15 de Outubro - DIA DO PROFESSOR - enfoque a JANUSZ KORCZAK
"Não há crianças, somente seres humanos."
É uma das famosas frases de JANUSZ KORCZAK, um pedagogo polonês de destaque, publicista, escritor, médico e ativista social de origem judáica. Oficial de Forças Armadas Polonesas, fundador do Orfanato em Varsóvia.
Henryk Goldszmit, como era seu verdadeiro nome, nasceu em 22 de julho de 1878 e morreu provavelmente em 6 de agosto de 1942 em Treblinka, campo de concentração alemão nazista.
Janusz Korczak era um pionheiro mundial nas questões de direitos humanos de crianças. Promovia e implantava na prática a ideia de respeito aos direitos e interesses da criança, sua autodeterminação e emancipação. Defendeu seus princípios ao longo da vida. Morreu na câmara de gás num campo de concentração alemão nazista em Treblinka, junto com as 192 crianças do seu orfanato, com as quais optou ficar até o fim.
De uma postagem do meu blog:
Janusz Korczak (1878-1942) foi um médico pediatra e educador que devotou sua vida às crianças. Em 1912, assumiu a direção do Orfanato Judaico de Varsóvia. Através de sua vida, lutou pelos direitos infantis e escreveu diversos livros. Em 1940, seu orfanato foi transferido para o Gueto. Em agosto de 1942, Janusz Korczak foi mandado com suas crianças para o campo de extermínio Treblinka, onde todos pereceram.
Conhecendo sua história, e inclusive tendo fotografado a escultura de Janusz segurando uma criança e tomando a mão de outra, no Museu do Holocausto Yad-Vashem em Jerusalém, em Varsóvia, ainda que cansado das longas caminhadas pelo que foi o Gueto de Varsóvia, quis visitar o seu orfanato original (foto), seguindo o mapa e dirigindo-me para o ponto 12, fora dos muros do Gueto de Varsóvia.
E no Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, somente a alguns passos da caverna, a "Praça Janusz Korczak" (Janusz Korczak Square), um tributo ao judeu-polonês que dirigia um orfanato no gueto de Varsóvia. Não obstante o seu esforço de salvar 192
crianças sob os seus cuidados, foram juntamente com ele enviadas ao campo de concentração de Treblinka, em 5 de agosto de 1942.
Tendo dirigido dois orfanatos do Exército de Salvação, estar ali e saber do que lhes aconteceu foi um momento carregado de emoção para mim.
_____________
1 Comments:
Que absurdo esses nazistas! Pobrrs crianças, e corajoso homem!
By Anônimo, at segunda-feira, outubro 17, 2022 12:18:00 PM
Postar um comentário
<< Home