Paulo Franke

28 abril, 2012

6. FLORIANÓPOLIS, na Ilha de Santa Catarina


Na rodoviária de Porto Alegre tomei o ônibus de uma empresa que nunca tinha utilizado  antes e embarquei para Florianópolis, a somente 6 horas de viagem noturna, em um confortável ônibus que mais parecia fazer alguma rota ao pantanal matogrossense (percebam a pintura da onça acima dos pneus trazeiros).



Horas bem dormidas e bem cedo na manhã seguinte cheguei a Floripa.



Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina, embora visitada anteriormente, de fato pouco conhecia. Vivi duas vezes no estado de Santa Catarina, ambas na cidade de Joinville. Meu neto mais velho nasceu lá.
A ilha de Santa Catarina é ligada ao continente por três pontes, a ponte Hercílio Luz, a ponte Colombo Salles e a ponte Pedro Ivo Campos. Estas pontes vencem um canal que tem cerca de 500 metros de largura e até 28 metros de profundidade. O estreito formado dá nome a um dos bairros continentais da cidade e delimita as baías Sul e Norte (Wikipedia).



O convite me veio de uma prima em segundo grau, gaúcha que lá mora e que me deu hospedagem em seu apartamento no centro da cidade, bem próximo à Avenida Beira Mar.



Em um dia quando estava livre - é médica - levou-me a passear...



... e conferir as belezas da ilha...



... e de seu mar azul, começando com a Praia de Jurerê.



"Por que essa cara, Paulo?" Pena, talvez, de não ter trazido calção de banho!!



Naquele belíssimo bairro enche-nos os olhos as casas...



... algumas comparáveis às de Beverly Hills, sem muros nos jardins...



... onde vivem catarinenses, cariocas, paulistas - além de ricaços de muitos estados - e muitos, muitos argentinos e uruguaios!



Dali fomos para a Praia do Forte...



... outro lugar de paisagens tremendas...



... acentuadas pelo lindo mar catarinense.



Um pequeno museu onde foi o histórico forte.



Telhas portuguesas com certeza e a vista do mar e montanhas a perderem-se de vista.



E de repente... estarei vendo miragem?? Fazendo turismo como eu no local, vejo dois colegas gaúchos e sua filha que igualmente vivem na Finlândia e dirigem o Exército de Salvação na cidade de Oulu, no norte do país. Em férias no Brasil, tiveram a mesma idéia sem que o soubéssemos, e vieram à Ilha de Santa Catarina. Se tivéssemos marcado um encontro não teria dado tão certo!



E apressamo-nos a chegar à famosa Lagoa da Conceição...



... pois o sol começava a se pôr.



O dia seguinte foi combinado para encontrar meu sobrinho gaúcho que mora no norte da ilha...



... e o lugar marcado foi a Avenida Beira-Mar.



E eis que ele chega com sua moto, dando-me grande alegria em revê-lo!



Fotos e muito papo marcaram o encontro.



Artesão de talento, o sobrinho, que é descendente de alemães em ambos os lados, herdará minha coleção de latinhas de Coca-Cola internacionais, as quais transforma em canecas de muita criatividade (desfaz-se a piada do meu genro gaúcho, que brincava sobre quem herdaria aquela coleção que enche uma estante na nossa casa; já tem dono, rsrs!).



Meu sobrinho precisou voltar para o trabalho, que faz com suas habilidosas mãos, e eu tiro minha última foto à beira-mar (outras virão em outro lugar, visitado pela primeiríssima vez na reta final da viagem).

______________________


Para comemorar o aniversário de minha prima fomos a uma pizzaria em um lugar, entre pedras iluminadas, tradicional na ilha e muito bonito (não vi nada feio em Florianópolis!).  Privilegiado do grupo por ser o único parente da aniversariante, as demais pessoas na longa mesa eram casais da família de seu esposo e amigos de ambos, aos quais fui apresentado como "um primo da Finlândia".

 Algo aconteceu, no entanto, que me fez recordar a afinidade catarinense com os vizinhos gaúchos, pois não demorou foi decidido que homens ficariam de um lado da grande mesa e as mulheres de outro e aí a conversa deslanchou devidamente. Um tanto calado no canto da mesa, de repente puxei assunto com um dos convidados e conversamos sobre o que me chamara a atenção: o sotaque açoriano dos presentes, com o s no final das palavras um tanto parecido com o sotaque carioca (desculpem-me, amigos cariocas, mais bonito ainda!).

 Ah! e a pizza? Super deliciosa!

Florianópolis, principalmente, foi colonizada por portugueses açorianos e não somente o sotaque é indicação disso mas também muitos costumes e também peças de seu artesanato. De fato, quando visitei  São Miguel, nos Açores (ver link abaixo), na biblioteca local encontrei obras de autores catarinenses ou menções à Santa Catarina,  causando-me surpresa na ocasião a quase ausência de informações ligadas a açorianos que emigraram para o Rio Grande do Sul. Minha avó paterna, no entanto, era neta de açorianos - tua bisavó, prima! - da Ilha Terceira, comprovado por uma parente que escreveu a genealogia da nossa família por aquele lado, livro que me foi presenteado por um parente.

Foram dois dias super agradáveis, com certeza, pelos quais agradeço à querida prima que amavelmente me fez o convite de por lá passar e me recebeu tão bem!

________________________


L i n k


Minha visita aos Açores, na ilha de Säo Miguel


_________


Próxima postagem:

Um dia em Navegantes-SC visitando um jovem fiel leitor do meu blog.

______________________

3 Comments:

  • Floripa é a ilha da magia mesmo, né? hehe.
    Fiquei impressionado com a beleza das casas fotografadas, da a sensação de um lugar onde não há violência e tudo é lindo, hehe.
    Abraço

    By Blogger João Guilherme, at terça-feira, maio 01, 2012 9:26:00 PM  

  • Olha irmão. Foram muito boas as nossas ferias, e pelo que tenho acompanhado no seu blog, seu passeio também.
    Fico feliz pelo senhor ter esse privilegio de passear e escrever suas experiências unindo assim um grande grupo de a,Igor parentes e leitores de seu blog. Definitivamente , a escrita e um de ses dons. Abraços. Eliel.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, maio 02, 2012 6:59:00 PM  

  • Sempre sonhei morar em Florípa. Vendo suas fotos me fêz suspirar!
    Como já disse anteriormente, nosso planeta é lindo e vc já nos levou à muitos. Em todos os lugares encontramos beleza, mas nosso Brasil é especial!
    Obrigada por mais esse passeio, e foi interessante conhecer o sobrinho que herdará sua tão conhecida coleção de latinhas de Cola...rsrsrsrss....
    Abraços

    By Blogger Yara, at sexta-feira, maio 11, 2012 4:03:00 PM  

Postar um comentário

<< Home