Paulo Franke

20 abril, 2022

Campos de Concentracão e Extermínio nazistas que visitei...



Sinopse



Revendo algo que não faço mais, mas que já fiz... visitar campos de concentração ou de extermínio nazistas. Hoje, confesso, "admiro a coragem e/ou a falta de medo" que já tive... tudo como que prestando uma homenagem ao povo judeu, cujo amor por este povo é grande e permance intacto, graças a Deus. Por outro lado, a Bíblia menciona em 1 João 4:18: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo."
Nesta tarde assisti novamente ao meu DVD "Fuga de Sobibor" que, por coincidência,  aconteceu uma semana após eu ter nascido, portanto no dia 14 de outubro de 1943.
Abaixo, para os leitores interessados, os campos que visitei com os respectivos links, a serem transportados para sua barra de endereços:

2001 - AUSCHWITZ-BIRKENAU - Polônia


2008 - BERGEN-BELSEN - Alemanha



2012 - TEREZIN - República Tcheca




2014 - SOBIBOR - Polônia

____________________________________

The last but not the least

Stanislaw Szmajzner (Plawy, 13 de março de 1927) chegou a Sobibor aos quinze anos. Ele era um ourives e teve que fazer anéis de sinete e outras joias para os guardas. Durante a revolta, ele conseguiu pegar três fuzis embrulhados em cobertores. Ele atirou em um dos guardas na torre de vigia: ‘Essa foi a primeira vez na minha vida que eu disparei uma arma’. Além de fazer joias de ouro, Stanislaw Szmajzner teve que verificar os carrinhos de bebê que vinham com os transportes. Ele também era o capataz da mecânica de manutenção. Após a revolta, ele se juntou aos partidários. Em 1947 emigrou para o Brasil. Na delegacia de São Paulo reconheceu Gustav Wagner, que se suicidou pouco tempo depois. Szmajzner morreu em 3 de março de 1989 em Goiânia, Brasil.

________________

Aonde estes pés não me levaram por amor aos judeus?

Os sapatos foram destruídos, nos pés calos, mesmo assim percorri a pé toda a extensão do Gueto de Varsóvia.



__________________


L I N K

Visita ao Museu do Holocausto YAD VASHEM em Jerusalém, em uma das quatro vezes em que D-us deu-me a maravilhosa oportunidade de visitar ISRAEL.

http://paulofranke.blogspot.com/2010/05/iv-israel-yad-vashemsepultura-oskar.html

O que restou do gueto de Varsóvia

http://paulofranke.blogspot.com/2010/09/3-o-que-sobrou-do-gueto-de-varsovia.html

Museus do Holocausto em Curitiba e Amsterdam

(inserido em uma postagem)

https://paulofranke.blogspot.com/2020/10/


____________________