Paulo Franke

29 novembro, 2020

Meditando sobre meu atual passatempo...

 Desenhar rostos tem sido um passatempo e tanto.  Tenho extraído licões dele... e tenho aprendido mais da natureza humana. Ao descrevê-las, meu leitor ficará a par de muitas delas:

- Parece que às amigAs não é tão importante se tenha ficado parecida com o desenho ou não, contanto que tenha ficado... bonita, de preferência linda!

- Quanto aos amigOs se ficaram parecidos é o que importa, isto é, alguns....

- Mas homens também são vaidosos. Tenho um exemplo típico... Ao desenhar um amigo na casa dos 70, procurei ser fiel a cada ruga ou a cada marca do seu rosto. Não houve resposta... Resolvi eliminar cada ruga ou cada marca do seu rosto... Logo veio um grande agradecimento elogioso quanto à minha habilidade de desenhar.

- De uma amiga que me mandou uma foto atual sua, veio como resposta palavras amargas de como a desenhei "envelhecida e feia".

- Diante dos dois exemplos acima, resolvi  desenhar e eliminar rugas e  marcas que deixam a pessoa velha ou, digamos, envelhecida. Sucesso garantido e de volta a pessoa manda elogios ao "bom desenhista".

- Há os que elogiam tanto que se  torna  uma massagem no ego do desenhista.

- Há os que não se manifestam, silêncio que nos faz pensar se não cometemos uma gafe - do francês gaffe -  ao desenhá-lo/a.

- Ao desenhar, algo misterioso pode ocorrer... ao desenhar uma mãe que perdera uma filha, enquanto o fazia o retrato ficava parecido com a filha que partira e não com a mãe.

- Ao desenhar os olhos de uma de minhas filhas, fiquei pasmo, pois parecia que eu estava fazendo um auto-retrato.

- Gosto de quem se oferece, tipo "Desenhe-me também?" A esses, pego o lápis quase de imediato.

- Pedir a alguém uma foto que sirva de modelo para um retrato, às vezes é melhor "sentar porque de pé cansa"...

Apesar de alguns casos negativos, tem valido a pena prosseguir com este passatempo nestes tempos de confinamento para o desenhista... sendo pessoa de risco e riscando o rosto de amigos, no melhor dos sentidos.

 Para mim, que nunca fiz curso de desenho, "Inspiracão e amigos não te faltam" foi um dos comentários de que mais gostei!