Paulo Franke

12 agosto, 2025

Casos Curiosos - General Eva Burrows - Parte 8


A frase "A quem honra, honra" encontra-se na Bíblia, no livro de Romanos, capítulo 13, versículo 7 (Rm 13:7)Este versículo instrui os cristãos a darem a cada pessoa aquilo que lhe é devido, incluindo tributos, impostos, temor e, especificamente, a honra às pessoas que a merecem.

Tendo iniciado esta postagem com este versículo, cabe aqui outra explicação a alguns leitores: General no Exército de Salvação é o líder mundial de nossa obra, no caso o chefe maior dos 133 países onde opera o The Salvation Army.


Conheci pessoalmente os Generais a partir de Wilfred Kitching, o sétimo nas fotos, quando já aposentado; falta-me conhecer o atual.

Mas voltemos à Eva Burrows (pronuncia-se Barrôus), a décima terceira General e a segunda mulher a ocupar o importante cargo de líder mundial do The Salvation Army.





No link abaixo, leia mais sobre o início de sua vida.


Conheci Eva Burrows quando fui o delegado brasileiro no Colégio Internacional em Londres (ICO), no verão de 1973. Na foto da 77a Sessão do ICO, estou na última fila, no meio, e Eva Burrows, a vice-diretora do ICO, ao lado do General sueco Erik Wickberg, na primeira fila.

-------------------------

Daqueles meses tenho muitas lembranças, algumas no mínimo divertidas ligadas a Eva Burrows...


Em visita a Sunbury Court, onde é hoje o ICO (foto), muitos candidatos ao oficialato se reuniam para ensaiar o musical "Espírito", Eva Burrows dirigiu uma reunião internacional, onde eu participaria cantando uma música brasileira. Escolhi uma que eu sabia, com muito ritmo: "Descendo a rua da ladeira só quem viu pode contar, cheirando a flor de laranjeira, Samarina..."
Terminada a minha tarefa, aliviado, Eva chamou-me para que traduzisse...  Problemas à frente, pensei, pois a música não era hino nem folclórica...  resumi, honestamente, que era "sobre uma jovem que um rapaz amava e tal e tal"... Todos riram e Eva parecia espantada. Mas, ensaiando seu novo musical, John Larsson, que foi também General e que foi criado no Chile, veio ao meu socorro elogiando a música no estilo sul-americano! Uff...



Dias depois, nossa turma assistia ao marcante musical "Espírito" no Corpo do Regent Hall, no centro de Londres.  Sentei-me na galeria e de repente Giselle Gowans sentou-se ao meu lado, acampanhando da galeria o script  e as músicas.
No final da apresentação, saindo às pressas, esqueceu-se do importante material.
Peguei-o e entreguei-o à Eva Burrows para que devolvesse à Giselle. Se entregara ou só fizera cópias nunca soube, mas sei que nos dias seguintes cantávamos as principais músicas do abençoado musical, anos mais tarde apresentado com sucesso no Brasil, ocasião quando interpretei o discípulo Pedro. Quando o General John Gowans visitou a Finlândia, contei à sua esposa Giselle o que acontecera naquela noite da première em Londres e ela riu bastante!


Áudio do Musical ESPIRITO apresentado no Brasil, no link abaixo.

---------------------------------------------


Como General, conversando com o famoso evangelista Billy Graham.

-----------------------------------------------------

Passaram-se muitos anos e só fui rever Eva Burrows em 1996, quando minha esposa e eu voltamos a trabalhar no Quartel em São Paulo, nossa sede nacional. Convidada especial como palestrante do Congresso Internacional da Igreja Metodista no Rio de Janeiro, reservou alguns dias para visitar o nosso Exército de Salvação em São Paulo, como general aposentada, no tempo quando era o Chefe Nacional o Coronel David H.Gruer. Anneli foi sua intérprete particular em todas as reuniões do evento.





Visitando cada departamento do Quartel Nacional, passou pelo nosso, de Literatura e Publicações. Quis ser fotografada com Anneli, que no início da década de 70, trabalhando em Nova York, levou-a para visitar instituições voltadas para a recuperação de dependentes de drogas. Ao final da visita, ela e minha esposa almoçaram juntas.


Muito à vontade comigo, comentou que eu não estava tão bonito quanto quando nos conhecemos no Colégio Internacional de Oficiais (ICO). E pode?

----------------------------------

Com o grupo de oficiais de São Paulo.

---------------------------------------



Eva Burrows gostava muito do meu testemunho, principalmente da parte - um dos passos para o meu ingresso no ES - que mencionava o filme, rodado na Austrália, sua terra, "A Hora Final" (On the Beach), baseado no livro de Nevil Shute, um autor australiano. Quando a encontrei pela última vez, em que foi a  palestrante no Congresso da Noruega, em 2008, fui convidado a um almoço para os delegados visitantes. A comida foi servida na grande mesa e quando ela entrou e me viu foi contando parte do meu testemunho, o do filme em que o ES aparecia nas cenas finais rodado na Austrália. Imaginem, sua memória em lembrar!! O CT da Noruega, que trabalhara também na Finlândia, Carl Lydholm, comecou a fazer sinais insistentes atrás dela para que eu a mandasse parar, pois a comida estava esfriando... Tarefa impossível: comemos comida fria (não é que na nossa idade um bom papo é muito mais importante do que uma boa papa? rsrsrs).

--------------------------------------------------

Voltando à visita em 1996...


Quando publiquei sua visita no "Brado de Guerra", ilustrei a notícia com alguns souvenirs australianos que tenho até hoje... e escrevi como subtítulo:

 Como um bumerangue, retornou ao nosso país, como um ursinho coala, cativou a todos, como um canguru, demonstrou agilidade surpreendente ao cumprir um extenso programa entre nós.


------------------------------------


O General André Cox, que foi CT na Finlândia, na foto quando visitou a Austrália e homenageou a General Eva Burrows, vivendo àquela altura na sua terra natal.


"Eu sonho com um Exército espiritualmente vibrante - forte biblicamente - culturalmente sensível - evangelicamente apaixonado - com a comunidade preocupado - e cheio do Espírito Santo." - General Eva Burrows.

------------------------------------------------------------

Ao anunciar sua "promoção à glória" (falecimento) no Facebook, mencionei:

Que descanse em paz a valorosa guerreira e embaixadora por Cristo, cujo grande feito foi, quando general,"ressuscitar" o trabalho salvacionista na Rússia e nos países ex-comunistas, no início dos anos 90, fechados desde a implantação do comunismo!


Tentei desenhar a grande serva do Senhor.

------------------------------------------


L I N K S




O Congresso na Noruega em que participei em  2009:

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/09/de-trem-pela-europa-14-oslo-noruega.html

A General na Wikipédia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Eva_Burrows

Veja e ouça-a em um video quando foi eleita general:

https://www.youtube.com/watch?v=WJKCrVyG5IQ

A ela, um merecido tributo:

https://caringmagazine.org/burrows:-tribute/

Generais que conheci:

https://paulofranke.blogspot.com/2013/08/dos-20-conheci-14-generais-do-exercito.html

Áudio do Musical ESPIRITO apresentado no Brasil

https://c.gmx.net/@334679105700108448/qJyQWRTjQwavFtFgnjUbfA/ROOT/ROOT

----------------------------------------------------

Atualizando as visualizações do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:
1602037

1.602.037 - 16 de agosto de 2025

Se aprecia meu blog - obrigado! -
 não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!


----------------------------------------------------------

Próxima postagem:

De repente, na minha frente (gente VIP, locais, situacões etc)


-----------------------------------------------------------