Paulo Franke

05 março, 2015

Nos bastidores de "A Novica Rebelde/The Sound of Music", há 50 anos...



"A NOVIÇA REBELDE" 

(The Sound of Music)

50 anos do maior dos musicais!

A mais sublime concepção do cinema!

por RICARDO ANTONIO DOMENEGHETTI, um expert em "A Noviça Rebelde", meu amigo no Facebook.


Os alpes austríacos estão relacionados entre os mais belos lugares do planeta. Os picos majestosos, as verdejantes colinas e os profundos lagos azulados combinam maravilhosamente para dar uma atmosfera de beleza e tranquilidade.
Para Maria (Julie Andrews), uma noviça do mosteiro de Salzburgo, eles possuem algo especial. Ela está acostumada a se atrasar para seus deveres porque fica atraida pelas montanhas, ora vagando ou cantando para si e a natureza.
É assim que começa um dos filmes mais adorados de todos os tempos, um verdadeiro campeão de bilheteria, e o pináculo na história dos musicais do cinema!
Julie Andrews ilumina a tela com sua interpretação que seduziu o mundo e marcou sua brilhante carreira.



Première em Nova York.

A própria Maria Von Trapp declarou à Julie Andrews: "Estou encantada pelo papel que você fez da meiga governanta cheia de autoridade, porque eu era exatamente assim..."
Uma jovem postulante, Maria (Julie Andrews) não chega a fazer seus votos na Abadia de Nonnberg e se casa com um barão,o Capitão George Von Trapp (Christopher Plummer), um oficial da marinha reformado, viúvo e pai de sete filhos. Todo encanto natural se manifesta quando ela começa a cuidar das crianças como governanta e com isto conquista o coração dele.
Mas os males do nazismo atingem a Áustria e o mundo, e a Famila Von Trapp é obrigada a fugir para um outro pais.
Tudo é muito perfeito neste grande musical que já fez história, e do qual a 20th Century Fox tem muito orgulho, pois fez o estúdio renascer após um grande fracasso comercial causado por "Cleópatra" (1963), com Elizabeth Taylor.


Acima e abaixo,
 o "Dominion", onde foi a estréia de "The Sound of Music" em Londres. 
(Dono do Blog: minha esposa Anneli esteve aí em 1965, pois assistiu à première quando morava na capital inglesa.)


Este foi o primeiro musical de Robert Wise após o êxito de "West Side Story"(1961) que ele dirigiu com maestria e que foi preciado com 10 Oscars.
  
E "A Noviça Rebelde", Wise reuniu novamente o produtor-associado Saul Chaplin, o roteirista conceituado Ernest Lehman e o diretor de arte Boris Leven.
Trazendo o filme para a tela, com adaptação da peça homônima de teatro, Robert Wise capturou e envolveu a todos na atmosfera criada pelos belos cenários, trilha sonora e um grande elenco, utilizando o "Todd-Ao Color De Luxe", criando assim um novo, excitante e inigualavel espetáculo musical, um clássico do cinema!
Para conseguir a sensação que queria, Robert Wise levou 60 pessoas para Salzburgo e gastou um total de 11 semanas filmando nos vários locais famosos da cidade como os Jardins Mirabell, o Convento de Nonnberg, o terraço de Winkler e a Ponte de Mozart.
Cenas adicionais foram filmadas na região Salzkanmergat. Durante a filmagem neste local, que ocupou quase metade do tempo de produção, a equipe do filme ocupou o histórico Castelo Frohnburg para simular a Vila dos Von Trapp. Outras sequências foram filmadas em Leopoldskron, a antiga residência de Max Reinhardt.



No dia da estréia, em Nova York.

