Post 07 - Chinese Theatre e o estúdio de CHARLIE CHAPLIN
Post 07
Quando passei pela primeira vez diante do Chinese Theatre a Hollywood Boulevard estava bloqueada. Ao perguntar a razão, responderam-me que estava acontecendo a première de um filme infantil. Não fiquei ali esperando reconhecer um dos artistas e nem me interessei em saber o nome do filme, uma vez que a minha "praia" é cinema antigo.
A rua diante do teatro estava coberta com um tapete verde e ao atravessá-la e tirar esta foto fui repreendido pelos guardas.
Talvez deveria ter ido ao Madame Tussaud, ao lado, que já conhecia de Londres, mas mais uma vez me perguntei se valeria a pena e respondi para mim mesmo que não. Tenho visto tantas celebridades em cera que não se parecem com elas mesmas que... pra quê?
Em outra ocasião quando se podia chegar ao teatro fotografei algumas assinaturas e marcas de pés e mãos de artistas, sem preocupação de incluir todas...
Conclusão...
Ao ler nomes no cimento e comparar a vida de alguns, e principalmente a morte que tiveram, penso... tantos idolatram celebridades, simples mortais, a ponto de parecerem deuses, mas merecem elas tal devoção que deveria sim, ser dirigida somente a Deus?
O leitor que faça destas palavras motivo de reflexão.
_______________________________
Como escrevi na introdução desta viagem, meu motivo ao fazê-la foi puramente nostálgico, saudosista, nada a ver o mínimo que seja com idolatria a seres humanos talentosos, muitas vezes levando vidas desregradas. Mas reconheço, sim, e os homenageio, porque nos entreteram no passado, nos divertiram, nos ensinaram, e alguns, não com suas vidas mas com seus papéis, nos inspiraram a tomar rumos certos na vida.
Válido também, considero, é respeitá-los muitas vezes porque nos lembram de pessoas queridas que muito os admiravam. É o caso de Charlie Chaplin, que crescemos vendo seus filmes serem passados nos nossos aniversários, para diversão de todos os convidados, pequenos e grandes. Ele me faz lembrar meu saudoso pai, que tanto o admirava e que faleceu no mesmo ano que ele, 1977.
Válido também, considero, é respeitá-los muitas vezes porque nos lembram de pessoas queridas que muito os admiravam. É o caso de Charlie Chaplin, que crescemos vendo seus filmes serem passados nos nossos aniversários, para diversão de todos os convidados, pequenos e grandes. Ele me faz lembrar meu saudoso pai, que tanto o admirava e que faleceu no mesmo ano que ele, 1977.
Quando vi esta foto rara de 1917 de Chaplin diante de seu primeiro estúdio, senti desejo de visitar este lugar. Mas onde na Los Angeles gigantesta o encontraria?
Ao perguntar em um escritório de turismo diante do Chinese Theatre, conclui surpreso que era tão perto que poderia ir a pé, o que fiz de imediato. E depois de caminhar longos mas poucos quarteirões, cheguei!
Hoje é o estúdio dos Muppets, mas foi o famoso primeiro estúdio do gênio do humorismo.
Atravessei a rua para fotografá-lo de diversos ângulos.
E também, mais de perto, a porta com a placa que o identificava.
Tentei um selfie...
... o que fez de boa vontade.
Ainda que não sejam marcas autênticas, são válidas.
E na esquina de onde tirei fotos do estúdio de outros ângulos, algo inusitado aconteceu, altamente coincidencial... exposição de tapetes de couro de diversas racas bovinas, holandesa, hereford etc.
... até um bastante parecido com o que tínhamos na sala da casa de nossos pais!!
L i n k s
Tendo herdado de meu pai a admiração por Charlie Chaplin, recordo-me de algumas experiências ligadas a ele que certamente interessarão aos leitores que ainda não as leram...:
Meu encontro com Victoria, filha de Charlie Chaplin:
Minha viagem a Vevey, na Suíça, onde Chaplin viveu seus últimos anos:
Quando visitei o bairro de Kennington, em Londres:
Chaplin's biography
https://www.youtube.com/watch?v=cFMiiSh98NY
*********************
Próxima Postagem:
Visita ao estúdio da Warner Bros.
********************
5 Comments:
Como bem disseste, é errado idolatrar-se artistas, porém não devemos esquecer que contribuiram para nossas distrações quando crianças e jovens, trabalhando em filmes com ótimos enredos (?) e também em muitos que contribuiram para nos aproximarmos das coisas espirituais!
By Anônimo, at quinta-feira, fevereiro 04, 2016 11:53:00 AM
Concordas também, que bom, anônima!
By paulofranke, at quinta-feira, fevereiro 04, 2016 1:31:00 PM
Adorei a Calçada da Fama, muito legal poder ver assim.
Só queria ter visto a data que o Gary fez aquilo.
Graças ao Gary Cooper pode ter certeza que sou uma pessoa bem melhor do que teria sido, ou seja, minha adoração por ele contribuiu para minha escolha profissional e minha vocação de ajudar ao próximo.
By siby13, at quinta-feira, fevereiro 04, 2016 7:22:00 PM
É mesmo... a data parece ter sido cortada, Siby!
Vou ver se acho.
Belas palavras, amiga!
By paulofranke, at sexta-feira, fevereiro 05, 2016 12:50:00 AM
Gostando muito de acompanhar sua visita meu amigo!
By Evelize, at sábado, maio 21, 2016 10:29:00 PM
Postar um comentário
<< Home