Paulo Franke

20 agosto, 2023

21/22.08.23 - Filmes onde aparece o Exército de Salvacão (1a parte)




Uma necessária longa introducão:

"Por que viajar a Hollywood, não seria esse um destino de viagem um tanto mundano ou, digamos, fútil?" alguns leitores poderiam questionar, estranhando por eu ser um homem de Deus.
Minha resposta, por estranha que pareça,  é não, se lembrarem do que tenho contado, que desde tenra idade eu assistia aos filmes de meu saudoso pai, um cinegrafista amador que amava Charlie Chaplin, e se lembrarem que os filmes da década de 50 envolviam temas históricos, religiosos, inocentes e nada a comparar com os filmes atuais cheios de violência, efeitos especiais e sensualidade.




   Ir ao cinema na década de 50 era um must e o passatempo preferido da juventude que assistia a filmes naqueles telões dos cinemas da época, diferentes das "salinhas" de shopping centers atuais. Assistir a filmes históricos e instrutivos era um complemento à vida estudantil; assistir a filmes bíblicos e mesmo a outros religiosos, comuns na época, foram influenciando minha vida até o dia quando, com 18 anos, assisti a um filme que culminava aparecendo o Exército de Salvação, um dos passos para que nele ingressasse nesta longa vida de serviço a Deus nesta amada organizacão-igreja.


A ideia de voltar a Hollywood-CA, onde estive por poucos dias no meu caminho obrigatório para a Austrália, em 1982, deve-se, portanto, a motivos um tanto saudosistas. Viagem essencialmente nostálgica, não só para cinéfilos que a lerem. A "recordação" foi até os tempos anteriores aos da infância, imaginando  meus saudosos pais jovens indo ao cinema nos anos 30, como recém-casados - belos como artistas (foto)! - depois deixando os filhos com alguma tia, um "relax" não para elas, tadinhas, mas para eles terem uma folga dos 5 ruidosos filhos.  Imaginação à solta e as saudosas recordações também!


Quando adolescente, mudei do cinema do bairro para os do centro, indo com os meus amigos geralmente da igreja. Mas recordo-me da fase quando os troquei por amigo errado, que me levava após o cinema para barzinhos e Deus, não satisfeito, fisgou-me através de um filme (abaixo, a ser comentado posteriormente), assim vejo o quanto os filmes antigos ajudaram na minha formação, espiritual também. E aquele em um sentido foi a minha "hora final", quando, por um motivo maior de vida, perdi o interesse por cinema, pelo menos com a frequência de antes.

Este grandioso filme, em inglês "On the beach", será comentado e mostrado o SA/ES quando eu postar sobre o grande diretor, Stanley Kramer.

**************************





Em 1892, na Austrália, foi fundado um departamento audiovisual que evoluiu para um estúdio, na cidade de Melbourne. Em 1898 foi lançado o filme "Nossos triunfos sociais", além de outras curta-metragens. "Soldados da Cruz" (foto), outra produção salvacionista, foi apresentado em 1900 para uma platéia de 4.000 pessoas. Em 1910, porque o cinema da época - iniciado pelos irmãos Lumiére em Paris - desenvolveu-se em uma direção que não correspondia ao alvo establecido pelo Exército, o estúdio salvacionista fechou as suas portas. (Pena!)

*******************
Mas isso não significou que o Exército
 sumiu das telas, pelo contrário... 
Vamos, então, aos filmes de Hollywood ou de outros estúdios onde aparece o Exército de Salvacão. Há os que recomendam bem nossa obra, há os que fazem o contrário, no entanto publico-os mesmo assim, pois divulgam nosso trabalho.
Os saudosistas terão chance de recordar dos "bons tempos de antigamente", uma vez que a maioria pertence a filmes do passado.

Nota - Nem sempre consegui os títulos ou sinopses em português; havendo interesse, recorra ao Google.com - tradutor.

**************************

Ver, gostar e amar (The Belle of New York)



Sinopse

O playboy de Nova York, Charles Hill (Fred Astaire) está causando dificuldades para a sua tia Lettie (Marjorie Main) e advogado, Max (Keenan Wynn)... Então conhece Angela (Vera-Ellen), que dirige uma banda do Exército de Salvação (Salvation Army*. Apaixona-se por ela que brinca com ele que se estivesse mesmo apaixonado seus pés deixariam o solo e flutuariam.

Trailer

* No minuto 1:29

The Belle of New York (1952) - Original Trailer - Fred Astaire, Vera-Ellen - YouTube

******************************

The mighty McGurk


The Mighty McGurk 1947 title sequence - YouTube

Trailer | The Mighty McGurk | Warner Archive - YouTube

Salvation Army no 0.28, 0:50 e 1:12

Cameron Mitchel como salvacionista

com Dean Stockwell menino


  • MIGHTY MCGURK, THE (1947) McGurk (Wallace Beery) is a drunken, broken-down ex-prize-fighter, now employed as a chucker-out at the Bowery saloon owned by Mike Glenson (played by Edward Arnold). McGurk trades insults with Mamie Steeple, the local pawnbroker (Aline MacMahon). Glenson's daughter Caroline is in love with Johnny, a roughly handsome Salvation Army officer who wants to close down all the saloons. Naturally, Caroline's publican father opposes the romance.

*******************************

Laughing Sinners




Exército de Salvação no minuto 3:49, pelo menos no trailer abaixo...



***********************

A volta ao mundo em 80 dias (Around the world in 80 days)


Sinopse

A Volta ao Mundo em 80 Dias acompanha o nobre inglês Phileas Fogg (David Niven) que aposta 20.000 libras com seus colegas do Clube Reformatório de Londres de que ele consegue dar a volta no planeta em exatamente 80 dias. Ao lado do engenhoso valet Passepartout (Mario Moreno), ele busca cumprir o seu objetivo com aventuras em todos os continentes, acaba conhecendo e se encantando pela bela viúva Aouda (Shirley MacLaine), ao mesmo tempo que, em uma conspiração, é acusado de ter roubado o dinheiro que investiu na aposta.

Elenco



e muitos outros!

Trailer

Around The World In 80 Days Theme - YouTube

Trailer do filme A Volta ao Mundo em 80 Dias - A Volta ao Mundo em 80 Dias Trailer Original - AdoroCinema

Cena final, quando faltavam minutos para terminar a aventura e ganhar o prêmio, o suposto Salvation Army quer converter David Niven:

Around the World in 80 Days - Just Before The Ending Credit - YouTube

*****************************

Os abaixo, atualmente indisponíveis, no entanto não custa tentar...

Penelope  (Penelope)


Sinopse

James (Ian Bannen) conhece Penélope (Natalie Wood) em um clube e após três semanas se casam. Depois do casamento as coisas mudam e James se afasta de Penélope, que coloca um disfarce e assalta o banco do próprio marido. O seu psiquiatra acredita que o seu estado emocional foi causado pelo excesso de trabalho e a falta de romantismo de James. Porém quando Penelope começa a confessar os seus crimes, ninguém acredita, pois todos são apaixonados por ela.

Exército de Salvação no minuto 25:43

Penelope 1966 Natalie Wood, Ian Bannen, Peter Falk, By Tito Sueldo subt - YouTube

****************

The last of the blonde bombshells


***********************
Continua
2a parte
23 e 24 de agosto

**********************************
Se você gostou, recomende!

https://paulofranke.blogspot.com

**************************