Paulo Franke

09 junho, 2015

7. Curitiba & Amigos - Pandeiros na Primeira Igreja Batista etc.

Recém-casados em Curitiba, 
nomeação temporária que tivemos, de somente 3 meses, os últimos  do ano de 1973. Mesmo assim, gratas recordações do início do nosso ministério juntos!


Nesta visita ao Brasil limitei-me às cidades de São Paulo e Curitiba e para chegar à capital paranaense tomei o confortável ônibus da Itapemirim.



Na "parada" chamaram-me a atenção os bancos de espera, mostrando em um sentido que estava indo para a região sul do Brasil!


Paisagens familiares de incontáveis vezes em que fui de ônibus para o Rio Grande do Sul em outros tempos...


... mas - interessante - este trecho é bastante parecido com uma paisagem finlandesa!


Represas e lagos podem ser bastante idênticos...


... não fosse a Finlândia possuir mais de 100 mil lagos e acho que nenhuma represa.


Chegando ao Paraná, as araucárias despontam no horizonte.


Curitiba, cada vez mais linda, limpa e moderna!

Mas rever velhos amigos foi algo lindo também!!

Muito bem hospedado, em São José dos Pinhais,
 na casa dos amigos Elder e Rute - que não via desde a década de 80 - foram altamente prestativos em levar-me a visitar outros caros e velhos amigos...


A "heroína da fé", que fez o segundo ano do Colégio de Cadetes comigo, nos idos de 1964, junto na foto com o "pregoeiro da fé" (ainda), 51 anos depois.


Que bom foi visitar a colega major Noemi Almeida, colega a quem sucedi na Redação do nosso jornal, em 1982.


Aqui, ela posando com o cachecol que a Anneli confeccionou, bem próprio para o frio que fazia na cidade.


Noemi ocupa-se muito com belos artesanatos como esta caixa forrada!

__________________

Tendo encontrado a "Almeidinha", no mesmo dia visitei também outro amigo - colega do primeiro ano no Colégio de Cadetes, "defensor da fé" (1965)!


Como foi bom rever o amigo Wagner Rangel, depois de décadas...


... bem mais velho, assim como eu, mas esbanjando a antiga simpatia e atualmente parecendo um ator americano!!


Sua atual esposa, uma crente pentecostal, recebeu com um bom lanche este amigo de seu marido. Recordar o passado, louvar a Deus, orar e ouvir testemunhos do Wagner foi uma grande alegria por saber de o Senhor o usando, com seus talentos, para conversão de tantas pessoas ainda hoje!


Esta visita foi possível através de alguém que me contatou através do Facebook...


Isso mesmo, a menina Walkíria, filha do Wagner e da Gersonita, na foto com o Coronel Ruben Nuesch, que foi chefe no Brasil!


Walkíria, casada com um suíço e vivendo na Suíça alemã, tem uma linda família! Daniel, por sua vez, casou-se com uma inglesa e vive na Inglaterra, na foto com sua também linda família. Ambos são meus amigos no Facebook.

______________



Meu amigo Henrique eu encontrara em São Paulo na penúltima vez em que estive no Brasil e mesmo assim foi novamente muito bom revê-lo, agora vivendo em Curitiba.



Grande Henrique, o criador do "Salvinho", onde até na Finlândia é popular!


O tempo limitado rendeu com ele, uma vez que também me proporcionou um farto churrasco na churrascaria tida como uma das melhores de Curitiba.


E rolaram muitas conversas sempre interrompidas por garçons a todo o momento oferecendo suculentos pedaços de carne de todos os tipos.


Depois de uma rápida visita ao seu belo apartamento, apressamo-nos para algo mais que o amigo planejara - antes mesmo de eu chegar ao Brasil -  para as horas em que estaríamos juntos...


... uma visita ao Museu do Holocausto de Curitiba, penso que o único do Brasil.


À entrada do Museu com Henrique e Cris e o diretor do mesmo, que a um certo momento desceu de seu escritório e veio saudar o brasileiro que ama os judeus e que já visitou cinco campos de concentração pelo mundo, privilégio meu.


E conheci ali uma amiga judia do Facebook, que me ofereceu um livro que escreveu sobre a vida de seu saudoso pai.
Detalhes sobre o museu e minha visita darei na postagem sobre ambos os museus, o de Curitiba e o de Amsterdam, que visitei na escala que fiz antes de chegar à Finlândia, a ser postada muito em breve neste blog.

______________



Com a família dos meus amigos anfitriões Elder e Rute; no primeiro plano seu simpático filho e nora e, ao lado de Elder, a filha do casal, dentista casada com um médico, que não pode estar presente. Filha e nora fazem parte do grupo de pandeiros de Rute.
________

Por feliz coincidência, a grande Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde são membros, completava 101 anos de existência, festivo evento para o qual fui convidado e fui apresentado ao pastor. Na grande plataforma, a orquestra, o grande coral Gospel e os grupos de dança e de pandeiros, que algumas vezes se apresentaram juntos  em um show espiritual de grande beleza (foto abaixo)!



