ReveR - O que vi e senti na ilha grega de PATMOS
23 novembro, 2013
APOCALIPSE. O que Vi e Senti na Ilha grega de PATMOS...
Se o caro leitor procura um estudo sobre o livro de Apocalipse (Revelação de Jesus Cristo) certamente não será esta postagem que deve procurar, mas muitas outras disponíveis.
Nesta, ao passo que mostro algumas fotos da visita à ilha grega de Patmos, conto algumas inesquecíveis experiências da passagem por lá, citando alguns gloriosos versículos do livro de Apocalipse que tanto fazem bem à alma daqueles que têm fé e que aguardam a volta de Jesus Cristo, conforme tema principal do livro.
Em 2001, quando fiz a minha primeira viagem de trem pela Europa (InterRail/Eurailpass), quis incluir a longínqua ilha grega de Patmos. No porto de Pireus procurei uma agência de viagens cujo navio me levasse até lá, o ponto mais ao sul do meu extenso roteiro.
O agente tentou dissuadir-me de ir com um "Por que viajar até Patmos?" "Por causa da visão que o apóstolo João teve naquela ilha onde escreveu o livro de Apocalipse!" respondi (risos zombeteiros de sua parte). É a atitude de muitos, lamentavelmente.
Imbatível na idéia de visitar Patmos - e imbatível na fé, graças a Deus! - de Pireus tomei um navio que passaria por lá, depois de 9 horas de viagem... A expectativa era grande, portanto as horas voaram ao admirar o Mar Egeu, nunca antes navegado.
Tendo embarcado pela manhã, o lindo pôr-do-sol indicava que não estávamos muito longe.
Um tanto preocupado por não ter reservado um lugar para ficar, descansei quando no porto muitas pessoas empunhavam placas com "Deseja pernoitar? Venha para a nossa pousada", o que fiz.
Que eu me lembre, dormi um sono reparador sem sonhos ou visões, o que seria natural naquele lugar, mas com o sentimento latente de gratidão a Deus por ali estar.
Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse 22:5)
Na manhã seguinte a providência de Deus veio também em forma de uma carona de motocicleta que um hóspede alemão me deu, com direito a parar na longa subida para fotografar os lindos cenários da ilha.
Em outra parada encontrei um sacerdote grego-ortodoxo e convidei-o para ser fotografado comigo.
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
(Apocalipse 1:9)
A entrada da caverna
- Sobre a placa, meu NT de bolso -
Ali, abri-o e li o livro de Apocalipse inteiro.
Terminados meus momentos de leitura e meditação na Caverna do Apocalípse, havia ainda mais um trecho para subir, agora a pé, até o Mosteiro de São João, construído no Primeiro Século no topo da mais alta montanha de Patmos, o que combina com:
... e me transportou, em espírito, até uma grande e elevada montanha, e me mostrou a santa cidade Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus.
(Apocalipse 21:10)
Esta foto tem uma história. Começando a descer por uma estradinha empedrada, de repente senti uma dor lancinante no meu tornozelo e conclui que o havia torcido. Vários pensamentos me vieram, do tipo "Estou bem no meio de minha longa viagem, e como cumprirei o meu roteiro e voltarei à Finlândia sem poder caminhar?"
Num ímpeto de fé, então declarei: "Senhor, vais me dar forças para descer até a cidade... e quando chegar à beira-mar, vou mergulhar meus pés na água e estarei curado"
(lembrando-me de Naamã?).
(lembrando-me de Naamã?).
E assim, com muita dificuldade, praticamente arrastando-me, cheguei até a praia, entrei na água e instantaneamente a dor sumiu... eu estava curado! Aleluia por este testemunho do qual nunca me esqueço!
Tantos patos em Pat(m)os... Algo a ver com pena, a antiga forma de escrever? Terá João escrito o Apocalipse com pena de pato? Uma pena que lá peguei está nos meus souvenirs.
Tive também a idéia de comprar uma camiseta de Patmos, a qual tenho até hoje. Possuo tantas dos lugares que visito que simplesmente nunca envelhecem, assim como a minha vontade de viajar, que nunca se desgasta, principalmente a lugares bíblicos ou culturais.
O livro de Apocalipse nos capítulos 2 e 3 trata das cartas escritas às igrejas, sendo a carta à Filadélfia a mais feliz e que mais recebe aplausos por sua fidelidade.
A igreja luterana de Asikkala, acima, tem 450 anos e foi construída pelo arquiteto Georg Wilenius. Visitei esta igreja não muito longe de onde vivemos na Finlândia e gosto da visão de plantações ao fundo, como que simbolizando a grande seara e os poucos obreiros, conforme falou Jesus.
Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? São... os que lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
(Apocalipse 7:13-14)
O musical "Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb), um dos mais belos e apocalípticos da dupla John Larsson e John Gowans (ele representando William Booth), assistimos no Teatro de Arena de Wembley, em Londres, durante o congresso internacional de 1978.
Inseri a foto que tirei nas Cataratas do Iguacu com um propósito... Além de gostar muito dela, lembro-me de ter lido que a água da Ilha de Patmos não é potável, mas necessário se faz importar água em garrafões ou garrafas para saciar a sede dos ilhéus e dos turistas. Contrastando com isto, João finaliza sua visão declarando:
O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
(Apocalípse 22:17)
_______________
Um estudo que traça um paralelo entre os livros de Gênesis e Apocalípse:
Abaixo, do livro "Dietrich Bonhoeffer - Discípulo - Testemunha - Mártir", meditações de Harald Malschitzky sobre textos selecionados de Dietrich Bonhoeffer
(Editora Sinodal - adquira nesta editora outros livros do
teólogo-martir)
(Editora Sinodal - adquira nesta editora outros livros do
teólogo-martir)
Algo com que concordo plenamente:
Para finalizar, ouça o "Aleluia de Händel" por um lindo coral, reafirmando o que João escreveu:
O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse 11:15b)
(Apocalipse 22:20)
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home