Paulo Franke

19 junho, 2012

Tocar e/ou Ser Tocado por Músicas ao PIANO.

Originalmente, as teclas pretas do piano eram feitas a partir de uma madeira escura e muito resistente, o ébano. As brancas eram de marfim, retirado das garras de elefantes. Hoje, embora os pianos sejam feitos de materiais sintéticos, a aparência das matérias-primas originais foi mantida. O instrumento tem sua forma atual graças ao italiano Bartolomeu Crisofori, que em 1709, batizou-o de “Pianoeforte”. O nome era uma referência ao tipo de som que produzia: em italiano, piano significa suave, e forte quer dizer alto. A palavra pianoforte era muito longa e, com o tempo, evoluiu para a forma atual, mais curta.

(Google)

historia do piano de cauda, dicas e curiosidades do piano


O piano, para surpresa de muitos, é um instrumento musical de corda. Também é definido modernamente como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os martelos tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao cravo. Os instrumentos diferem-se no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. No piano o martelo ressalta de imediato após tocar nas cordas e deixa a corda vibrar livremente.


Este piano tem uma trágica história. Não estava a bordo da última e fatídica viagem do Hindenburg, para o qual ele foi construído, mas foi destruído em um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Leia mais a respeito no link abaixo (foto: cortesia de Julius Bluthner Pianofortefabrik).




Na nossa família assim que tivemos condição financeira compramos um piano. Minha esposa incentivou nossos filhos a estudarem o instrumento desde bem pequenos. Os três começaram, mas somente a mais velha continuou, aperfeiçoando-se mais e mais, tendo sido a sua primeira professora a exímia pianista Sarah Monteiro Boccio, de família salvacionista.



Gosto desta foto da Deborah tocando no Corpo Central do ES de São Paulo nos anos 90, quando o piano de cauda foi adquirido (foto de Haroldo Lopes).



Aqui na Finlândia comprei para ela um cachecol em forma de teclado de piano, que muito usou. Não sei qual foi a história, mas um dia o vi no pescoço do nosso neto e gostei, pois era indício de que "o piano  na família continuava"... Nosso neto mais velho, na foto, ama música (e parece que comida também) e tem um piano eletrônico no seu quarto e pula do mesmo para o violão nos intervalos de estudos. Ele se chama João Vinícius e também toca muito bem bossa-nova, ritmo que continua com muito sucesso... fora do Brasil. 
Na igreja do ES toca trombone-de-vara.



Herança do avô pianista? Qual nada! Nesta foto de 1986 estou "tocando" para fazer um fundo musical no ambiente - ainda bem que barulhento! - do restaurante para os pobres no Exército de Salvação de Fall River-MA, onde trabalhamos. Tocando muito pouco, e só de ouvido, quis contribuir com aquele programa que atraía muita gente que, felizmente (que eu saiba), nunca se retirou... a fome falava mais alto do que a audição. Meu instrumento ficou sendo a vida inteira o violão.




Os instrumentos adquiridos enquanto os filhos moravam em casa se foram com eles, mas a música está sempre presente, como agora enquanto escuto o Mezzo, canal francês de TV.  Ou mesmo na decoração de minha esposa.




E quando o fantástico pianista chinês Lang Lang toca no dito canal de música clássica, paro tudo que estou fazendo para escutá-lo e ver suas expressões enquanto toca. A foto - de Paulo Freitas - dá idéia do quanto ele agradou ao público quando esteve em São Paulo (procure ouvi-lo - e vê-lo - acessando o YouTube).



Minha grande vontade de visitar a Polônia fiz coincidir com as comemorações dos 200 anos do nascimento de Chopin, em 2010. E naquela tarde chuvosa de domingo em Varsóvia fui ao parque ouvir o recital de um pianista interpretando o maior pianista de todos os tempos (veja link).



Da postagem de 2009 sobre a minha visita a São Paulo:

De repente, no metrô Praça da Sé, enche o ar a música "Imagine" de John Lennon... É o projeto cultural-musical que nunca vi em nenhum outro lugar no mundo, "Piano no Metrô". Qualquer pessoa que saiba tocar piano pode simples e espontaneamente tocar para o público.
_______________

O INSTRUMENTO INSPIRA POR SUA MÚSICA 
OU MESMO POR SEU FORMATO (fotos do Facebook).





_______________________



Nunca ouvi a música da parceria Paul McCartney-Stevie Wonder, mas quando li a mensagem publicada no The War Cry da Inglaterra, a transcrevi no jornal do qual eu era o editor no ano de 1982. Possivelmente a canção tenha "saído de moda", mas pelo seu apelo antirracista deveria voltar, sem dúvida.



A miniatura do apontador de lapis alemão em forma de piano de cauda, colocado sobre um pano de pegar formas quentes,  fez-me lembrar do versículo bíblico abaixo e do quanto a Bíblia menciona a música para louvar a Deus, inclusive com todos os tipos de instrumentos, conforme o Salmo 100.

"... Eis que passou o inverno... aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra." 
(Cantares de Salomão 2:11,12)



Uma de minhas irmãs recomendou-me o filme "O Pianista" e não descansou enquanto eu não o assisti, confesso comovido e maravilhado (recomendo!). Essa irmã tem um  filho pianista que seguidamente coloca assuntos sobre música no Facebook.


