobre o tema, muito oportuno, "Depois do arrebatamento - 666 - haverá um homem malvado", referindo-se ao anticristo.
À saída, gostei de ver o que há muito não vejo... o jornal "Brado de Guerra" americano (do qual fui o editor em português por muitos anos) e o mexicano.
A despedida dos caros hermanos se daria depois do almoço que servem a cada domingo, ao qual fui convidado, comparecendo ao grande salão social.
Antes de despedir-me, uma foto com os oficiais de San Salvador... com um aceno de adios para os tantos hermanos de diversos países da América Central e do Sul que fazem parte da animada igreja.
Pedi ao colega que me fotografasse diante do edifício de 5 andares que compõe o complexo salvacionista, no caso um lar para idosos (senior citizens).
Alma e corpo bem alimentados depois daquela visita ao Ejército de Salvación de Hollywood! Halelluja!
Nuestra Visión:
"Cooperar em la Gran Comisión, ganar almas y prepararlas para la obra del Señor. Visualizarmos una congregación sana, llena del poder del Espíritu Santo y fervorosa en el servicio en nuestra comunidad."
Amém, hermanos!
_____________________
- 2 -
No domingo seguinte, infelizmente o último, foi a vez de conhecer o Corpo de Pasadena.
Um lindo prédio chamado Tabernáculo de Pasadena.
Inaugurado para a honra e glória de Deus e serviço à humanidade, em agosto de 1968, pelo então General Frederick Coutts (lider internacional), que no mesmo ano visitou o Brasil.
Adentrando o tabernáculo, enquanto a grande banda toca.
O coral infantil.
Uma grande assistência, de pessoas de todas as idades.
No vitral, o detalhe da águia sobre o escudo, como era o americano.
Enquanto acontecia o louvor, fui até a galeria, também cheia de adoradores.
Os que lideravam o vibrante momento de louvor.
Projetado um dos corinhos.
Gosto de vitrais.
A grande Brigada de Cantores (Coral)...
... vista agora da galeria.
Depois do culto, e do almoço no salão social, posando com duas amigas... uma delas protegendo-se do sol forte daquele dia ou acenando para os seus amigos do Corpo de Rio Comprido, Rio, onde pertenceu desde criança?
Grace, a bela e graciosa filha da Rosângela, muito ativa no Corpo de Pasadena e já cantando no coral dos jovens.
E eu, depois da reunião, entro em cena também.
A elegante soldada Rosângela, em pose para os seus amigos brasileiros. Sentei-me ao seu lado no culto e impressionei-me com sua voz forte e belíssima ao louvar a Deus. Já ouvira seu canto, mas em conjunto com outros que apresentaram o musical ESPÍRITO no Brasil, nos anos 80.
E aqui a foto que prometi mostrar a ela, aparecendo na frente, em um ensaio do musical ESPÍRITO, no Acampamento Salvacionista "Vale de Bênçãos", em Suzano-SP. Estou com a camiseta de Pedro, o qual representei no citado musical, também no anterior, GENTE DE JESUS.
Meu filho Aaron, que também seguiu meus passos e interpretou o papel de Pedro no musical GENTE DE JESUS, foi cumprimentado pelo compositor prolífico dos musicais, General John Larsson, após a apresentação do musical dirigido por Tiago Luchini, em São Paulo.
Falar em filho seguindo o pai, fiquei com pena de não ter tido mais um domingo na Califórnia para conhecer o salvacionista Kevin Larsson, filho de John e Frida Larsson, que é diretor divisional de música no sul da Califórnia e que frequenta o Corpo de Torrance. Teria encontrado, quem sabe, o General "gênio de música", que, segundo Rosângela, visita seus filhos Karl e Kevin com certa frequência.
___________
E teria visitado também o Corpo de Redondo Beach, na região, dirigido pelos capitães brasileiros, Marcelo e Odila Gonçalves.
(Os salvacionistas que se interessarem poderão encontrar no Google info de todos os Corpos citados nesta postagem)
_______________Ao nos dirigirmos para um passeio-surpresa-por-enquanto (!!!) - a ser mostrado em próximas postagens - após a reunião em Pasadena, Rosângela, Grace e eu passamos pela rua da tradicional Parada das Rosas (Rose Parade), este ano dirigida por Kevin Larsson e mostrada em um link abaixo.
_______________
L i n k s
- A última Parada das Rosas, de 01 janeiro de 2016:
https://www.youtube.com/watch?v=h04SbwLU5IA
- A Parada das Rosas que eu assisti em 01.01.1982, onde conheci os atores James Stewart e Ricardo Montalban:
http://paulofranke.blogspot.fi/2008/12/rose-parade.html
A visita do Coral Jovem do Corpo de Pasadena à Finlândia, em 2012:
(com foto de Raquel Camargos Andersen)
http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/06/conosco-o-coral-jovem-de-pasadena-ca.html
________________
PRÓXIMA POSTAGEM:
Na Hollywood Boulevard, longa caminhada
fotografando a Calcada da Fama (Walk Fame)
1a parte
*********
4 Comments:
Muito bonitos e avivados os Corpos do Exército de Salvação dos hispanos em Hollywood.
Ao lembrar do lugar, porém, nós que vivemos os "anos dourados" sentimos uma certa nostalgia, lembrando dos filmes tão bons e artistas que já partiram...
By Neiva, at domingo, janeiro 31, 2016 5:22:00 PM
Muito emocionante a sua vida neste trabalho.
Belas fotos, lugares maravilhosos.
By siby13, at terça-feira, fevereiro 02, 2016 3:04:00 AM
Amiga siby13:
Obrigado pelo seu comentário, mas quanto ao... "emocionante a sua vida neste trabalho" preciso explicar-te que sempre foi de dar muito duro e ganhar pouco, vida vocacional mesmo. Hoje, aposentado, estou tendo tempo para, com a grana que ganho (salário mínimo finlandês) fazer minhas viagenzitas, que são baratas aqui, felizmente. Valeu! aBRaco!
By paulofranke, at quinta-feira, fevereiro 04, 2016 1:23:00 AM
Reconheci o cara do louvor. Ele esteve aqui em Helsinki com o coral.
By Deborah, at terça-feira, fevereiro 09, 2016 7:56:00 AM
Postar um comentário
<< Home