Paulo Franke

19 outubro, 2022

Minha viagem a GRENOBLE, Alpes Franceses.

 

Novamente voando FINNAIR... 3 horas de Helsinki até Genebra.

Cheguei tarde para pegar o trem para Grenoble, assim me hospedei em Genebra, cidade já conhecida.

Um café da manhã na máquina suíça Franke.

No outro dia a viagem ao meu destino...

... lindas paisagens!

Cheguei!

Grenoble, cidade na histórica região Rhône-Alpes, no sudeste da França, está situada no sopé das montanhas entre os rios Drac e Isère. É conhecida como base para esportes de inverno, e por seus museus, universidades e centros de pesquisa. Teleféricos redondos chamados "Les Bulles" (bolhas) ligam a cidade ao cume do monte La Bastille, cujo nome homenageia a fortaleza do século 18 em suas encostas. ― Google


A bela, turística, culta, histórica Grenoble tem mais de 160 mil habitantes.


Cercada de altíssimas montanhas...


...como mostram estas fotos.


Mas a atracão maior, visitar o meu neto mais velho...


...companheiro de outras viagens, que faz um curso universitário complementar na cidade.


Onde ele estuda.


Subir paredes, o hobby dele, além de escalar rochas imensas.



Cidade rica e de lindos prédios!


Mas a atracão turística maior é o teleférico...


... que conduz à montanha Bastille.








Lá de cima, a majestosa paisagem de Grenoble!


Belos recantos!


Bons passeios também às margens do rio.



Longos bondes mas também bicicletas desmontáveis são meios de transporte comuns.



O neto com sua byke...


... que fica deste tamanhinho!



No domingo fomos à Igreja/Fellowship Internacional... atrás, o pastor sul-africano e um pequeno grupo que reuni para a foto, da Nigéria, Peru, USA e Quênia.


Na feira livre que fomos, queijos/fromages, a grande pedida dos franceses!



Muitos restaurantes, inclusive um indiano.


Gentileza do hotel onde me hospedei... o neto pode dormir no meu quarto sem pagar nada!



Depois de dois dias bem aproveitados, estou na ferroviária (gare), onde fotografei este piano que qualquer pianista pode tocar.



E novamente em um trem de luxo...


... atento por duas horas às paisagens até Genebra.



Em Genebra, o planejado almoco no KFC.


____________________



Postais e souvenirs de Grenoble.

______________

Viagens que já fiz com o João Vinícius:

a Paris

... à Armênia, o monte Ararat entre nuvens ao fundo

... a Porto Alegre no Encontro de nossa família.

_______________

A primeira vez em que fui a Genebra


Paulo Franke: (8 - Viagem de trem pela Europa - GENEBRA, Suíça)

___________________________

C'est fini!

___________________

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home