Paulo Franke

17 outubro, 2022

ReveR - Cinéfilos... o que todos somos em certa medida

O destaque no VI de movies não significa necessariamente que eu assisti ao filme publicado.


____________


Janela Indiscreta (Rear Window)


uma maxi-postagem



Sinopse


Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido


Trailer

Rear Window - YouTube


Na minha opinião, o melhor filme de Hitchcock.

************

E a  seguir, sobre James Stewart de quem
sou fã.


20 de maio... dia do aniversário do Major James Stewart,
que lutou na 2a Guerra Mundial.

______________________________


 JAMES MAITLAND STEWART 

...foi um ator estadunidense de cinema, teatro 

e televisão. Atuou em inúmeros filmes considerados

 clássicos, sendo indicado a cinco prêmios de Oscar

 de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel 

em The Philadelphia Story. Além disso, recebeu um

 Oscar Honorário, em 1985, pela sua carreira.

 Nascimento 20 de maio de 1908,

 Indiana, Pensilvânia, EUA

Falecimento: 2 de julho de 1997,

 Beverly Hills, California, EUA 

Esposa: Gloria Hatrick McLean, de 1949 a 1994


Atores já foram criancas...


...e rapazinhos também!



E se casam (1949)...


... E têm filhos (teve mais do que estes dois)

E envelhecem juntos.


Na primeira vez que fui a Hollywood, em 1982, passei 

diante de sua casa em

 Beverly Hills


Ele com seu amigo Henry Fonda no jardim de sua casa.








E, surpresa total e mais do que agradável, o vi desfilar 
como o patrono da Parada das Rosas/Rose Parade daquele ano!!


Dois filmes, de tantos a que assisti com ele, os quais tenho

DVD = Janela Indiscreta (Rear Window), de Hitchcock, e 

O maior espetáculo da terra (The best show on earth),  de

Cecil B. de Mille

Bom amigo do Exército de Salvacão/
The Salvation Army,  quando editor do nosso
jornal publiquei sua mensagem-apelo de Natal.


Quando fui a Hollywood pela segunda vez, em 2016, fotografei seu nome
na Calcada da Fama/Walk of Fame...




... e suas pegadas no Chinese Theater.



Fui ao cemitério onde ele foi enterrado, mas,
 esquecendo-me
 do seu sobrenome do meio - Maitland - na recepcão disseram-me que James Stewart,
um nome comum, havia dezenas deles.



Mereceu um selo!





Existe um Museu em sua homenagem!



Nos anos 50, enviou-me sua foto e, diferente das demais que vinham
impressas, a dele foi assinada com tinta! 

**************
ReveR de amanhã, domingo:

2 meditacões do meu livro

Edificacão Diária

Bem-vindos!

********************
Se você gostou desta postagem, recomende-a a
algum amigo cinéfilo.

********************