Rute é a líder do grupo de pandeiros, instrumento típico salvacionista que aprendeu quando criança no Exército de Salvação e que hoje apresenta na grande igreja, em  grupos  que diferem em tamanho e idades; também leciona "pandeiros" em seminários de diversas cidades do Brasil, conforme solicitada. À esquerda na foto, uma conhecida para quem pandeiro não foi mistério ao unir-se ao grupo... a Lúcia

É o pandeiro salvacionista, que teve origem na Austrália,  reverberando com seu som e coreografia por locais do ES no mundo inteiro e, surpreendentemente, em muitas igrejas evangélicas neste grande Brasil.

Digna de nota a atitude de Rute, que antes de sugerir a introdução de pandeiros na Igreja Batista, ligou para o Coronel David Gruer, chefe nacional da época, e pediu-lhe a permissão para tal, obtendo a bonita resposta "Se é para louvar a Deus, vá em frente!"

A l e l u i a! 

0~ O~ O~ O~ O~ 0~ 


Tendo chegado cedo à igreja, levado por Henrique, fui tomar um café na cantina no grande salão social, e lá conheci Talita, a dirigente do coral Gospel.


Demonstrando muito interesse, contei-lhe a respeito do coral aberto Gospel que iniciei logo ao chegar à Finlândia, em 1999, e que "durou" mais de 5 anos... Quando no culto especial  o seu coral Gospel cantou diversas vezes, louvei a Deus pela bênção que me inundou ao ouvi-lo. Parabéns, Talita! 


Momento bonito e grandioso em que todos os grupos musicais se apresentaram juntos.


No final do culto festivo, uma foto com meus amigos, e Rute com o detalhe do cachecol presenteado pela Anneli, que lhe caía bem no frio que fazia em Curitiba.


Rute é filha do pioneiro salvacionista, o saudoso sargento Bento Alves, que fundou muitos Corpos no passado, inclusive o de Alegrete-RS. Na foto, de novembro de 1982, o servo de Deus, como convidado de honra, fala à congregação durante a inauguração do novo templo em Alegrete-RS (na foto o então-chefe divisional, major Theodoro Iung, e o comissário Carl S. Eliasen, chefe nacional da época).




Quando conhecemos Rute, que visitou o Corpo de Rio Grande-RS no ano de 1976, acompanhando seu pai que fez uma campanha evangelística a convite do Sr. Jurandyr Charão, que o conheceu no passado e por ele tinha grande carinho, típico do saudoso irmão.



Uma recente apresentação do grupo de pandeiros, desta vez incluindo crianças. Ao fundo, o coral Gospel atuando também.
________________

THE LAST BUT NOT THE LEAST






Naquele último dia em Curitiba almocei com minha prima Clarisse e sua família (na foto exibindo o cachecol-presente e nas duas outras fotos com sua linda filha); visitamos minha tia centenária, que também ganhou um cachecol, e ela me levou à rodoviária para retornar a São Paulo.  Muito bons momentos com eles!

_________________


Próxima e última postagem:

8. Deixando o Brasil... Chegando em casa...  e FINAL.

Na sequência,  fotos da escala da KLM de 10 horas em Amsterdam, quando visitei novamente a Sinagoga Portuguesa, pela primeira vez o Museu local do Holocausto e a casa de Anne Frank, de onde a família se mudou para o esconderijo, esse já visitado por duas vezes.  

__________________


4 Comments:

  • Paulo, como continuo gostando de teus escritos, admiro tua percebão aos detalhes.. Muito bom.
    E vou até postar nossa foto que ficou muito boa. Gostei muito da visita e do cachecol . Beijos para vcs.

    By Anonymous Clarisse Franke Avila, at terça-feira, junho 09, 2015 9:17:00 PM  

  • Meu caro e bom amigo, Paulo.

    Já declarei diversas vezes quão preciosa é, para mim, a nossa amizade.

    Sinto-me privilegiado sempre que recebo a sua visita ou temos alguns momentos (ainda que breves) para matar um pouco da saudade e também colocarmos o papo em dia, ou pelo menos mais atualizado.

    Visitar o Museu do Holocausto com as suas informações... conhecer por seu intermédio a nova amiga, Blima... saborear um churrasco com o amigo gaúcho saudoso... recebê-lo em minha casa para uma visita... apresentar um bom amigo à Cris... isso não tem preço (até porque é uma das características de grandes bençãos).

    Bons momentos a serem guardados no coração.

    Obrigado, meu bom (e especial) amigo!

    By Blogger Henrique Soares, at quarta-feira, junho 10, 2015 5:23:00 AM  

  • Pesarosa por nao poder te-lo encontrado dessa vez em SPaulo... Porem, grata por poder compartilhar sua publicacao e fotos e comentarios sempre bem-humorados... Conheco tambem a 1ra. Igraja Batista de Ctba. e sempre gosto muito dos cultos e encontros que posso assistir la... Grande abraco.

    By Blogger ADY, at domingo, junho 14, 2015 7:11:00 PM  

  • Amigo Paulo Frank e pensar que eu estava a 6 horas de distância de nos conhecermos, uma pena, gostei muito de acompanhar suas "andanças" por Curitiba e seu reencontro com amigos.
    Estou planejando para o fim do mês uma visita ao Museu do Holocausto.
    Um abraço...

    By Anonymous evelize volpi, at sexta-feira, julho 10, 2015 9:52:00 PM  

Postar um comentário

<< Home