Paulo Franke

15 outubro, 2013

"Olhando as folhas mortas..." / Outono (fotos e Nat King Cole)

Os leitores românticos podem ler esta postagem 
ao som de Nat King Cole cantando a mais famosa música de outono 
"The autumn leaves".


(Ou, se preferir, Doris Day ou Edith Piaf cantando a mesma cancão)


Olhando as folhas mortas, sopradas pelo vento, eu sinto o frio da solidão...
Há também a deprimente "Concerto de Outono", nada a ver comigo, graças a Deus, que sou depressão-free! Mas muitos nesta terra finlandesa sofrem disso nesta época do ano, e mais e mais à medida que os dias escurecem, antecipando o longo inverno.


Outono... beleza que se repete nesta terra de estações bem definidas.


Não se precisa ir longe para ver as maravilhas do outono... esquina do nosso prédio.


Ou se pode simplesmente olhar pela janela, no nosso apartamento que dá para duas ruas.


O paredão de hera verde que no outono fica vermelha.


Bem perto de onde moramos, o shopping center ainda não concluído, contrastando com...


... o quartel do tempo do domínio russo e suas casas de madeira.


Tenho acompanhado desde o início esta vizinha maravilha da engenharia moderna:


... um moderno shopping center sendo construído sobre uma rodovia de duas pistas...


... uma das que corta o país do sul ao centro...



Helsinki - Hämeenlinna - Tampere


Visto de outra ponte.


A cinco minutos do shopping, esta pontezinha no meu caminho...


... para o clube de natação, aonde vou duas vezes por semana, à beira de um dos belos lagos da cidade.


Várias piscinas etc. aquecidas no, em finlandês "uimahalli" e em sueco "simhallen". Hidromassagem, sauna etc. E acrescento: entrada baratíssima, também por conta do retorno do imposto que se paga



As bétulas, que logo não terão mais folhas...


... e os pinheiros, com seu verde perene.


Outra atividade de duas vezes por semana: ajudar de alguma forma minha esposa, ainda não aposentada, nas atividades do Exército de Salvação.


Minha "ajuda" é principalmente atrás deste púlpito, com decoração baseada no Salmo 84:3: O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! 
Comentaristas dizem que as aves se sentiam tão à vontade no altar do templo que nele faziam seus ninhos.


Finalizando, a famosa foto tirada do nosso quarto...




... e de nossa cozinha, onde plantas verdes da esposa misturam-se com o amarelo da árvore lá fora - mais um vaso branco e um adorno azul, temos as cores do Brasil!!

________

L i n k

Hämeenlina - onde vivemos - no outono:
(tenho escrito este mesmo post a cada estação do ano)