Paulo Franke

25 abril, 2013

4. MUNIQUE - Ao longo do rio Reno - Colônia


Tomei o trem noturno de Munique para Veneza e na noite seguinte o mesmo esquema que fazia parte da "condensação de roteiros", que, confesso,  até me divertia um pouco e dava um toque de aventura já em si ligado à InterRail (fora a economia que eu fazia).   Se eu tivesse visto a foto abaixo de Munique, talvez não teria reduzido os dois dias planejados  para duas horas... 



Mas acontece que o dia estava ultra nublado, o frio continuava na Alemanha e então, ao chegar bem cedo, simplesmente caminhei pelo centro da famosa cidade, só pra dizer para mim mesmo que meus pés lá tocaram.


No meio da noite anterior, no trem noturno italiano muito precário, olhei pela janela e vi que paráramos em Salzburgo, na Áustria, a cidade da "Noviça Rebelde" cuja visita aos locais onde foram filmadas as cenas exteriores fizeram parte da minha segunda InterRail. Grande passeio sempre lembrado! (ver link abaixo).



Chegando na cidade, a fome me dominava, pois no trem italiano não havia restaurante e assim foram cerca de mais de 10 horas de viagem "no seco", pois nem se podia tomar a água da torneira dos sujos banheiros da segunda classe. 



Depois do café na estação ferroviária, naquele domingo pela manhã, resolvi caminhar e registrar minha passagem pela famosa cidade.



Nos olhos, sinais de uma noite super mal-dormida.


Uma igreja católica de bela construção.


O patrono da cidade, São Miguel Arcanjo, se estou bem lembrado.


Mal podia acreditar que caminhava sozinho nas ruas completamente desertas da badalada Munique...


Munique, a cidade de grandes ajuntamentos durante a tradicional Oktoberfest (como não bebo, não senti falta!), a cidade do Bayern Munich, grande time de futebol alemão (como só assisto a jogos durante as Copas do Mundo, também não senti falta de assistir a um!), cidade que recebe milhões de turistas (mas naquela manhã cedo eu parecia o único no pedaço)


Nos fantásticos trens da Alemanha, quantas vezes fui tomar um café ou fazer um lanche nos vagões-restaurantes enquanto admirava a paisagem!


A "tesourinha" fez novo corte no roteiro... De Munique, onde o plano inicial era passar dois dias e passei duas horas, vi de passagem  Stuttgart (foto), embora também tivesse planejado nela passar dois dias... Quem sabe uma outra vez??

Nota:

De Stuttgart de fato cheguei a Heildelberg, um dos grandes motivos desta InterRail, lugar belíssimo que há anos queria conhecer... e conheci... e vibrei com isso! A próxima postagem - uma postagem "diferente" e muito a ver com os meus amigos cinéfilos - será dedicada aos dois dias maravilhosos que passei na famosa cidade alemã!

As fotos a seguir, portanto, ao longo do rio Reno e em Colônia, foram tiradas a partir de Heildelberg.


O trem de Heildelberg a Colônia percorre um longo trecho costeando o belo rio Reno/Rhein.


O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça, no cantão de Grisões, a montainte de Coira, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior (em alemão, Vorderrhein) e o Reno posterior (Hinterrhein).


Já percorri um trecho dele durante o ensolarado verão na minha primeira InterRail.


Ainda que com o céu nublado, valeu ver cidadezinhas típicas alemãs...


 ... e embarcações de todos os tipos que trafegam pelo rio...


Junto com o Danúbio, o Reno constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano. Os romanos chamavam o rio de Rhenus. Desde essa época o Reno é um curso de água muito usado para o transporte e o comércio.


Desagua no mar do Norte misturando suas águas com as do rio Mosa no grande delta. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos. 


Constitui a fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França.


Incontáveis castelos ao longo do rio. Quanta história!


Mesmo assim, o barulhinho do trem sempre convida a um cochilo!


E assim cheguei a Colônia/Köln, exatamente como na primeira vez, com tempo de somente fotografar a famosa catedral (aquela do rótulo da antiga "água de colônia"), vizinha à ferroviária, e correr para o próximo trem... para a Bélgica!


Já estive aqui antes, mas na outra ocasião entrei para conhecer a sombria grande catedral.


Olhando para o relógio, corri para tomar o próximo trem... com escala em Bruxelas e de lá seguir para Bruggs, cidade onde nunca estive antes.
_________________________________

L i n k s

A postagem que recebeu muitas visitas:
visita a Salzburg e às locações do filme
"A Noviça Rebelde" (Sound of Music), na primeira InterRail:



Em outubro de 2012, indo participar do primeiro Congresso Europeu do Exército de Salvação, na República Tcheca, viajei Lufthansa e passei horas no magnífico Aeroporto de Munique de onde tomei um avião da EMBRAER para Praga. Confira o aeroporto onde se toma café, chocolate ou café, inteiramente grátis, além de outras comodidades:


Quer saber mais a respeito de Munique?


E sobre as fatídicas olimpíadas de Munique?


___________

Próxima Postagem:

Em Heidelberg - "cidade do 'Príncipe Estudante' da MGM"

__________________

1 Comments:

  • Que sofrimento de 10 hrs a seco no trem italiano heim?
    Mas é sempre aprazente viajar!Depois veio a recompensa ... que agradável lanchonete no trem alemão!
    Bayern de Munich pegou ontem o considerado, melhor time do momento, Barsa da Espanha e deu de 4 X 0!
    O que tem a ver com a postagem? ... não sei!Mas lembrei-me no momento que ví a foto da cidade.
    Valeu o passeio Paulo.

    By Blogger Yara, at quinta-feira, abril 25, 2013 5:20:00 PM  

Postar um comentário

<< Home