Paulo Franke

03 setembro, 2022

(1) Para cinéfilos - Filmes moVies filmes moVies

À noite sonhamos (A song to remember)

 

Sinopse

Biografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos: Frédéric Chopin (Cornel Wilde). Depois de ser expulso da Polônia, por se recusar a tocar para o governador Czarista, Chopin e seu professor musical fogem para Paris. Lá, Chopin conhece a escritora Aurore Dupin (Merle Oberon), mais conhecida pelo pseudônimo masculino que usava para assinar seus livros, George Sand, por quem se apaixona perdidamente. Debilitado fisicamente e temendo que seu romance se torne público, Chopin, acompanhado de Sand, viaja para Majorca, onde o clima úmido e chuvoso fortaleceria ainda mais sua maior inimiga: a tuberculose. Excelente adaptação biográfica para as telas, rendendo-lhe 6 indicações ao Oscar®, inluindo Melhor Ator (Cornel Wilde) e Melhor Roteiro

 .

Magnífico desempenho de Cornel Wilde como Frédéric Chopin.

Trailer:


O filme com legendas em português:


Curiosidades:
  • Vidor romantizou o patriotismo de Chopin no filme, que foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial. Chopin, protagonizado por Cornel Wilde, é inicialmente apresentado como uma criança prodígio tocando uma peça de Mozart, mas pára de tocar quando ouve, através da janela, as notícias de que o povo polonês foi feito prisioneiro pelas autoridades russas.
  • O filme também mostra Chopin fazendo parte de atividades dirigidas ao salvamento da Polônia, com seus amigos. Vidor destaca o patriotismo como o maior motivo de Chopin tocar piano. Em uma audição, ele para de tocar quando vê o governador russo da Polônia entre os ouvintes; Chopin para e anuncia: "I do not perform for Russian butchers".
  • Ironicamente, quando o filme foi produzido, em 1944, a Polônia sofria igualmente sob o domínio germânico, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • O pianista José Iturbi tocou as músicas ao piano, e também orquestrou parte da Sonata No. 3 para a cena em que Chopin e George Sand chegam em Maiorca.

#Tags: Filme À Noite Sonhamos, 1945, dirigido por Charles Vidor, disponivel online, completo e legendado. À Noite Sonhamos 1945 Online, Cinema Livre. Filme À Noite Sonhamos 1945, dirigido por Charles Vidor, disponivel online, completo e legendado. Filme À Noite Sonhamos, 1945, A Song to Remember, online, dublado, legendado, completo, portugues, pt, br, filme, download, Charles Vidor, Paul Muni, Merle Oberon, À Noite Sonhamos, assistir, pt, br, antigo, classico, download, torrent, gratuito, gratis, filme online, classico, antigo, filme, movie, free, full, gratis, complete, film, dominio publico, velho, public domain, legendas, com legenda, legenda, brasil, portugal, traduzido, cinema, livre, libre, cinema libre, cinema livre, cinemalivre, cinemalibre, subtitle, completos, legendados dominio publico, velho, public domain, filme, online, legendado, completo, gratuito, gratis, portugues, dublado, torrent, download, legendas, com legenda, legenda, brasil, portugal, pt, br, traduzido, full, free, movie, classic, classico, antigo, cinema, livre, libre, cinema libre, cinema livre, cinemalivre, cinemalibre, subtitle, completos, legendados
Elenco:
Cornel WildeFrédéric Chopin
Paul MuniProf. Józef Elsner
Merle OberonGeorge Sand
George CoulourisLouis Pleyel
Stephen BekassyFranz Liszt
Nina FochConstantia
Howard FreemanKulk Brenner
Ivan TriesaultSr. Chopin
Fay HelmSra. Chopin


José Iturbi toca Chopin:


Observacão:

Em breve neste blog, uma postagem com muito material
 sobre o grande F. Chopin, extraído de minhas viagens a Varsóvia,
 Paris e mesmo Mallorca.

