Paulo Franke

21 setembro, 2015

6. Concluindo a preciosa visita à Ilha de Mallorca.

Na verdade, ja visitei duas ilhas pertencentes à Espanha, Tenerife, nas  Ilhas Canárias, no Atlântico, e, desta vez, Mallorca, no Mediterrâneo, enquanto que ao país Espanha mesmo estive somente durante poucas horas, em Madri e em Barcelona.


No início dos anos 2000, nas primeiras vezes em que voltamos ao Brasil, o mais prático e barato era ir pela Finnair, cia.finlandesa, até a Espanha e de lá trocar para a Ibéria, cia. espanhola, e chegar a São Paulo pela manhã do dia seguinte. Ávido por conhecer lugares, eu saía de Helsinki nos primeiros voos - para Madrid e Barcelona, no caso - e encontrava a Anneli em Madri horas antes de embarcarmos juntos para o Brasil.


Mesmo assim, comprei souvenirs... em Madri a caneca com El Toro, cuja matança é polêmica até hoje, porém não extinta (no armário de souvenirs coloco de frente o outro lado da caneca). Em Barcelona visitei a famosa Igreja da Sagrada Família.


Em Madri um sightseeing pela belíssima capital, em Barcelona uma longa caminhada até esta catedral...

___________________________


A suntuosa Catedral de Palma de Mallorca, que não visitei, em uma foto de passagem.


O coral infantil Escolania de Lluc de Palma de Mallorca (ver vídeo abaixo) visitou em abril de 2015 a cidade de Helsinki e, juntamente com os Cantores Minores, coral no qual canta meu neto David, fizeram um concerto no salão de festas da Prefeitura de Helsinki. A família Miranda, de minha filha Deborah, hospedou dois meninos espanhóis em sua casa durante a estadia na Finlândia.



Lugares visitados em Mallorca...


No Info-Center da portaria do hotel, passeios turísticos para todos os gostos, idades e... preços. 



Meu souvenir de Mallorca... útil para coçar as costas!
_____________

Judeus em Mallorca?



_________________

Selos espanhóis de minha antiga coleção:





________________________________________


E concluindo...



No aeroporto, vendo o avião da Norwegian se aproximar...


Já comentei que aprecio o toque cultural dos aviões da Norwegian, personalidades escandinavas pintadas nos aviões, talvez uma centena delas. Se fosse no Brasil seriam jogadores de futebol?



Quando visitei com meu neto a DisneyParis, caminhando ao nosso lado estava o famoso tenista Rafael Nadal, nascido em Mallorca (Manacor) e que mora com seus pais na ilha. Meu neto teve a iniciativa rápida de fotografá-lo.



No dia 14 de setembro, um dia antes de viajar, tomando meu café habitual à beira da piscina e lendo o jornal "Última Hora", li que naquele dia morrera, em 1982, a Princesa Grace Kelly. Coincidência porque olhando os apartamentos do hotel e as pessoas neles lembrara-me do filme "A Janela Indiscreta" (Rear Window), com Jimmy Stewart e Grace Kelly. Outra lembrança foi que Mallorca e Mônaco, que visitei há pouco tempo, estão muito próximas no Mediterrâneo (veja link).


No aeroporto, o poster me fez complementar a frase... "e volver à casa también!"


________

Finalizando, algumas fotos de minha filha que com sua família foi duas vezes a Mallorca, noutro esquema, passando 20 dias, alugando carro, aproveitando o sol de verão e indo às diversas praias com mar azul-turquesa muitas vezes...









E a filha Marttinha em uma viagem de família na década de 80.

~ ~ ~ ~ ~ ~

L I N K

Coral Infantil de Palma de Mallorca:

https://www.youtube.com/watch?v=Qpm5fKmVJkc



Cantores Minores de Helsinki... meu neto David, o mais alto, na última fila à esquerda.
______


E já que mencionei Mônaco, tão perto de Mallorca, a viagem recente que fiz ao Principado: