Paulo Franke

28 junho, 2022

TITANIC... o famoso filme e outros dados mais.

 

Quando assisti pela primeira vez a TITANIC, em um cinema da Consolacão, SPaulo, usei esta T-shirt com a foto de meus pais. Não sei por que a foto atraiu muito olhares no final do filme. Estariam pensando que eles foram sobreviventes ou o que seja, mas a verdade é que meu saudoso pai, nascido um ano depois do naufrágio do TiTANIC, em 1913, sempre nos contou a história do grande transatlântico que afundou pela colisão com um iceberg em sua viagem inaugural. Cinegrafista amador que era meu pai, como não teria gostado de assistir ao TITANIC, a grande e majestosa producão e direcão de James Cameron que ganhou 11 Oscars da Academia de Cinema!
__________________________________________

Tenho várias postagens sobre o TITANIC no meu
blog, todas enumeradas no LINK desta postagem, abaixo,
inclusive a visita que fiz a Belfast, na Irlanda do Norte 
ao Museu TITANIC. Não deixem de acessá-las!
___________________________________________



A razão de mais este post é porque achei o filme em DVD em uma loja de nossa cidade e hoje o assisti novamente, aumentando com ele a minha estimada colecão de filmes antigos da estante. Aposentado, com todo o tempo disponível, e gostando de assistir a certos filmes mais do que uma vez, pra não dizer inúmeras, tenho tido mais um passatempo agradável. 

Acreditando que, igual a mim, os meus leitores já assistiram ao filme, enquanto o assistia fotografei umas poucas cenas famosas.





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


No cruzeiro que fiz aos Países do Plata, fotógrafos projetaram em tamanho grande a escadaria do TITANIC a fim de que casais passageiros a terem como fundo em uma romântica fotografia. Claro que não dei uma de Leonardo diCaprio sem a minha Kate Winslet!...


Da mesma forma a quem visita o Museu do TITANIC em Belfast, Irlanda do Norte (veja link), uma grande foto do navio é projetada e o visitante, no caso eu, é fotografado, recebendo a foto no final da turnê.



Meu filho enviou-me a foto que compara o tamanho do TITANIC com um grande navio, dos maiores do mundo, o "Oasis of the Seas".



O regente da orquestra dispensa seus músicos e toca sozinho o hino "Mais junto, ó Deus, a Ti"(Nearer my God to Thee), mas bonita a cena quando os músicos voltam e se unem a ele novamente. É fato que os sobreviventes nos barcos ouviram o hino ser tocado antes de o navio afundar.


Cerca de 5.000 artefatos do Titanic foram resgatados do fundo do mar, os quais têm sido exibidos em diversas cidades do mundo, inclusive são acervo de museus marítimos ou mesmo de museus ligados ao próprio transatlântico. Em visita a Zurich em dezembro de 1998, uma colega brasileira enviou-me o postal acima de uma exposição desse tipo que visitou.

À direita, o hino de Sarah Flower Adams, "Mais junto, ó Deus, a Ti" (Nearer my God to Thee) que, segundo testemunhas que se afastavam nos botes salva-vidas, foi tocado pela orquestra de bordo até quase o momento de o transatlântico submergir. O regente da orquestra de bordo, Wallace Hartley, era membro da Igreja Metodista e foi certamente o seu profundo instinto religioso que o levou a tocar o hino nos momentos finais do Titanic. O mesmo hino foi cantado na maioria dos ofícios fúnebres da época. Na superprodução de James Cameron, o hino foi fielmente tocado, detalhe que muitos certamente não perceberam. Abaixo, a tradução do hino para o português, que consta na maioria dos hinários evangélicos tradicionais. (No enterro tanto de meu pai quanto de minha mãe o hino foi cantado).


Mais junto, ó Deus, a Ti, mais junto a Ti,/ Inda que aflições eu tenha aqui, /Aspiro ao gozo ali, mais junto, ó Deus, a Ti, / Mais junto, ó Deus, a Ti, mais junto a Ti.
-
E, quando ao pôr-do-sol, na solidão, /dormir cansado e só, meu leito o chão, /Ver-me-ei em sonho ali /Mais junto, ó Deus, a Ti...
-
Sejam meus passos, pois, degraus do céu;/ Todas as provações, proveito meu./ Já Teu amor senti, mais junto, ó Deus, a Ti...
-
Pedra em Betel porei, vencida a dor, /Meus dias encherei com Teu louvor./Viver, já decidi, mais junto, ó Deus, a Ti...

