Paulo Franke

03 novembro, 2016

A Igreja "Filho Pródigo"...




Logo que chegamos à Finlândia, no final de 1999, vivemos em uma rua do centro da cidade de Helsinki. E a poucos quarteirões de nosso edifício, percebi desde o início, havia uma... igreja, digamos. 
Sim, uma igreja com portas de igreja, janelas, vitrais e até João 3:16 inscrito em cimento acima das portas... porém a linda igreja fora vendida e chegou a ser um restaurante e, pior, nos últimos anos, pasmem, um dancing-club ou uma danceteria.
Eu passava seguido por ali e a cada vez declarava "Este lugar voltará a ser uma igreja!". Não sei dizer quantas vezes fiz esta que posso também chamar de oração, até que um dia resolvi entrar e vê-la por dentro.  Triste... tudo pintado de preto e um aspecto decadente à volta, porém o púlpito estava lá. Orei para que aquele pulpito voltasse a pregar a Palavra de Deus, quando alguém perguntou o que eu desejava. "Já vou retirar-me", respondi. De fato, já havia feito a minha tarefa.


Procurando uma foto de minha neta no álbum de minha filha, encontrei esta... ela sentada na escadaria da igreja. Foto artística como é o seu jeito, mas arte mesmo são as palavras e quadro de anúncio na parede.

SIM, neste ano de 2016, a igreja voltou a ser igreja, ALELUIA! 
E se lermos o quadro de anúncios veremos que as atividades são inúmeras, aos domingos e durante os dias de semana.
Sei que não fui só eu quem orou para que isto acontecesse, mas certamente um número sem conta de pessoas. De fato, certa vez, parando para ler o anúncio de que o lugar voltaria a ser uma igreja, comentei com uma jovem que me confessou que sempre que ali passava orava e declarava o mesmo que eu.

QUE MARAVILHA! Assim como templos podem voltar a ser templos, pessoas que se afastaram de Deus podem voltar a ser dEle.

Afinal, quem não conhece a parábola do filho pródigo, a mais conhecida das que o Mestre dos Mestres proferiu?

______________________________________________

Transcrevo abaixo parte da mensagem que um oficial da Nova Zelândia, Donald Hennessey, enviou-me para publicar no meu blog de "sermões antigos". Não há sermões antigos, na verdade. Se eles forem baseados na Palavra de Deus, serão sempre atuais.

Leia e seja abençoado. E mais: repasse esta postagem a quem você sente que precisa... alguém que é motivo de sua oração constante, para que volte aos caminhos do Senhor, os quais abandonou.
 
______________________

A Advertência

a. Alguma vez viu uma igreja que se tenha tornada num depósito? Um depósito de madeira, de móveis usados, de ferro velho sala de diversões eletrônicas... Vi, uma vez, e um templo que se tinha transformado numa favela! Era um local ainda com a torre em cima, ainda com a cruz acima do telhado, com traços do seu propósito original, mas a dignidade e a glória daquele edifício era muito menor do que possuía no início! Also aconteceu, e chegou o triste dia quando toda oração cessou naquele lugar, quando não houve mais canto alegre, quando o louvor dos pequenos e humildes ficou perdido no barulho, e coberto pela sujidade...

b. Há muitas pessoas neste mesmo estado hoje em dia. Algo aconteceu e a glória original se foi!
Ilustração: Ouvi um oficial salvacionista (Comissário Elliot) contar obre o seu regresso para o lugar onde ele entregou a sua vida a Jesus Cristo quando era menino. Foi o antigo Corpo do Exército de Salvação, que tinha sido vendido a uma firma que trabalhave com madeira. Ele passou pela serragem e pó até o lugar onde antigamente havia o banco de penitentes. No meio do barulho ao redor, ele se ajoelhou e ofereceu a sua vida outra vez a Deus, e, para ele, pareceu que a glória do Senhor encheu aquele lugar como antigamente!

