Paulo Franke

10 março, 2020

Meus ídolos de areia


Este artigo publiquei quando eu era editor de o "Brado de Guerra", órgão official do Exército de Salvação, nos anos 80.

Quando visitei novamente Hollywood, há poucos anos, lembrei-me dele. E lembrei-me "deles", dos meus artistas prediletos. Mesmo sem serem conhecidos, eram considerados amigos, gente muito especial que movia a nossa imaginação no tempo de adolescente. fazendo-nos vibrar com seus mais variados desempenhos.
Na vida real, longe de serem herois, demonstravam sua fragilidade pelo modo de vida que muitas vezes levavam. Eram nossos ídolos provando ser de areia, como os castelos de areia que fazíamos em torno deles.
Os quatro das fotos, que tanto admirava, tiveram morte acidental... James Dean, com quem a juventude da época procurava se identificar, lembrando o filme "Juventude Transviada" (Rebel without a cause), morreu em 1955 entre os destroços de sua Porsche; aquela que diziam ser seu amor, Pier Angeli, suicidou-se em 1971; Sal Mineo, que diziam ser seu único amigo em Hollywood, foi assassinado misteriosamente; e Natalie Wood, com quem Dean contracenou no filme citado, morreu afogada junto ao seu iate, em 1981, na ilha de Santa Catalina, para muitos um mistério ainda sem esclarecimento total.
Certo dia, depois de visitar Beverly Hills e conhecer a casa de Natalie Wood no mesmo mês de sua morte (foto abaixo), passei por uma região cujo solo está cedendo assustadoramente - e não era nenhum efeito especial de cinema. Devido a maremotos recentes, peritos em sismografia prevêem que Los Angeles será um dia sacudida por um grande terremoto.



Penso então em Jesus Cristo, meu único Ídolo, não podendo de deixar de associar Seu ensinamento a tudo o que tenho relatado:

Todo aquele que ouve estas minhas palavras, e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque for a edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica,será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
(Mateus 7:24 a 27)

Homens e mulheres, através das gerações, têm colocado sua admiração em ídolos, não necessariamente em artistas de cinema, mas mesmo em pessoas para descobrir que tudo foi ilusão e vazio.
Da areia perigosa, onde você talvez se encontre, olhe com fé para o alto, para Jesus Cristo, o Filho de Deus, o único fundamento inabalável que existe para a nossa vida.





Na segunda vez em que, recentemente, estive em Hollywood, visitei o Griffith Observatory, onde locacões de "Juventude Transviada" foram tomadas.

________________________________