Paulo Franke

20 junho, 2012

PASADENA-CA Youth Chorus / CongreSSo-2012


Vamos ao congresso...



... que, com americanos no pedaço, promete ser um congresso diferente!! Em um congresso de jovens em 1985, nos EUA, a Coca-Cola ofereceu refrigerantes às  centenas de participantes com uma garrafa comemorativa ao evento, hoje uma raridade que ganhei de um amigo.


Para liderá-lo neste ano na Finlândia foi convidado o Com. James Knaggs, chefe do The Salvation Army do Oeste dos EUA, com sua mulher Carolyn.
 Ao aceitar o convite, o mesmo perguntou: "Posso levar um coral comigo?" Porque todas as despesas seriam pagas por eles, foi aceita de boa vontade a sua sugestão, e assim tivemos para abrilhantar o nosso congresso o excelente Coral Jovem de Pasadena-CA, no final de semana 16/17 de junho de 2012, em Helsinki.



A primeira reunião em que os vi cantar foi ao ar livre no parque.



A jovem à esquerda na primeira fila veio logo cumprimentar-nos: é casada com um brasileiro, salvacionista de Brasília-DF.







Muita gente parou para vê-los e ouvi-los naquela manhã ensolarada de sábado.



Fui assisti-los vestindo uma T-shirt bem adequada, 
com o nome do ES em inglês e espanhol, 
já que a maioria dos 65 componentes são americanos, americanos-hispanos, afro ou asiáticos, um grupo multicultural vibrante, bem ao meu gosto! As bandeiras que usam na camiseta dizem respeito aos países da atual turnê: Finlândia, Inglaterra e Estônia.


Minha mulher também estava no parque - com nossa filha - e foi a intérprete do inglês para o finlandês quando foi preciso.




O congresso foi realizado na grande e bonita Igreja Pentecostal Salem.





O Coral Jovem, que tem a grande maioria de componentes salvacionistas do Tabernáculo de Pasadena (com um pequeno grupo de amigos), já se apresentou no Havaí, na Nova Zelândia e na Austrália.


A fundadora e líder do coro, Barbara Allen, é de nacionalidade inglesa, salvacionista e dirigente profissional de corais. Seu marido participa como músico e dois filhos cantam no coral.


Minha filha Martta interpreta uma palestra do finlandês para o inglês; sentados aparecem o chefe da Finlândia e o visitante, que nos trouxe mensagens muito oportunas e abençoadas.

.
Temppeliaukio em finlandês, Tempelplatskyrkan em sueco, mas para os turistas este ponto imperdível é a Rock Church (Igreja da Pedra). Uma imensa rocha foi dinamitada várias vezes e nasceu um dos templos mais belos que já tenho visto - a primeira vez em 1973 quando participei do primeiro congresso nesta terra de minha esposa, representando o Brasil. Ao longo de décadas, os festivais do congresso têm sido realizados neste belíssimo lugar e a visita do Coral Jovem de Pasadena não foi exceção (foto Google).



O coral jovem já fez concertos com as Bandas salvacionistas do Estado-Maior de Nova York e do Canadá...


... bem como já se apresentaram junto com artistas como Andrea Bocelli, Susan Boyle, Michael Bolton e Katy Perry.

Fotos na Igreja Pentecostal Salem e na Rock Church: Rodrigo Miranda.



O Pasadena Tabernacle é um Corpo salvacionista muito musical - aqui a banda apresentando-se no centro da cidade.



A banda unida de Los Angeles é o grupo mais antigo a participar na tradicional "Parada das Rosas" (Rose Parade em Pasadena.


_______________________
_______________________
_______________________


Abaixo, alvos do Exército de Salvação sob a direção internacional da General Linda Bond, em 124 países:



_________________________________
___________________________
__________________

L I N K S



Na apresentação bem recente do musical ESPÍRITO 2 em Los Angeles-CA, compareceram o General John Larsson e sra. (foto). As irmãs cariocas Raquel e Rosângela, lá residentes e salvacionistas no Corpo de Pasadena, cederam-me a foto. O General lembrou-se de, quando trabalhava no Chile nos anos 80, ter sido convidado para presidir um congresso de jovens em São Paulo, ocasião quando apresentamos - no Teatro de Cultura Artística e no Auditório MacKenzie - o musical ESPÍRITO, do qual foi o compositor em parceria com o autor, John Gowans.

Musicais que deixaram saudade: 

_________________________________

Veja e ouça o Youth Chorus em filmagens - amadoras - no YouTube:


________________________________



No primeiro dia do ano de 1982 assisti a tradicional Parada das Rosas (Rose Parade) em Pasadena-CA.
No carro alegórico o ator Ricardo Montalban - abaixo, a foto que tirei ao ver o patrono da parada naquele ano, o famoso ator James Stewart:



http://paulofranke.blogspot.fi/2008/12/rose-parade.html



O International Open Gospel Choir, que iniciei poucos meses depois que chegamos à Finlândia (janeiro 2000), cantou algumas vezes na Rock Church, participando nos cultos em inglês lá realizados:

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/11/international-open-gospel-choir.html

/o/ /o/ /o/ /o/ /o/ /o/ /o/ /o/ /o/

Y

4 Comments:

  • Muito interessante esta postagem amigo Paulo Frank !
    Gostei muito!

    By Anonymous evelize volpi, at sexta-feira, junho 22, 2012 9:34:00 PM  

  • D+ essa Igreja na Rocha. Qdo um dia estiver por aí, vou certamente clicar muito esse espaço. Além da beleza, é uma construção emblemática, pois que toda igreja há que estar "alicerçada" na Rocha maior,que é Cristo. Deve ter sido mesmo um belo congresso, e ainda que não esteja ativo nas fileiras, nos enche de um "orgulho santo" e salvacionista.

    By Anonymous Francisco S V Filho, at sábado, junho 23, 2012 2:59:00 AM  

  • Que vontade de estar aí participando desse encontro maravilhoso e repleto de eventos musicais...coisa que me enche de prazer principalmente quando o que se interpreta são louvores à Deus. Deve ter sido uma benção ouvir tantos jovens nesse louvor.
    Essa igreja fincada na rocha é bastante sugestiva, lembrando as palavras de Jesus!
    Obrigada por nos levar até lá amigo Paulo!

    By Blogger Yara, at quarta-feira, junho 27, 2012 5:04:00 PM  

  • I checked out your blog. Very exciting it must have been, to have the choir there. I am sure it brought back many wonderful memories for you. Martta, Leandro and family look so good, and peacefully happy. Be blessed, both you and Anneli:)
    Susan Wittenberg

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, junho 28, 2012 8:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home