*******************************

Duelo ao Sol (Duel in the Sun)


Sinopse e elenco

Diretores: Josef Von Stemberg e King Vidor - Produtor: David O. Selzinick - Emp. distribuidora: Selzinick Internacional Pictures. Lançamento nos cinemas:08 de dezembro de 1946. Sinopse e detalhes Pearl Chavez é uma jovem e bonita "mestiza" que fica órfã após o assassinato da mãe (nativa) e a morte por enforcamento do pai (norte-americano). É enviada a uma grande fazenda de gado no Texas e fica aos cuidados de Laura Belle, parente distante do pai e esposa do poderoso e paralítico rancheiro "Senador" McCanles. O rancheiro não gosta da presença dela pois tivera ciumes do pai da moça com a esposa. A beleza da recém-chegada logo a faz ser disputada pelos irmãos McCanles, o rude e despreocupado Lewton e o advogado Jesse. Jesse acaba deixando o lar após ficar contra o pai e favorável a passagem da Estrada de Ferro pelas terras da fazenda. Pearl permanece no lugar e inicia um romance tempestuoso com Lewton. Jesse volta e tenta ajudá-la quando Lewton é perseguido como fora-da-lei mas isso causa ciumes no irmão e os dois se tornam inimigos irreconciliáveis, para desespero de Pearl. ELENCO: Gregory Peck, Jennifer Jones - Joseph Cotten - Lionel Barrymore - Joan Tetzel - Herbert Marshall - Lilian Gish e Walter Huston. 

Trailer


Filme completo legendado em português


Foto que minha irmã recebeu dele, ela que foi sua grande admiradora.


Jennifer Jones


Confesso que não gostei do papel de Gregory Peck neste filme,
mas gostei muito de sua interpretacão em "A hora final" (On the beach), filme que impactou minha vida quando jovem.

'**********************

Para todo o sempre (A Man Called Peter)



Filme baseado no livro de Catherine Marshall, esposa do Rev. Peter Marshall... "Para todo o sempre".



Sinopse

Biografia de Peter Marshall, um jovem escocês que sonhava com o mar, mas descobriu um outro futuro quando recebeu o chamado de Deus para ser pastor. Tornou-se o capelão do senado americano. Mesmo sendo presbiteriano, a sabedoria e sinceridade de sua pregação empolgava a todos. Excelente caracterização de Todd, nessa história comovente.

TrailerS




Filme com com excelentes pregacões do Rev. Peter Marshall,
muito bem interpretado por Richard Todd.

**********************

Lua de mel agitada (The long, long trailer)




Sinopse

Nicky e Tacy se casam e compram um trailer, onde saem em lua de mel. O humor vem de várias aventuras desastrosas do inexperiente casal, incluindo a tentativa desajeitada de Tacy em cozinhar o jantar em um trailer em movimento, um passeio através das montanhas que quase destrói seu casamento e muitas aventuras.


Trailers


Procure outras partes. todas muito engracadas!



*****************************

Salve a campeã (Dangerous when wet)




Sinopse



Esther danca na água com Tom e Jerry




Foto que me enviou de Hollywood

**************

Sobre Esther Williams:

Especialista em natação sincronizada, teria participado nos Jogos Olímpicos de Helsínki, Finlândia, de 1940 caso estes se tivessem realizado, o que não aconteceu devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial. Acabado o sonho olímpico, Esther Williams acabaria por se decidir pelo mundo do espetáculo, e começou a realizar apresentações com o também nadador Johnny Weissmüller, famoso pelos seus êxitos olímpicos e pelos seus filmes como Tarzan.

Foi nesse contexto que em 1940 foi descoberta pela Metro-Goldwyn-Mayer, produtora com a qual assinou contrato. Ao lado de Mickey Rooney no filme Andy Hardy’s Double Life estreou no cinema aos 20 anos de idade, e em 1944 ao atuar em Escola de Sereias (Bathing Beauty) ao lado de Red Skelton, alcançou finalmente o estrelato, passando a figurar entre as grandes atrizes da MGM.


