Paulo Franke

20 junho, 2023

ReveR 20-21-22.06.23 - AV - Praias, piscinas e banhos....

Gosto de águas, mas não gosto de lágrimas... 
Mas o que fazer, se para achar estas duas primeiras fotos tive
que ir aos filmes de meu saudoso pai?... Claro, vendo estas, vi 
outros filmes dele, seu passatempo nos anos 50 ... emocão...




Eu, de franjinha, com 7 anos, sendo filmado por meu pai atrás de uma cachoeira
na Colônia Progresso, hoje Recanto dos Coswig, em Pelotas-RS.


Eu, de bengalinha, depois de "muitos rios que passaram por minha vida",  voltando ao mesmo lugar, nas férias de 2022,
 Obrigado, amigos, que me levaram ao hoje "Recanto dos Coswig"!


Praia do Laranjal,  na Lagoa dos Patos, em uma foto
 que tirei no inverno, vazia...


Nascido à beira da Lagoa dos Patos, a maior do Brasil *, gosto de água!
Antes um lugar longínquo de Pelotas, hoje é um dos bairros da cidade.

*A Lagoa dos Patos é a maior laguna costeira do Atlântico Sul Ocidental com 10.360 Km2.

No final dos anos 40 ou início dos anos 50, era preciso pedir permissão ao Dr. Ferreirinha, proprietário das terras, para acampar na Praia do Laranjal. Até me lembro de uma vez quando, terminando de armar a barraca, veio-nos a notícia de que meu avô, Germano Franke, havia falecido... Foi a hora de desmontar a barraca e voltar...


E, a pouco mais de uma hora de minha cidade, fica a praia do Cassino, em Rio Grande-RS, considerada a maior praia do mundo. Em Rio Grande. onde nasceram nossas duas filhas.
_______________________

Mas vamos a outras praias, outras piscinas onde me banhei ou simplesmente admirei nas minhas muitas viagens.



Vivemos atualmente na cidade de Hämeenlinna, sul da Finlândia, onde compramos um apartamento, bem perto deste lago.


É um lugar histórico, pois as provas de natação da Olimpíada de 1952 foram realizadas ali. Um pequeno museu relembra o evento.


Praticamente toda a cidade finlandesa possui um Uimahalli, um clube de natação disponível aos habitantes. Este é o nosso, com piscina semi-olímpica, e muitas atrações aquáticas, além de sauna. Durante o verão, o clube fecha por quase dois meses... para que os habitantes curtam os lagos e o sol.


Piscina com ondas em Oulu, Finlândia, onde morou a filha Martta..
_____________



Com meu concunhado Daniel, em um banho agradável em uma praia de Helsinki durante o sol da meia-noite.


Com meu neto JV, no Mar Morto, na nossa recente viagem a Israel, um
 banho famoso mas desagradável, onde se flutua pela alta salinidade de suas águas.



Em Ivalo, na Lapônia finlandesa, em um jacuzzi, 
banho ultra relaxante. com vista linda da neve lá fora. 

Em Ashod (bíblica Azor), contemplando o Mediterrâneo.


Na piscina do hotel em Eilat,  Israel, na segunda vez em que lá fui,
conversando com um irmão na fé.




Na primeira vez que fui a Eilat, no sul de Israel, banhando-me nas águas do Mar Vermelho (vermelho, soube, pela cor de suas algas).

O bilhete para ingresso à praia.





Em uma praia de Tel-Aviv, Israel


Indo para a ilha grega de PATMOS, onde torci meu meu pé e acreditei
que ao colocá-lo na água da praia  seria curado, o que de fato aconteceu!!


Uma das minhas primeiras viagens enquanto na Finlândia, foi a São Miguel, nas ilhas dos Açores. Ali experimentei o banho de piscina em águas quentes provindas dos vulcões. Desisti de ir à praia pela areia preta, de fato areias da cinza de vulcão.
UEma d

Em Pamukale, na Turquia, um banho interessante, mas difícil, pois a água é cheia de colunas do tempo dos romanos.


Pamukkale, piscinas naturais, mas nao para banho.


À beira do Danúbio... não muito azul...


Na Hungria visitei o Lukács Medicinal Baths (na Rua Frankel, imaginem!), em Budapeste, banhos bonitos e saudáveis em câmaras subterrâneas onde cada piscina - de diferentes formatos e iluminadas com luzes de diferentes cores - variava em sua temperatura. 



