Paulo Franke

03 março, 2014

Morre a mais velha sobrevivente do HOLOCAUSTO, Pianista, OSCAR

No dia de sua morte
tomei conhecimento de sua vida...


... pela BBC World de Londres.


Alice Herz-Sommer, a mais velha sobrevivente do Holocausto, cuja história foi retratada num documentário nomeado para os Óscares, morreu em Londres aos 110 anos, anunciou no domingo a sua família.
A judia oriunda de Praga passou dois anos durante a II Guerra Mundial no campo de concentração de Terezin, na atual República Checa, onde tocava piano, distraindo os seus colegas de prisão.
Alice Herz-Sommer morreu tranquilamente acompanhada pela família na manhã de domingo, disse o neto Ariel Sommer.
A vida de Alice Herz-Sommer, que foi amiga do escritor existencialista Franz Kafka, deu origem ao filme ‘The Lady In Number 6: Music Saved My Life’.
A curta-metragem de 38 minutos, na qual a heroína conta a sua vida e afirma a importância da música e do riso para uma vida feliz, foi nomeada no domingo para o Óscar de melhor documentário. Cerca de 140.000 judeus foram deportados para o campo de Terezin, dos quais 33.430 morreram. (Google)
Em 1943, Alice, uma proeminente pianista, seu esposo e filho menor foram deportados para o campo de concentração de Terezin (ver link). A mãe de Alice e seu marido pereceram, mas Alice e seu filhinho sobreviveram. Alice tocou em mais de 100 concertos para seus companheiros prisioneiros no campo, dando-lhes e a si mesma conforto e esperança. Seu filho foi uma das 93 crianças - de 15.000 - a sobreviver naquele campo.
A Century of Wisdom (Um século de Sabedoria) é uma coleção de histórias da vida de Alice que, a despeito de viver uma experiência terrível, conservou seu otimismo e alegria.

Na opinião de Alice...

- Cada dia é um milagre.

- Gratidão é essencial para ser feliz.

- Compreender os outros conduz-nos à paz.

- Nunca estou cansada porque minha mente é ativa.

- Nós não precisamos de coisas, amigos é o que há de mais precioso.

- Generosidade acima de tudo.


 "Cada dia na vida é bonito... cada dia!"


"Quando você é otimista, quando você para de se queixar, quando você olha para o lado bom da vida, todo o mundo ama você."
Alice Herz-Sommer, 110, a mais velha sobrevivente do Holocausto morreu em 23 de fevereiro de 2014.

Alice viveu profundamente sua vida espiritual. A música era sua linguagem, e referindo-se a isso declarou: "Eu tenho vivido minha vida através da música e morrerei tocando".
Uma testemunha das duas grandes guerras mundiais, e uma sobrevivente dos horrores de Hitler, viveu sua vida praticando o perdão. "Não odeio ninguém; o ódio somente traz mais ódio." Sua vida de transcendente humanidade é o seu legado imortal. Apesar de tudo que sofreu e testemunhou, não abrigou amargura em seu coração. (Google)

"Tudo é um presente" (ouça-a tocando piano)

http://www.aish.com/sp/so/Everything-Is-a-Present.html

E saiba mais sobre sua vida:

http://www.youtube.com/watch?v=LrXHcQyixTE


Na entrega dos Óscares-2013, ontem ocorrida em Los Angeles, "The Lady in Number 6; Music saved my life" (A música salvou minha vida), dirigido por Malcolm Clarke,  ganhou o Oscar de Melhor Documentário de Curta Metragem.

__________________________


Quando o Exército de Salvação Europeu realizou um grande congresso em Praga (República Tcheca), em outubro de 2012, como não conhecia o país nem sua belíssima capital, fui participar do evento salvacionista.

Certo dia, visitei o Campo de Concentração de Terezin, onde Alice Herz-Sommer e seu filho foram presos. Veja minhas fotos e impressões deste "campo diferente", reservado, digamos, aos judeus ricos, que pagavam fortunas esperando nele sobreviver, o que raramente acontecia uma vez que, mesmo assim, foram transferidos para campos de extermínio.

Leia mais:

Copie e cole na sua barra de enderecos:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/10/iiio-campo-de-concentracao-de-terezin.html

_______________________

2 Comments:

  • Linda postagem meu amigo, gostei muito de saber mais sobre essa senhora, que ao assistir a entrega do Oscar, sua história me chamou a atenção e já estava indo mesmo pesquisar sobre ela.
    Obrigado sempre pela atenção a estes temas que nunca poderão ser esquecidos pela humanidade.
    Que exemplo de vida, amor, perdão e existência feliz.
    Um abraço!

    By Anonymous evelize volpi, at segunda-feira, março 03, 2014 11:24:00 PM  

  • Gostei especialmente do artigo de Alice Herz-Sommer - inspirador !
    Agora quero assistir "The Lady in Number 6; Music saved my life"

    Obrigado!

    Thierry Meylan
    Recife-PE

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, março 07, 2014 4:00:00 PM  

Postar um comentário

<< Home