Esther Williams e Van Johnson, em outro filme,
"cantando em português"...


**********************************

Visita ao estúdio da MGM-SONY, em Culver City.

Post 2


Com certa expectativa, estudei o mapa do metrô de Los Angeles cuja
seta mostra o local aonde eu desejava muito ir e rever... Culver City!




Uma folha que datilografei na máquina de meu pai nos anos 50 com os endereços dos estúdios de cinema, sendo o primeiro o da MGM em Culver City. Escrevíamos para os estúdios e solicitávamos fotos de artistas conforme o estúdio a que pertenciam. Doce recordação do passado, de um passatempo típico da juventude dos "anos dourados"... (veja link).


Desembarcando na última parada do metrô, o outdoor mostrou que eu estava no lugar certo. Faltava-me alguém que "me tratasse bem" (treat you better) e me orientasse a fim de encontrar o estúdio da MGM-Sony.


Não demorou e encontrei uma senhora da minha idade, moradora de Culver City e que de muito boa vontade falou-me que o estúdio que eu procurava não ficava longe. Que alívio! E caminhando juntos por alguns poucos quarteirões, conversamos animadamente.



O Culver Estúdio... mas não era bem este o que eu procurava.


 Fotografei o lindo casarão que de alguma forma me pareceu familiar...



Soube mais tarde tratar-se do casarão de "E o vento levou" (Gone with the wind...).


Que lindo, o exato casarão onde foi filmado, em 1939, um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos que, felizmente, o tempo não levou e continua intacto e devidamente conservado!



 Fotografar carros antigos, bem interessante!


 Culver City... tudo a ver com cinema!


E de repente, as típicas e conhecidas caixas de correios americanas!


Foto significativa... por quê? Porque eram neste exato correio de Culver City que iam parar nossas cartas pedindo fotos de artistas da MGM na distante década de 50 (ver link).


Esperando a hora da turnê que faria no estúdio, fui a um restaurante nas imediações. E a senhora que atendia, descendente de letões (Letônia, perto da Finlândia), era a própria simpatia. E percebam que o endereço Washington Blvd confere com o do estúdio da MGM na folha datilografada com alguns erros.


Com a permissão dela, fotografei a decoração do restaurante fundado por seu pai... paredes forradas de fotos de cinema! Por este portão entravam os artistas, muitas vezes interpelados por fãs ansiosos por autógrafos (No filme "Marujos do Amor" aparece a cena descrita).


Goldwyn Mayer posando diante de um bolo, com seus artistas.


A foto do famoso filme "That´s Entertainment"  a que qualquer cinéfilo já assistiu, inclusive eu.


Linda parede!!


Um selfie para mostrar um grande filme ao fundo, aquele em que Gene Kelly dança com o Jerry, do Tom.



"Marujos do Amor" (Anchors Aweigh), a que assisti nos anos 50 e que hoje em dia quando o vejo passando no Nordic TCM, deixo o que estou fazendo e o assisto novamente. Um filme antigo mas imperdível para quem deseja conhecer e entender Hollywood!
A quem ainda não o assistiu,  recomendo! (Procure-o no youTube.com)




No filme, o Hollywood Bowl, visitado na primeira vez, e desta vez visto dos ares.


Jose Iturbi, o exímio pianista-ator de muitos filmes da MGM.



Frank Sinatra e Gene Kelly na intensa busca por Jose Iturbi para conseguir uma audiência musical com Kathryn Grayson, uma das mais belas vozes de Hollywood.
Cito o filme, entre tantos outros da MGM, porque é o que me lembro mostra mais Hollywood com cenas dentro do próprio estúdio da MGM.



Voltando à parede, foto das jovens cantoras Deanna Durbin e Judy Garland, quando eram estrelas do mesmo estúdio.



E logo eu estava diante do estúdio MGM, hoje propriedade da SONY Pictures Entertainment. Um tanto mudado de quando o fotografei em 1982.


Com um casal de judeus de Nova York, com quem fiz amizade e conversei bastante antes de começar a turnê.


