Paulo Franke

06 novembro, 2012

Stainglasses = Like! / Vitrais = Curto!

vitral (da lingua francesa "vitrail") é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo gótico.

[editar]O vitral originou-se no Oriente por volta do século X. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.

Falou e disse, Wikipedia! Obrigado!



Na igreja onde fui batizado quando bebê*, a Igreja Episcopal Anglicana, há um vitral pequeno no escritório da hoje catedral em Pelotas-RS. Quando fiz 50 anos, fui procurar o meu nome no registro de batismos e achei. Aproveitei para fotografar a respectiva página e também um pequeno vitral, entre muitos - bastante familiares - que existem na hoje catedral. Os que de madrugada me buscam me acharão, uma versão antiga de Provérbios no vitral gravada inspirou-me a a uma meditação no livro que escrevi, aplicando como lição que aqueles que acompanham seus pais  à igreja quando pequenos tendem a permanecer assíduos à igreja.

* como adulto, no rio Jordão, em Israel.


No Exército de Salvação, que de modo quase geral tem seus templos modestos, não encontramos vitrais. A grande exceção no Brasil foram os famosos vitrais do "Rancho do Senhor", uma mansão originalmente de um médico benemérito que foi adquirida há décadas para ali funcionar o lar de amparo à mãe solteira, de primeira gravidez,  e seu bebê (hoje em novo endereço)


De outro lado do salão de reuniões, a visita dos anjos aos pastores era o tema do belo vitral, que se enchia de significado durante a época do Natal.


E o vitral com a cena da crucificação trazia ainda mais beleza e reverência ao lindo local. Para melhor salientar-se à noite, mandei colocar um holofote atrás do vitral.


Outrora uma capela católico-romana, por sua beleza extasiava os visitantes e as novas jovens que ingressavam no Lar, principalmente durante os cultos dominicais que eram feitos neste lugar da instituição, assim como, com o consentimento de cada uma, a dedicação de seus filhinhos a Deus em domingos considerados especiais.


Quando administradores, em 1979-80, comemoramos dois Natais naquele lugar privilegiado de nome humilde, "Rancho".


Um outro vitral, talvez esquecido pelos visitantes, era bem conhecido das internas, 
que subiam esta escada para amamentarem seus bebês no bercário.


Alguns  leitores certamente se lembrarão deste vitral no The Cedars, o Colégio Internacional de Oficiais (ICO), em Londres.

Este vitral, com o lema em idioma alemão,"Sangue e Fogo", na bandeira, é de algum país onde trabalha o Heilsarmée.


A Igreja Episcopal St. Thomas, na Quinta Avenida, em Nova York, foi um convite para que eu adentrasse, conferisse a sua beleza e me lembrasse dos meus tempos bem distantes de episcopaliano.


O mesmo aconteceu recentemente, desta vez na Igreja Episcopal da Escócia, St John, em Edimburgo. O primeiro olhar, lembro-me, era para o quadro dos hinos que seriam cantados no culto.


E os vitrais da igreja da infância eram analisados e admirados, principalmente enquanto o reverendo  trazia o seu sermão, difícil demais para a cabeça de um guri!


A Igreja de St. Gyles, em Edimburgo, que visitei algumas vezes...


... inclusive para assistir a um concerto de música clássica.


Na religiosa Polônia, um vitral de uma igreja na Cracóvia.


O famoso vitral da Catedral de Notre Dame, passeio obrigatório a quem visita a capital francesa.


Meu neto, com quem viajei a Paris, indicou-me a visita à La Chapelle, onde já havia ido.


Realmente, impressionante, vitrais à toda volta!


Quando vivi em Brasília-DF, um lugar obrigatório para mostrar aos que me visitavam era a Igreja de Dom Bosco com seus vitrais azuis em toda a volta do templo, um espetáculo de grande beleza!


Bela foto de minha filha, que foi recentemente a Paris com sua caçulinha.


Em Pelotas ainda há os vitrais na parte superior de portas, arte pura preservada. (foto: Projeto Pelotas Memória)


Meu saudoso pai e algo dele que ficou pra mim... o gosto por bons filmes antigos noir (era cinegrafista amador) e o peso de papéis de vidro com o seu nome.


Um vitral moderno, da Igreja Presbiteriana de Santos-SP.



A estrela de Davi em vitral de uma Sinagoga.

Um dia uma colega pediu-me a permissão de usar um desenho que fiz, baseado na profecia da vinda do Salvador, em Malaquias 4:2: ... Para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos na estrebaria. Dias depois presenteou-me com o "vitral" que fez com seu grupo de artesanato.

ÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅ

The last but not the least

Quando pediram a uma menina que definisse"santo", ela apressadamente respondeu: "uma pessoa pela qual a luz atravessa"!

Bela ilustração de santos, como a Bíblia define os cristãos genuínos e não determinadas pessoas piedosas ou "canonizadas". 

"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos..." (1 Coríntios 1:2); "Saudai a todos... os santos." (Hebreus 13:24); "Sede santos porque eu sou santo"(1 Pedro 1:16); "A mim, o menor de todos os seus santos..." (Efésios 3:8)

ÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅÅ

L i n k 

Pelas igrejas de Edimburgo, Escócia:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/09/iii-pelas-igrejas-de-edimburgo-john.html

(postagem em diversas partes).

______________________________