(1) Para cinéfilos - Filmes moVies filmes moVies
- Vidor romantizou o patriotismo de Chopin no filme, que foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial. Chopin, protagonizado por Cornel Wilde, é inicialmente apresentado como uma criança prodígio tocando uma peça de Mozart, mas pára de tocar quando ouve, através da janela, as notícias de que o povo polonês foi feito prisioneiro pelas autoridades russas.
- O filme também mostra Chopin fazendo parte de atividades dirigidas ao salvamento da Polônia, com seus amigos. Vidor destaca o patriotismo como o maior motivo de Chopin tocar piano. Em uma audição, ele para de tocar quando vê o governador russo da Polônia entre os ouvintes; Chopin para e anuncia: "I do not perform for Russian butchers".
- Ironicamente, quando o filme foi produzido, em 1944, a Polônia sofria igualmente sob o domínio germânico, durante a Segunda Guerra Mundial.
- O pianista José Iturbi tocou as músicas ao piano, e também orquestrou parte da Sonata No. 3 para a cena em que Chopin e George Sand chegam em Maiorca.
Cornel Wilde | Frédéric Chopin |
Paul Muni | Prof. Józef Elsner |
Merle Oberon | George Sand |
George Coulouris | Louis Pleyel |
Stephen Bekassy | Franz Liszt |
Nina Foch | Constantia |
Howard Freeman | Kulk Brenner |
Ivan Triesault | Sr. Chopin |
Fay Helm | Sra. Chopin |
Biografia de Peter Marshall, um jovem escocês que sonhava com o mar, mas descobriu um outro futuro quando recebeu o chamado de Deus para ser pastor. Tornou-se o capelão do senado americano. Mesmo sendo presbiteriano, a sabedoria e sinceridade de sua pregação empolgava a todos. Excelente caracterização de Todd, nessa história comovente.
Especialista em natação sincronizada, teria participado nos Jogos Olímpicos de Helsínki, Finlândia, de 1940 caso estes se tivessem realizado, o que não aconteceu devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial. Acabado o sonho olímpico, Esther Williams acabaria por se decidir pelo mundo do espetáculo, e começou a realizar apresentações com o também nadador Johnny Weissmüller, famoso pelos seus êxitos olímpicos e pelos seus filmes como Tarzan.
Foi nesse contexto que em 1940 foi descoberta pela Metro-Goldwyn-Mayer, produtora com a qual assinou contrato. Ao lado de Mickey Rooney no filme Andy Hardy’s Double Life estreou no cinema aos 20 anos de idade, e em 1944 ao atuar em Escola de Sereias (Bathing Beauty) ao lado de Red Skelton, alcançou finalmente o estrelato, passando a figurar entre as grandes atrizes da MGM.
Visita ao estúdio da MGM-SONY, em Culver City.
Com certa expectativa, estudei o mapa do metrô de Los Angeles cuja
E de repente, as típicas e conhecidas caixas de correios americanas!
Esperando a hora da turnê que faria no estúdio, fui a um restaurante nas imediações. E a senhora que atendia, descendente de letões (Letônia, perto da Finlândia), era a própria simpatia. E percebam que o endereço Washington Blvd confere com o do estúdio da MGM na folha datilografada com alguns erros.
Um selfie para mostrar um grande filme ao fundo, aquele em que Gene Kelly dança com o Jerry, do Tom.
A quem ainda não o assistiu, recomendo! (Procure-o no youTube.com)
Cito o filme, entre tantos outros da MGM, porque é o que me lembro mostra mais Hollywood com cenas dentro do próprio estúdio da MGM.
Voltando à parede, foto das jovens cantoras Deanna Durbin e Judy Garland, quando eram estrelas do mesmo estúdio.
Com um casal de judeus de Nova York, com quem fiz amizade e conversei bastante antes de começar a turnê.
Com o crachá para a turnê, mas por que Columbia Pictures Studio não fiquei entendendo bem.
Nosso grupo iniciando a turnê. Abaixo o leitor verá uma foto que tirei neste exato lugar, em 1982, na sede administrativa da MGM. Nas janelas superiores ficavam os escritórios de Samuel Goldwyn Mayer e de outros grandões da MGM.
E por que não um selfie novamente?
Mas o jeito era pedir alguém que me fotografasse...
Mencionado pelo guia da turnê que neste exato lugar Frank Sinatra e depois Gene Kelly falaram com a recepcionista para ingressar no estúdio e encontrarem-se com o pianista-ator Jose Iturbi, cena muito atrapalhada e engraçada, citando novamente o filme "Marujos do Amor".
... e este de Judy Garland, que quando pequena estudava com Mickey Rooney no próprio estúdio.
Bem conservados, ainda hoje no MGM-Sony são rodados filmes modernos, do cinema e da TV americana. Como não "estou por dentro de cinema moderno", desinteressado, não registrei os nomes... Mas evidentemente neste outrora fervilhante estúdio paira um ar de nostalgia.
... talvez neste mesmo estúdio funcione a Columbia Pictures na parte de TV (?).
E novamente pelo famoso hotel antigo da cidade, que certamente hospedou muitos artistas no passado glorioso do cinema.
E ainda pelo casarão que o vento... não levou.
Exemplifica bem este lindo copo de vidro - que parece ter sido usado no filme "E o vento levou..." - mas que de fato enfeita nossa sala... foi um presente de casamento de meus avós paternos, Luiz Germano Franke e Alayde Barcellos Franke, ocorrido em 1910, no túnel do tempo há 106 anos.
Do estúdio à porta de nossa casa:
Impressões de minha primeira visita a Hollywood:
http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/em-hollywood.html
Em Heidelberg, lembrando do filme da MGM "O Príncipe Estudante":
http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/04/5-heidelb
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