Em uma viagem  à ilha grega de Zakynthos, na praia do navio enferrujado, como chamo, onde o azul do mar impressiona.


Quando fui ao Egito, meio febril, preferi observar o mar lindíssimo com sua cor azul-turquesa, sem entrar na água.


Observando o mar na ilha grega de Cós.



A convidadiva piscina do hotel em Cós.



No Algarve, Portugal, meu quarto dava direto para a piscina do hotel,


Com camiseta de Copacabana na bela praia do Algarve.


Na praia da imperdível Ilha Bela-SP



Em uma piscina em Puerto Rico - USA, 1977.


No mesmo ano, nas Bahamas.


No navio Lapland, que nos levou a Åland...


Na piscina abarrotada de gente no cruzeiro que fiz aos Países do Plata.



Em Rio das Ostras-RJ, visitando o amigo Francisco e sua família. Esta foto tem uma história... foi a última vez que tomei banho de mar.




Na piscina da casa de meu filho nas férias de 2022.




Esta piscina tem uma história... quando chegamos a Joinville, na nomeacao como administradores do Lar, a piscina que havia estava atulhada de lixo e até pneus nela boiavam... A tarefa de limpá-la me desafiou e em pouco tempo os meninos se banhavam nela, para sua grande alegria!

___________________________

A seguir, as fotos da Islândia, com suas piscinas de água quente
provindas de vulcôes.




Moleza: cabeça fria pelos 10 graus Celsius e o corpo em temperatura de 38 graus, sensação ultra diferente e relaxante!


Depois de um tempo, fui provar outras piscinas do mesmo clube, mas nesta de 44 graus C a sensação já beirava ao desagradável ou quente demais.



Todas as piscinas do local têm águas que provêm da mesma fonte subterrânea.



O  fenômeno de, na terra que se chama literalmente "Terra do Gelo", haver águas termais! 

~o ~o ~o ~o ~o ~

Das dezenas de turnês pela ilha, uni-me somente a duas, uma delas à famosa "Lagoa Azul", igual no sentido de nadar em águas termais, diferente no preço, € 50.00...


Considerada pela National Geographic
uma das 25 maravilhas do mundo!



Lá chegando e olhando a desolação vulcânica à volta, é impossível imaginar que estávamos em um dos lugares mais maravilhosos do mundo!



Então coloquei "minhas bandeiras" para registrar que ali estive.



Quanto mais o céu se cobria de nuvens, mais as águas se tornavam azuis e suas margens escuras, percebi ao fotografar, sem maquiar a foto.



Quase à entrada... expectativa.



Saindo do enorme vestiário masculino, sem poder levar minha câmera, fotografei de uma janela a grande piscina natural...



Vista agora de um postal.


Pegando carona na foto de alguém que a visitou em um dia ensolarado, mostrando bem nítidas as nuvens de vapores. (Google)




Achei interessante e engraçado - porque traduz a sensação que se tem - o comentário de meu genro quando contei a nova aventura do sogro: "A pessoa deve sentir-se como um saquinho de chá!" Minha filha, que gosta muito de chá, gostou do relato e quem sabe um dia viajam até lá também.



Muito a ver com saquinho de chá, mas nada a Chá Leão (marinho, no caso)... rsrsrs
A sensação agradavelmente aquecida nos faz andar por toda a extensão e até tomar um milk-shake de cor azul, o que fiz ficando na fila em plena água para o barzinho e andando e sorvendo a bebida azul de sabor indefinido mas geladamente gostosa e por conta do ingresso.
E quando vi uma jovem tirando foto do pessoal na água, perguntei-lhe quanto custava... "Um sorriso", respondeu-me. E logo me enviava a foto por e-mail, gratuitamente.

~o~o~o~o~o~ 

The last but not the least

Meu saudoso pai, homem dos 100 passatempos, construiu este barco com seu irmão.


Mais tarde, comprou uma lancha e nela passeávamos
pelos rios e arroios de Pelotas.


Meu neto JV "saiu" ao seu bisavô e ama velejar, o que está fazendo no mar Báltico no momento em que preparo esta postagem. Fala em convidar-me... EU?? Gosto de água, mas duvido que aceite seu convite!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

1 Comments:

  • Então teu último banho de mar foi em Rio das Ostras...espero que não por ter sido tão ruim...rsrs. Só lembro que não fazia muito calor...era inverno aqui.
    (Francisco)

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, junho 20, 2023 8:09:00 AM  

Postar um comentário

<< Home