Paulo Franke

24 junho, 2014

4. Copa de 1958... O estádio de Råsunda reuniu os craques antes de ser demolido...

Onde você estava durante a Copa do Mundo de 1958?...
Este subtítulo não vai "funcionar" para a grande maioria dos meus leitores, pois responderiam: "Eu nem havia nascido!"
Mas eu me lembro muito bem do jogo da vitória... eu estava fazendo exame de meio de ano no ginásio. E o homem que trabalhava no colégio e que nos "vigiava" estava tão empolgado que ia para a janela gritar de alegria a cada gol da Seleção. Enquanto isto, os colegas na sua maioria ficavam "colando"... (Desculpem-me se o termo não é mais este, mas a verdade é que eu não "colei", disso eu me lembro). 
Ah! idos de 1958!!












Copa do Mundo 1958



A Federação Sueca promoveu nesta terça-feira (14.08.12) o encontro entre os finalistas do confronto Brasil x Suécia que decidiu a Copa do Mundo de 1958. Os ex-jogadores se reuniram no mesmo Estádio Råsunda, palco daquele jogo histórico, no dia 29 de junho.
Pelé, Zito, Pepe e Mazzola, os brasileiros presentes, vestiram a camisa da Seleção Sueca. Foram abraçados de maneira emocionada pelos adversários de 1958.(Wikipedia)

Trata-se, naturalmente, de uma postagem que já apareceu no meu blog1. Tendo trabalhado no ES por um tempo na Suécia, minha filha Martta e o restante da família passaram quase um ano em Gramado-RS e novamente voltaram para a Finlândia, onde vivem agora na capital Helsinki.


Fotbollstadion Råsunda, em Estocolmo, foi aberto em 1937 e fechado este ano. Em novembro p.p. começou a demolição do histórico estádio onde o Brasil jogou e ganhou a primeira Copa do Mundo, em 1958. Em agosto houve a partida final naquele estádio, que reuniu jogadores do Brasil e da Suécia, com o resultado de 3x0 para o Brasil. (foto Leandro Vargas da Silva)

O genro gaúcho Leandro, transferido para a Suécia naquele mês, embora recém-chegado ao país, não deixou passar a oportunidade e levou seu filho para assistir ao jogo. Na foto, com uma gremista  de Porto Alegre.


No metrô de Estocolmo, o netinho exibe o ingresso para a histórica partida.


E, para o avô fotografar, em casa vestiu o cachecol comemorativo, que usa para se proteger do frio ao ir à nova escola em Estocolmo.


Ulf, o filho sueco de Garrincha, estava presente à ocasião também histórica e comentou sobre a participação de seu pai, que não conheceu, na Copa de 1958.  Através do Google, veja outras reportagens sobre Ulf, inclusive sua viagem ao Brasil para visitar suas irmãs, o Clube Botafogo etc. Alguns anos antes, visitei uma amiga gaúcha na cidade sueca de Halmstad, onde Ulf reside.

_______________________________

Próxima postagem:

Maria Della Costa em 3 atos

E logo, mais uma relacionada à Copa do Mundo.