Paulo Franke

10 julho, 2012

O programa RADIOfônico que levei ao ar - 1a parte

Primeira parte



Hoje os programas "O Louvor da Salvação", na época gravados em cassetes, estão guardados em uma pesada gaveta da nossa sala, que raramente abro, mas naqueles anos da década de 90 eram transmitidos a cada semana, principalmente pela Rádiotransmundial (TWR), ao Brasil de norte a sul, com ampla penetração nas regiões norte e nordeste de nossa terra.




Quando somos chamados ao escritório do chefe, algo importante significa... E naquela manhã dos anos 90, nosso querido chefe da época, Coronel David H.Gruer, chamou-me e responsabilizou-me por levar ao ar um programa radiofônico do Exército de Salvação. Foi uma surpresa para mim, mas não escondo que foi um desafio também... e, claro, algo mais acrescentado às minhas muitas tarefas como editor do jornal "Brado de Guerra - contra todo o mal", chefe do setor de literatura etc. No setor de traduções, no mesmo escritório de nossa sede, atuava a Anneli que, naturalmente, convidei para apresentar o programa - semanalmente - comigo.




Que nome dar ao programa? A idéia luminosa veio lembrando-me do ano de 1976, quando, promovidos pelo saudoso salvacionista Sr. Jurandyr Charão, levamos ao ar em uma das emissoras da cidade de Rio Grande-RS o programa que demos o nome de 
"O Louvor da Salvação". 
Dessa vez, passados tantos anos, voltava "O Louvor da Salvação", utilizando os estúdios da Rádio Transmundial (com Samuel Mattos na mesa de som), mas depois, através de uma doação certamente do Canadá (país de onde vinha nosso chefe), construímos o nosso próprio estúdio na Sede Nacional e gravamos lá os nossos programas (com Adonias Souza Jr na mesa de som).



Ao longo daqueles anos em que foi ao ar, recebemos muitas cartas, de ouvintes de todo o Brasil, de grandes, médias e pequenas cidades, que resumidas eu publicava no "Brado".



Quando foi o tempo de fazer algo diferente no programa, incluímos um concurso bíblico, e quem dele participasse, respondendo às perguntas que nos eram enviadas pelos correios, recebia novamente pelos correios um exemplar de "A Bíblia Viva". 



Que alegria - com alguma emoção até - quando muitos indígenas de uma tribo do Mato Grosso começaram a participar do concurso bíblico! Diversos exemplares de "A Bíblia Viva" foram enviados àquela tribo. E qual não foi a surpresa quando a missionária Rosinete Campos nos presenteou, como retribuição, o Novo Testamento na Língua Parecis (tesouro que guardo até hoje!). E penso: onde estará atualmente aquela nossa irmã em Cristo? (Se algum leitor por acaso a conhece, queira entrar em contato comigo, por favor.) 

_______________________

Como indicava o próprio nome do programa, ele incluía muito louvor, não só o atual da época, idem hinos tradicionais (e suas histórias, conteúdo atual do meu blog2), mas números por bandas internacionais do ES... e eu ficava imaginando o som dessas bandas ecoando pelos vales e montanhas do nosso Brasil!!
_ _ _

Passemos, então, a um comentário sobre o programa que na semana passada publiquei no YouTube...


Esta é a capinha do "O Louvor da Salvação" que escolhi para o YouTube (link abaixo):  Três tragédias marítimas ligadas à música evangélica e salvacionista, enfocando os navios "Cidade de Havre", "Imperatriz da Irlanda" e "Titanic". Na história da Banda do Canadá que estava no fatídico navio, em 1914, há a tocante menção aos membros salvacionistas da banda que entregaram seus coletes salva-vidas àqueles que não o possuíam..



O jornal  BRADO DE GUERRA atualmente chama-se RUMO. Em um dos números recentes, o tema Titanic voltou a ser abordado, em vista da apresentação do filme em 3D.



O programa ao que me consta nunca deixou de ser apresentado no Brasil, e o leitor poderá ouvir a nova edição do mesmo ainda através da Rádiotransmundial.

_________________________

LINK DO YOUTUBE - LINK DO YOUTUBE - LINK DO YOUTUBE 

...com uma SUGESTÃO aos colegas oficiais salvacionistas, pastores ou mesmo líderes de Escolas Dominicais de todas as idades: um dia, como algo diferente, fazer com que o programa substitua a palestra na reunião de homens, senhoras, jovens ou mesmo a lição do domingo...

E algo ainda mais... os queridos leitores - que têm lido o que escrevo no blog e visto minhas fotos - poderão ouvir nossa voz, talvez pela primeira vez, a minha, a da Anneli e a do nosso filho Aaron:


________________________


Outros LINKS deste blog

dentro do mesmo contexto:
____________

O Exército de Salvação  e o Titanic:

____________

Imperatriz da Irlanda - banda de metais naufraga com o navio: 


_____________

Ilhabela-SP - o nosso triângulo das Bermudas?

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/05/9-ilhabela-sp-o-caribe-no-litoral.html

______________

O Titanic foi um iceberg... e o que faz você afundar?

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/05/o-titanic-foi-um-iceberg-e-o-que-faz.html

_______________

Esta postagem estará incluída também no meu blog2, sobre histórias por trás de conhecidos hinos tradicionais:

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com

_________________

PRÓXIMA POSTAGEM:

RÁDIO - Você se lembra?... Eu me lembro... Segunda parte

3 Comments:

  • Depois de ouvir a dupla Debora Franke e Daniel Bastos ao final, deparei-me com uma sugestão do Youtube, como sempre acontece. Um video "O Louvor da Salvação". Surpresa fiquei por ainda não ter visto esse video!Pensei em cobrar do meu amigo por não ter divulgado tão boa apresentação. Ouvi um programa dinâmico com lindas citações bíblicas, hinos como Mais junto a Ti Senhor, As ondas atendem ao Seu mandar, cujos nomes não me lembro, mas que ficaram cravados fundos no meu coração, tendo o privilégio de ouvir a execução maravilhósa da banda do Ex.Salvação do Canadá, minha prefería. Relatos como os que aconteceu com os musicos no terrível acidente com o navio em 1914 quando entregaram seus coletes salva-vidas - que lindo exemplo de quem verdadeiramente "sabe lidar com a morte" Lindas palavras amigo!
    Orgulho de ter meu filho Samuel Mattos cooperando na parte tecnica nessa missão que abraçou, o de anunciar o evangelho através do Radio.
    Parabéns ao casal Majores Franke, Aaron Franke e Adonias Filho pelo lindo trabalho! Parabéns Paulo pela postagem. Você executou seu trabalho com muita competência!
    Sempre "O MELHOR DE NÓS PARA DEUS!

    By Blogger Yara, at terça-feira, julho 10, 2012 6:06:00 PM  

  • Adorei, amigo Paulo. Maravilhoso trabalho. De se orgulhar. Parabéns!

    P.S: Gostei de ouvir a voz de vocês :)

    By Blogger Anderson, at quarta-feira, julho 11, 2012 5:50:00 AM  

  • Parabéns pela locução e produção desses programas! Muito bom.
    abç.

    sDs

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, julho 11, 2012 11:49:00 AM  

Postar um comentário

<< Home