Com o crachá para a turnê, mas por que Columbia Pictures Studio não fiquei entendendo bem.


Nosso grupo iniciando a turnê. Abaixo o leitor verá uma foto que tirei neste exato lugar, em 1982, na sede administrativa da MGM. Nas janelas superiores ficavam os escritórios de Samuel Goldwyn Mayer e de outros grandões da MGM.


E por que não um selfie novamente?


Mas o jeito era pedir alguém que me fotografasse...


... quantas fotos quisesse, pois este lugar marcou a mnha vida jovem!


Mencionado pelo guia da turnê que neste exato lugar Frank Sinatra e depois Gene Kelly falaram com a recepcionista para ingressar no estúdio e encontrarem-se com o pianista-ator Jose Iturbi, cena muito atrapalhada e  engraçada, citando novamente o filme "Marujos do Amor".


Às vezes nestes carrinhos que transportavam artistas de um set para outro, às vezes à pé, éramos conduzidos pelo hábil guia da tour.


Entendi que certos artistas tinham apartamentos no próprio estúdio, por exemplo, este de Katherine Hepburn...


... e este de Judy Garland, que quando pequena estudava com Mickey Rooney no próprio estúdio.


Muito rápido para visitar tudo e ouvir todas as explicações em inglês ultra veloz, nem tudo era captado, ainda mais para os preocupados em fotografar, como eu.


Os sets coloridos e exuberantes ficam do lado de dentro - nem sempre possível adentrar - pois o exterior é mesmo o de uma "indústria cinematográfica", onde a producão de filmes era ininterrúpta no passado.


As chamadas "portas de elefante", imensas, dos stages/sets.


Neste imenso stage foi feito o filme "O Mágico de Oz" (The Wizard of Oz), que precisava de muito espaço para o sonho de Dorothy.


Nestes sets eram feitas as cenas interiores de centenas de filmes exportados para encantar o mundo.


Bem conservados, ainda hoje no MGM-Sony são rodados filmes modernos, do cinema e da TV americana. Como não "estou por dentro de cinema moderno", desinteressado, não registrei os nomes... Mas evidentemente neste outrora fervilhante estúdio paira um ar de nostalgia.


Esqueço-me do filme que utilizou este carro...


... e estes também, lembrando que nos anos 70 praticamente "abandonei" o cinema.


... talvez neste mesmo estúdio funcione a Columbia Pictures na parte de TV (?).



Terminada a turnê, mais uma foto - agora teatral - neste lugar...


... como há 25 anos.


Lugar que certamente nunca mais visitarei na vida, o que não é ficção, mas encarando a realidade.


Voltando para a estação do metrô, passando pela prefeitura de Culver City.



E novamente pelo famoso hotel antigo da cidade, que certamente hospedou muitos artistas no passado glorioso do cinema.


E ainda pelo casarão que o vento... não levou.


Momento para filosofar... todos os artistas de "E o vento levou..." já estão mortos... Vão-se os dedos e ficam os anéis. O que é animado perece, o que não tem vida permanece.


Exemplifica bem este lindo copo de vidro - que parece ter sido usado no filme "E o vento levou..." - mas que de fato enfeita nossa sala... foi um presente de casamento de meus avós paternos, Luiz Germano Franke e Alayde Barcellos Franke, ocorrido em 1910, no túnel do tempo há 106 anos.


No final da turnê recebemos a foto que nos foi tirada no início. Enquanto rodávamos o estúdio colocam um fundo, no meu caso de um programa de TV "A roda da fortuna"... mas deixei passar, embora felizmente não jogo. Visitantes de Hollywood, mesmo brasileiros que encontrei, estenderam a estadia a Las Vegas. Nenhum interesse de minha parte... sou, sim, um afortunado pela bênção de Deus na minha vida! Aleluia!

________________________________

L i n k s:

Do estúdio à porta de nossa casa:


******************************


Se você gostou desta longa postagem, recomende-a a um amigo cinéfilo!