Nas 11 semanas de filmagem, os residentes de Salzburgo ficaram mais ou menos acostumados com as atividades da unidade de filmagem. Já estavam preparados para assistir a qualquer excentricidade por causa da visita, realizada antes de começar a filmagem, pelo produtor-associado Saul Chaplin e o coreógrafo Marc Breaux que passeavam pela cidade com um gravador de som que tocava uma versão da música "Do Re Mi".
O povo de Salzburgo era demasiadamente cortês para questionar abertamente a sanidade das suas visitas, mas muitas situações eram óbviamente confusas. Como a ocasião em que foram contratados 1000 residentes para atuarem como público na famosa sequência do Festival de Música, e depois pedindo que eles usassem suas roupas de verão num periodo que abrangia 20 horas até as 4 da madrugada! E com temperatura pouco acima de zero!
As cenas do Festival foram filmadas nos locais mais espetaculares de Salzburgo, o famoso Falsenreitschule, palco com vasto anfiteatro tendo ao fundo muitos túneis esculpidos na montanha de pedra que cerca a cidade formando assim um impressionante clima para uma das cenas mais famosas de "A Noviça Rebelde".



Estudando o script.



O lado que mais intrigava o povo de Salzburgo sobre a produção, foi o cuidado e tratamento das crianças que foram trazidas de Hollywood para interpretarem os sete filhos do Capitão Von Trapp (Christopher Plummer).

Seis das crianças eram de idade de frequentar a escola. Então eles foram acompanhados por uma professora que garantia nada menos do que 4 horas e meia de estudos diários.
""A Noviça Rebelde" marcou a segunda vez em que o compositor Richard Rodgers colaborou com sua genialidade no cinema. Ele compôs duas novas canções;"I Have Confidence in Me"e "Something Good", em substituição a duas outras usadas na peça de teatro, pois não soavam bem com os novos contrastes criados pelo roteirista Ernest Lehman, que assistiu a peça de teatro e se encantou com a sequência onde o Capitão Von Trapp canta com os filhos pela
primeira vez. À partir desta cena que o emocionou, Lehman achou que poderia transformar a peça em um filme de sucesso.
Uma das sequências mais deliciosas do filme é a do teatro de marionetes, também inserida no roteiro por Ernest Lehman.
Para esta sequência funcionar, o diretor Robert Wise chamou Bill e Cora Baird, os mais conhecidos na América. Eles criaram uma série nova de personagens a serem usados na canção "The Lonely Goatherd", também conhecida como
'The Yodelling Song" e popular entre o povo tirolês.




Julie Andrews e as crianças passaram três semanas nos estúdios da Fox aprendendo como manipularem as marionetes. Infelizmente o clima austríaco não ajudou muito a produção de ""A Noviça Rebelde". As oito semanas programadas para a estadia no local,aumentou para onze semanas como resultado da primavera chuvosa. E a Fox já reclamava, pelo "budget"excessivo, pedindo que eles retornassem a Hollywood.
A última cena a ser rodada de "Noviça Rebelde", em locações na Áustria, foi exatamente a de abertura do filme, um dos momentos marcantes da história do cinema.
Robert Wise utilizou as mesmas técnicas utilizadas em "West End Story", onde tudo começa com tomadas aéreas em plano geral indo ao encontro do personagem-central, neste caso Julie Andrews que abre os braços no alto da montanha e canta "The Sound of Music".
Em 4 de junho de 1964, num dia raro de céu muito azul, a cena foi rodada com tomadas filmadas de helicóptero.
Em um gramado além da fronteira da Bavária, a imagem tradicional do filme foi capturada.
Recentemente, Julie Andrews, com saudade, descreveu aquela tomada de cena:
"Foi muito engraçado, porque o principal da tomada foi feita de um helicóptero. A câmera estava pendurada na lateral significando que me diriam para começar a cruzar o campo, tudo com megafones porque ninguém poderia estar à vista no campo, exceto eu. E a ordem foi dada: "OK, Julie, o helicóptero está chegando, pode começar a andar!"
"Eu andava e andava pelo campo e o helicóptero vinha meio de lado, como um caranguejo, na minha direção. Quando eu achava que estava bastante perto, dava uma volta e começava a cantar... Depois disto, o helicóptero me rodeava e voltava para a ponta do campo e eu corria para outra ponta, e começavamos de novo, oito vezes pelo menos! A ventania que vinha na minha direção era tão forte que me levantava do chão..." Algumas horas depois, a cena final de "A Noviça Rebelde" foi rodada também na Bavária, perto do "Ninho da Águia de Hitler".



