Paulo Franke

18 março, 2023

ReveR - Sábado, 18.03.23 - Stanley Kramer e s/filmes "A Hora Final" e "Julgamento de Nuremberg"



Produtor e diretor Stanley Kramer, o qual tem toda a minha admiracão.
Mais sobre sua vida e carreira procure no Google.com


Sempre que assisto ao filme "A hora final/On the beach" - e como assisto a este DVD!! - antigos e novos pensamentos me vêm à mente.  Aconteceu nesta tarde de sábado novamente... 

ANTIGOS pensamentos ou fatos são conhecidos dos meus amigos, mas mesmo assim gostaria de mencioná-los, para conhecimento também de meus novos amigos:

- Em 1961, indo ao cinema com  amigos, fui impactado com o filme a que assistíamos e principalmente com as cenas finais, quando o Exército de Salvacão/The Salvation Army de Melbourne, Austrália, aparece tentanto trazer esperanca a um povo condenado pela proximidade da radioatividade de uma  bomba atômica que fizera a civilizacão desaparecer no mundo inteiro.

- A faixa "Ainda há tempo irmão/There still time, brother" tocou muito meu coracão - tinha 16 anos - um tanto indeciso quanto ao meu futuro. Até escrevi no meu blog sobre "A faixa que me desenfaixou" (link abaixo)

- Resumindo, no ano seguinte ingressei no Exército de Salvacão de minha cidade, e certeza tenho de que o filme muito me influênciou para isso, tanto que considero que o assistir foi um dos três importantes passos para tal. 

- No ano de 1973, antes de me casar, representei o Brasil no Colégio Internacional para Oficiais em Londres. A cada noite, um dos delegados contava sua história. Após contar a minha, na qual mencionei a influência do filme em minha vida, o diretor do ICO, Comissário Albert Mingay, levantou-se, um tanto comovido,  e contou que quando era o Chefe do ES no Sul da Austrália, com sede em Melbourne, o diretor do filme, o gênio Stanley Kramer, visitou seu escritório solicitando a presenca de salvacionistas reais na cena final de seu filme.

Mingay aceitou e, convidado para assistir a um ensaio, sugeriu que a faixa "Ainda há tempo, irmão" fosse colocada sobre o grupo salvacionista, o que Stanley Kramer de pronto aceitou e é a cena bem final de seu filme.

- Em 1982, tive a alegria e privilégio de ir a Melbourne fazer um curso editorial no Quartel Nacional. Quando souberam que o filme rodado na sua cidade significara tanto para mim, o fotógrado do departamente pediu-me para colocar o quépe e o acompanhar. E me levou a poucas quadras dali, ao exato local onde as cenas finais do filme haviam sido tomadas. E na próxima edicão do "The War Cry" minha história foi capa do jornal.



O cinema onde assisti ao filme, hoje um estacionamento.
No meu coracão na época um grande vazio...


 
E os NOVOS pensamentos que inicialmente mencionei??

- Pergunto-me a razão  por que Stanley Kramer quis incluir o Exército de Salvacão/The Salvation Army no seu filme... Nunca saberemos, uma vez que o filme foi baseado no livro "On the Beach", de Nevil Shute, no qual não constava nossa presenca. Certamente admiracão e respeito têm a ver.

- Nestes dias em que ouvimos de guerra entre Rússia e Ucrânia e até de ameaca nuclear, Suécia e Finlândia (onde vivo) prestes a ingressar na NATO, o antigo filme veste-se de uma atualidade impressionante... e também preocupante.

- Às vésperas de apresentar um drama chamado "The Nail", na Fellowship em inglês que frequento, tanto dirigindo quanto representando o papel principal, fiquei a observar os artistas Gregory Peck, Ava Gardner, Tony Perkins e os demais representando profissionalmente através não só  de suas falas, mas de seu olhar, expressões e gestos,  Enfatizo o mesmo ao meu grupo amador, representando também... em inglês.

- Muito interessante que Stanley Kramer, no que considero seus principais filme, este e "O julgamento de Nuremberg", contratou dois artistas para papéis dramáticos, Fred Astaire e Judy Garland, que na longa carreira de ambos somente fizeram filmes em que dancavam, sapateavam ou o que fosse. Revela isto um coracão humano e bondoso, certamente, em tê-los utilizado quando no fim de suas  carreiras. Também ao sofrido Montgomery Clift no filme abaixo.

- Às vésperas de completar 80 anos, senti curiosidade em saber a idade com que faleceram o diretor e atores dos filmes mencionados... Stanley Kramer (88), Gregory Peck (87), Ava Gardner (68), Fred Astaire (88), Spencer Tracy (67), Monty Clift (46), Burt Lancaster (81), Maximilian Schell (84), Richard Windmark (84), Marlene Dietrich (91), Judy Garland (47)... fonte: Google.com 


Um momento de descontracão no meio da filmagem de "A Hora Final"











Sempre que possível, uma caneca/mug de minha colecão.



*********************

L I N K S

Postagens com alguns assuntos já mencionados acima:



Inserio na longa postagem, abaixo,  a "A faixa que me desenfaixou", 
tratanto novamente do filme e do diretor mencionados


************************

ReveR de amanhã:

2 meditacões do meu livro "Edificacão Diária"

************************

Se você gostou desta postagem, recomende-a!

************************