Paulo Franke

09 maio, 2022

Filme "Violinista no Telhado" - Imperdível!!

 




"Violinista no Telhado" (Fiddler on the Roof)



Quando alguém assistiu ao filme "O Violinista no Telhado"
(Fiddler on the Roof) pela primeira vez, ligou-me logo 
após falando que achara incrível a semelhanca do ator israelense 
Topol comigo!  Fiquei ultra feliz, pois de fato Topol no papel do
pobre leiteiro judeu Tevye "a mim mesmo lembra a minha pessoa",
meu temperamento, minhas conviccões, meu senso de humor etc. e 
quando danca quando eu dancava ao dirigir o meu Gospel Choir...



Originalmente um musical baseado em uma história de Sholem Alecheim,
com o cenário de um vilarejo judeu na Ucrânia no meio do século 18, foi
levado às telas na década de 80 e é um filme a que recomendo altamente 
aos meus leitores assistirem. Minha família tinha-o como um dos vídeos 
preferidos em nossa casa e suas músicas eram cantadas ou então as partes
 cômicas comentadas de vez em quando.

Contemplando futuros incertos, ao conversar com um rabino um dos 
moradores do vilarejo comenta que não poderia haver melhor momento
para a vinda do Messias... E a figura do violinista está presente em 
algumas cenas do filme que leva o seu nome. Tentei descobrir sem 
sucesso se o violinista-no-telhado é parte do folclóre judaico ou mesmo
idische ou se apenas foi um personagem criado para o filme. Talvez tenha sido
apresentado para reforcar uma declaracão do leiteiro Tevye ao dizer que a
Tradicão o mantém em bom equilíbrio, assim como o violinista toca bem
e ao mesmo tempo se equilibra no telhado, uma tarefa difícil.


Gosto de violino. Meu saudoso pai, que era o homem de muitos passatempos,
um deles tocar o seu acordeón, havia tocado violino quando jovem. Hoje
tem um neto, meu sobrinho, que toca o instrumento muito bem. 
Nunca ouvimos nosso pai tocar, mas o velho violino meio desconjuntado estava
no sótão de nossa casa. Isso foi lembrado há poucas semanas quando encontrei
no sótão do novo corpo salvacionista que estamos dirigindo um violino em bom estado. 
Como em uma das janelas do lindo e bem-conservado prédio de madeira há um
candelabro judaico (menorah), coloquei-os lado a lado e os fotografei,
pensando nesta postagem.






Li com interesse em "Selecões" que muitos meninos-prodígios do violino
são judeus. Um dos maiores violinistas do mundo, o judeu Isaac Stern,
explica: "Na última metade do século dezenove e no início do século vinte,
na Rússia e na Europa Oriental havia severa perseguicão aos judeus.
Como era-lhes proibido expandir-se no campo profissional e não em
palcos de concertos, eram considerados artistas livres e gozavam da protecão
direta do czar. Os judeus não tinham liberdade para deslocar-se dentro 
da Rússia e, em consequência disso, todas as mães judias passaram a 
colocar um violino sob o queixo de seus filhos mal estes tinham robustez
para aguentar o instrumento. O sonho de qualquer família judia era ter um
filho no conservatório, o que significava passaporte para o mundo livre."





Já a música "O Judeu e o Violinista" (The Jew and the Fiddler) 
no disco-relíquia que tenho, "Jewish Music", é descrita assim: 
"O Maestro Silberman apresenta esta melodia como um tributo 
aos músicos judeus, músicos que viajavam longas distâncias para
participar de festas e casamentos, vivendo uma vida de pobreza."

Um dos pontos altos do filme  "Viollinista no Telhado" é o casamento
de uma das filhas do leiteiro, onde acontecem belas dancas típicas ao
acompanhamento principalmente de violinos, para tudo acabar em
um quebra-quebra perpetrado pelos inimigos dos judeus...


Como de costume, referindo-me à Bíblia, que menciona inúmeras 
vezes o louvar a Deus com instrumentos de cordas, destaco Ezequias,
rei de Judá, que depois de ter estado doente celebrou a cura que Deus 
lhe dera cantando: "Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como
hoje eu o faco... o Senhor veio salvar-me; pelo que, tangendo os 
instrumentos de cordas, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida 
na casa do Senhor" (Isaías 38:19 e 20).





Meus filhos foram iniciados na música por sua mãe. Mas seus pequenos 
dedos também costuraram na aula de corte-e-costura da primeira escola
finlandesa que frequentaram. Guardamos ainda alguns trabalhos com 
motivos que escolheram confeccionar: uma bandeira de Israel, uma
almofada com a estrela de Davi e um avental.




Anneli, que veste um casaco "made in Israel", é bisneta
pelo lado paterno de um caixeiro-viajante judeu-alemão.



Sunrise, sunset...O amanhecer em foto tirada de nossa nova casa, 
e nela a visão das árvores que lembram candelabros.

*************


L i n k s:

Acessando o youtube.com - Fiddler on the Roof - você poderá assistir e ouvir diversas cenas e músicas do filme por exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=F9E_PTTHvgI

https://www.youtube.com/watch?v=jVGNdB6iEeA

https://www.youtube.com/watch?v=K3-AgF_fU9s

***************