_______________




Hollywood Bowl. Meu saudoso amigo levou-me lá no primeiro dia do ano de 1982.
Dia muito frio em Los Angeles, mas o calor das recordacões ajudou-me a enfrentá-lo.
Um dos filmes do canal TCM a que sempre que está passando assisto é o "Anchors Aweigh" (Marujos do Amor), da MGM, de 1949,com Gene Kelly, Frank Sinatra e Kathrynn Grayson, com a participacão do famoso pianista italiano de Hollywwod, JOSÉ ITURBI, na magnífica cena do filme tocando junto com dezenas de outros pianistas estudantes exatamente neste lugar que visitei, o Hollywood Bowl:
Não deixe de clicar o link abaixo e deliciar-se com esse verdadeiro concerto de pianos:


http://www.youtube.com/watch?v=tbeozgkNj8Y

_______________

The last but not the least...






 A Serra dos Órgãos, um parque nacional do estado do Rio de Janeiro, recebeu este nome dos primeiros colonizadores portugueses, que achavam que elas se assemelhavam aos órgãos das catedrais européias. No centro está o pico conhecido como Dedo de Deus.

___________________




O assunto PIANO, vastíssimo, poderia estender-se bem mais, mas vamos aos Links:

- Saiba mais a respeito do piano de Hindenburg:


- Veja e ouça minha filha pianista acompanhando um coral:


- Leia s/minha visita à Polônia (e veja fotos da visita à sepultura de Chopin em Paris):


- Idem a postagem sobre os 200 anos de Liszt:


______________________

Link especial:


Jennifer e Jordan, netos de amigos meus - Sonia e Moisés -  de Belo Horizonte , tocam piano em parceria (youTube)

http://www.youtube.com/watch?v=vlUQrlO6Trw

______________________


Próxima postagem:

Um pouco mais de música...

A visita à Finlândia do Youth Choir do Corpo de Pasadena-CA na semana passada.

_____________________

6 Comments:

  • Bacana a pesquisa que vc faz e tanto acrescenta aos textos. Parabéns! Isso é estilo. Gostei muito do post sobre pianos. Ficou somente um gostinho de "quero mais". Me fez pensar em todos aqueles filmes que têm piano como pano de fundo (O Piano... O Pianista....e por aí vai). Um grande abraço e o meu obrigado pelas "pérolas". :0)
    Henrique

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 19, 2012 5:15:00 PM  

  • Obrigado! Nos links da postagem indico pelo menos dois filmes... da vida de Chopin e de Liszt.
    Paulo

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 19, 2012 5:17:00 PM  

  • Lendo seu artigo lembrei-me da expressão italiana "piano piano se va lontano" mas num sentido diferente; piano instrumento nobre produzindo sons magnificos de tal modo que quando alguém na familia toca fica feliz em transmitir esse don e amor à seus descendentes. Fico feliz em saber que meu sobrinho-neto JV herdou de ambos lados o don e prazer pela boa musica, que para mim é a linguagem do espirito. Assim um judeu conseguiu se salvar (filme o pianista) porque o militar com que se deparou se deixou levar (espiritualmente) pelos acordes perfeitos da musica e do talento do pianista ! Lembrei-me também da musica do grupo "Boney M" LET IT ALL BE MUSIC-...Let's Play The Music...Music Turns You Right.../ Music Set's You Free.
    Lindo também o piano em todas formas: fonte, jardineira , e do dueto perfeito mencionado no Brado de Guerra de sua redação!
    Parabéns !
    Analia

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, junho 21, 2012 7:36:00 PM  

  • É isso aí !!! o Piano foi e será considerado o "rei" dos instrumentos. Tanto é assim que é usado como o principal instrumento para compôr obras de orquestra etc.
    Até breve meu querido amigo!!!
    Ramón

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, junho 22, 2012 6:24:00 AM  

  • Olá AMIGO Paulo realmente a música composta por Paul e Steve Wonder Ebony and Ivory é linda e tem tudo a ver com oque vivemos no mundo hoje (ainda).
    Sua família e seus dons musicais (e a decoração também viu !)são relatos que adoro ler no seu blog!
    Um abraço!

    By Anonymous evelize volpi, at sexta-feira, junho 22, 2012 9:40:00 PM  

  • Olá tio, ótima postagem. Amo também o piano, principalmente quando ouço obras deste instrumento que vão de Haydn a Chopin. No entanto, rivaliza com ele o amor que tenho pelo cravo, gostaria de um dia ter um para melhor interpretar obras de Frescobaldi, Purcell, Couperin, Rameau e Scarlatti, compassitores que também aprecio demais. Lamento o fato de perceber que nos últimos vinte anos o piano tem agonizado, do ponto de vista artístico, devido ao mau uso do mesmo por alunos ou músicos com gosto duvidoso quanto ao repertório. Um abraço.

    By Anonymous Roger D Franke Ferrer, at domingo, julho 01, 2012 12:40:00 AM  

Postar um comentário

<< Home