c. O indivíduo é chamado para ser santo, formado pelas mãos divinas para ser o santuário do Espírito Santo, e iluminado para ser refletor da glória do Senhor! Santo! ‘Chamados para serdes de Jesus Cristo... Chamado par serdes santos.’ Santuário! ‘Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo.’ Refletor da glória! ‘Deus resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.’ Rom 1: 6-7; 1 Cor 6:19; 2 Cor 4:6

d. Quanta tristeza há no coração do Senhor quando o SANTO é profanado; quando o SANTUÁRIO se torna impuro; quando a GLÓRIA do Senhor se afasta.

e. Os judeus chamavam esta situação ‘Icabode’, que significa ‘foi se a glória!’
Ilustração: Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, perderam a benção do Deus sobre as suas vidas devido a sua desobediência a Deus. Foram sacerdotes que perderam toda noção da sua vocação santa, e do seu afastamento do pecado que contamina o próprio servo de Deus. Numa peleja com os filiteus, estes dois morreram, e a Arca do Senhor foi capturada pelo inimigo. Quando Eli, o Sumo Sacerdote, recebeu as notícias da sua morte, ele caiu da cadeira pra trás, e também morreu. Quando a notícia foi comunicada à esposa de Finéias que estava a espera de um filho, ela deu luz naquela hora, e imediatamente chamou ele de ‘Icabode’... Ela eplicou: ‘Foi-se a glória de Israel. De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus...’ (1 Sam 4:21-22)
Foi se a glória quando a presença de Deus se afastou do Seu povo.

A Exigência

a. O Senhor quer reproduzir a Sua semelhança dentro da sua alma, - para que algo do Seu Ser seja comunicado para o seu ser... Que haja uma reprodução da glória divina transmitida por canais humanos! A Bíblia confirma em 2 Cor 3:17-18... ‘Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas, todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.’
Ilustração:  Quando Jesus foi transfigurado, Sua divindade foi vista, apesar da cobertura da Sua humanidade. Sua glória divina rompeu a barreira da Sua carne, e se transpareceu exteriormente.
A vida santa que Deus deseja de você é assim... é expressão da vida de Jesus, daquela glória divina que você contêm no seu interior... As qualidades do caráter de Jesus aparecem no seu ser...

Conclusão:

A Bíblia esclarece o querer de Deus quanto aos Seus servos. O Espírito de Deus efetua esta obra nas vidas daqueles que O amam. É a Sua vontade que a glória – a luz – da Sua presença transpareça na sua vida pra que Ele seja honrado em tudo...
‘O deus deste século (Satanás) cegou os entendimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.’ (2 Cor. 4:7)

________________________________________________


L i n k 

http://paulofranke.blogspot.fi/2015/03/a-casa-mal-assombrada-aqueles-que.html




3 Comments:

  • Eunice Mendonça deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A Igreja-Filho Pródigo...":

    Belíssima reflexao. Linda mensagem. Que possamos ser sempre Templos do Espírito Santo de Deus, e certamente estaremos intercedendo por todos aqueles que precisam ser alcançados e aqueles que precisam de um Novo Encontro, um Recomeço de seus "Templos Espirituais". Queo Amor e a Misericórdia de Deus os envolvam novamente. A ELE toda Honra e Glória!

    Agradeco, amiga.
    PF

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, novembro 03, 2016 7:36:00 PM  

  • Muito bom o que escreveste e é impressionante o que contas sobre a igreja que era boate ter voltado a ser igreja! Como Deus ouve nossas orações, apesar de sermos tão imperfeitos e muitas vezes termos tão pouca fé! Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

    By Anonymous Anônimo, at domingo, novembro 06, 2016 12:39:00 PM  

  • Aleluia!
    Pf

    By Blogger paulofranke, at domingo, novembro 06, 2016 4:06:00 PM  

Postar um comentário

<< Home