Os "filhos do Barão" hoje.

O talento dos atores do elenco, incluindo a ótima contribuição de Christopher Plummer como o Capitão Von Trapp (cuja interpretação deu seriedade ao filme), garantiu a Robert Wise e Saul Chaplin que"A Noviça Rebelde"
teria um elenco espetacular: Richard Haydn como o Tio Max, a veterana (e belissima) Eleanor Parker como a Baronesa Schraeder, e Peggy Wood (dublada nas canções por Margery McKay) como a Madre Abadessa, deram profissionalismo e grandeza às personagens.
Mas ninguém contesta o fato de que Julie Andrews segurou o filme do começo ao fim, um trabalho maravilhoso, uma atriz incansável, perfeccionista e talentosa como nenhuma outra igual!
Terminadas as filmagens, o elenco e equipe voltaram para Hollywood para outras tomadas de cena interiores.
E a 20th Century-Fox já preparava o lançamento do filme, o maior ''roadshow' já realizado pelo estúdio.
A principio, a Fox criou uma primeira onda para o lançamento do filme com lugares reservados e vendas antecipadas em cidades dos EUA e Canadá que excediam os 200.000 habitantes.


Um número consideravel de cópias em 70 milímetros foram distribuidas em diversas salas das cidades destes dois paises. 
O 'roadshow"de "A Noviça Rebelde"estreou em 2 de março de 1965 em Nova York, seguindo depois carreira nas cidades do Canadá, e em cópias modificadas para Cinemascopoe no resto do mundo, com estréia em 20 de março de 1965 em Londres, Nova Zelândia, Escócia, Argentina, Japão, África do Sul, Peru, Brasil (Rio de Janeiro/Cine Palácio, em 5 de julho de 1965;
São Paulo/Cine Rivoli, em 12 de julho de 1965), Filipinas, Malásia, Israel, Chile, Venezuela, México, Finlândia, Espanha, Bélgica, India, Alemanha, Itália, Portugal, França, China, Irlanda e Egito.
Nos EUA o filme ficou em cartaz por 5 anos ininterruptos, sendo que durante o verão de 1966, um ano após sua estréia, "A Noviça Rebelde" desbancou "...E o vento levou" (Gone With the Wind, 1939) na posição de invicto de bilheteria de odos os tempos.
Desde sua estréia, reergueu o estúdio da 20th Century-Fox, além de ser a trilha sonora mais vendida de todos os tempos!
No fim custou $8.200.000 para ser produzido e já rendeu $1.132.202.200, sendo que hoje, após 50 anos do seu lançamento, ocupa o terceiro lugar entre as maiores bilheterias em todos os tempos!
O filme foi premiado com 5 Oscars: melhor filme, melhor diretor (Robert Wise), melhor montagem, melhor som e melhor trilha sonora.
Em 2001 foi escolhido pela Biblioteca do Congresso dos EUA como obra de importância cultural a ser preservada e o American Film Institute o considera o quarto musical de todos os tempos, além de ser um dos 100 maiores filmes de todos os tempos!
Um perfeito exemplo de êxito, não igualado até os dias de hoje!

Texto usado com permissão.
Fotos, com agradecimentos ao Google.




________________________________


L*I *N* K*S





Em 1982  em Hollywood, visitei as "Casas dos Artistas", em Beverly Hills, encontrando-me na foto diante da "casa da baronesa Schraeder, Eleanor Parker.



Visitei o famoso e imenso teatro ao ar livre Hollywood Bowl, mas não na ocasião quando  apresentou  um Sing-a-long do famoso musical.
 Minha filha recentemente levou minha netinha, na capital Helsinki, a um Sing-a-long de "The Sound of Music" (no qual a platéia participa cantando  durante o filme).

____________________


Em inglês, mais curiosidades sobre o famoso filme:


_____________________________