O hino, 350 do Cancioneiro Salvacionista, é baseado na experiência de Jacó conforme Gênesis 28. -

^+^+^+^+^+^+^+^+

O violino do Titanic foi leiloado por uma fortuna, mas foi achado em uma loja de segunda-mão do Exército de Salvacão na Inglaterra.


Assisti pela primeira vez a um filme sobre o Titanic, cuja história meu pai não cansava de contar-nos, em um cinema de bairro na minha cidade, na década de 50. Em preto-e-branco, foi estrelado por por Clifton Webb, Barbara Stanwyck, Audrey Dalton, Harper Carter e os novatos Robert Wagner e Edmund Purdom. Sem comparação em efeitos especiais com o filme de 1997, de James Cameron, que tantos Oscars conquistou, o filme também ganhou um prêmio da Academia de Cinema, em 1953. 


Cena muito tocante do filme de 1953.



Salvacionistas no TITANIC
por William Booth
The War Cry, abril 27, 1912

Junto com um número de nossos oficiais, eu estive no
porto para encontrar o navio Carpathia que desembarcou
com seus 705 sobreviventes do fatídico Titanic às 9 horas 
nesta quinta-feira à noite.
As cenas testemunhadas dos sofredores são demasiadamente
 terríveis para descrever. A mente não pode imaginar nem
a língua expressar a cena que teve lugar entre parentes
e amigos. Mães, criancas, maridos e mulheres chamando em 
voz alta o nome de seus queridos perdidos e homens fortes
 dominados por suas emocões.
Mrs Abott, a salvacionista uniformizada, foi salva depois
de 5 horas. Durante esse tempo seus filhos se afogaram
diante de seus olhos. Eles morreram, estou certo, como
verdadeiros salvacionistas. Mrs. Abott está agora seriamente 
doente em um hospital. Exposta por um longo tempo no
barco salva-vidas, ficou congelada acima dos quadris.
A senhorita Nyt, soldada jovem empregada no quartel de
  Nova York, está salva.
Temos assistido a um considerável número de refugiados
e cuidado de muitos deles no Colégio de Cadetes e em outras
instituicões. Tenho dia e noite estado envolvido em consolá-los.
Tenho colocado nossas instituicões à disposicão do 
prefeito para este propósito e tenho pessoalmente dirigido
o esforco de ajuda do S.Army. Permaneci nas docas até depois
da 1 hora da madrugada e servimos café quente e sanduíches
aos trabalhadores no porto.
A mensagem que dei foi profundamente apreciada. Uma cópia
foi enviada ao Presidente Taft, que por sua vez enviou-me um
telegrama de agradecimento. A mensagem tem sido publicada.
Nova York está tomada de pesar. Ricos e pobres estão unidos
em uma onda de pesar e simpatia. Deus tem verdadeiramente 
falado aos coracões das pessoas.
Como general tenho atravessado inúmeras vezes o Atlântico
o que me faz profundamente movido pelas notícias do 
desastre. Tem sido esta minha mensagem:
"Meu coracão está movido por esta calamidade, movido
com pesar pelos mortos, entre eles alguns amigos de longo
tempo, movido com simpatia pelos sobreviventes cujas
perdas jamais serão reparadas, e movido pela forma 
repentina dessa convocacão à presenca de Deus. Oro a
que o acontecido possa falar às multidoes a respeito
da realidade e proximidade do mundo porvir e da urgência
e necessidade urgente de preparar-se para isto.
Deus abencoe e conforte a todos."


 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

The last but not the least


A bolsa adquirida no Museu do TITANIC, que achei que pouco usaria, tem sido minha companheira constante em viagens.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

L I N K S

TITANIC foi um filme da Paramount Pictures em parceria com a 20th Century Fox  (veja abaixo cenas e o Oscar, repesentando os 11 que recebeu):


"E o rapaz, ajudando sua mãe a entrar no bote salva-vidas, disse-lhe 'Adeus, Mamãe!'" 

O TITANIC e o Exército de Salvacão:

https://paulofranke.blogspot.com/2009/05/o-exercito-de-salvacao-e-o-titanic.html

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



Se você gostou desta postagem, recomende-a a um amigo!


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

1 Comments:

  • Hello Paulo! Aproveitando minha estada forçado em casa (for kidney stones) acabo de let toda a postagem sobre o Titanic… voltei ao passado na minha ida ao cinema várias vezes pra ver o filme cm a dupla Caprio x Winslet e minha visita à exposição em Zurich em 1998… como sempre exímia reportagem sua! Blessings 🙏🏽

    By Anonymous Ana Amaral, at sábado, julho 02, 2022 5:10:00 AM  

Postar um comentário

<< Home