"ReveR" - 5a-feira, 09.03.23 - o Exército de Salvacão pelo mundo - Fatos e fotos
Há alguns anos, li algo em uma revista salvacionista inglesa que eu não sabia e cujo pequeno recorte guardei.
Nos seus dias de jovem, a estrela de cinema Greta Garbo foi membro do grupo de violões do Corpo III do Exército de Salvacão de Estocolmo, Suécia.
(The Salvationist)
Abaixo, no link, uma postagem mais antiga que fiz sobre a atriz:
Em Estocolmo, diante da casa de Greta Garbo.
Aproveitando que minha filha precisava ir ao centro da cidade - quando lá morava - fiz com ela o meu passeio por Estocolmo.
Depois de procurar pelo mapa do seu celular, chegamos à Blekinggegatan 32, onde nasceu e morou Greta (Gustafson) Garbo, a primeira atriz estrangeira a trabalhar em Hollywood, tendo sido levada por um judeu finlandês ligado ao cinema (veja link).
O busto da famosa atriz, na esquina do prédio, é iluminado à noite.
Enquanto eu fotograva o prédio...
... de outro ângulo minha filha me fotografava.
No final da rua, uma igreja que ao anoitecer parece cenário de filme noir.
O cinema do bairro da star sueca, bem perto de sua casa.
Greta Gustafson, seu verdadeiro nome, quando adolescente frequentou o Exército de Salvação do seu bairro, local conhecido de minha filha que me levou para fotografá-lo.
Com a fachada modificada, no seu interior permanece o estilo teatro, o que foi certamente antes de o Frälsningsarmén (ES em sueco) adquirir a propriedade.
Bem me falou a filha, sofás e almofadas mostram que é um salão salvacionista que inovou, também na sua forma de adoração a Deus. O prédio abriga também uma gama de atividades sociais para a comunidade.
E mais ainda...
Skogskyrkogården (Woodland Cemetery), desde 1994 parte do patrimônio mundial da UNESCO.
Uma longa caminhada dentro do imenso cemitério ainda com neve, mas pelo menos com os caminhos limpos... Até que uma funcionária do escritório apontou-me: "A sepultura de Greta Garbo está lá!"
E um coveiro tirou-me a foto.
O famoso túmulo da famosa estrela!
Certamente esta era a sua assinatura.
Seus fãs ainda depositam flores na sepultura.
Acho que só assisti a um filme da atriz e nem fui seu fã, mas como curto filmes antigos quis ir a este lugar. Ao contrário da sociável Marlene Dietrich, que tem sua sepultura em Berlim "encostada" a de outros , a de Greta é isolada de qualquer outra, o que em um sentido revela a personalidade de ambas as atrizes que tanto sucesso fizeram no passado.
E agora, se me permitem, algo engraçado... feita a visita, dirigi-me ao portão de saída do grande cemitério quando a mesma funcionária parou seu carro e me abordou: "Seu rosto é muito familiar para mim e fiquei pensando desde que me perguntou onde ficava a sepultura de Greta..." Sem que prosseguisse, arrisquei: "Bem, quando eu era jovem achavam-me parecido com o Omar Shariff, do 'Dr. Jivago'..." Ela irrompeu em riso como que se eu tivesse adivinhado o seu pensamento. Cemitério não é lugar de rir, mas naquele momento se tornou, para nós, ambos.
¤ ¤ ¤ ¤ ¤
L i n k s:
1
"Ninotchka", o único filme a que assisti com ela (e nem me lembro):
trailler
2
"Greta Garbo, quem diria? /Síndome de Greta Garbo", postagem anterior no meu blog:
3
Escute uma típica "brigada de violões" escandinava - que bem poderia ser idêntica àquela em que Greta Gustafson cantou - entoando em sueco, a língua da atriz, um lindo hino que eu traduzi para o português.
¤ ¤ ¤ ¤ ¤
ReveR de amanhã:
Retratos que desenhei.
¤ ¤ ¤ ¤ ¤
Se você gostou desta postagem, recomende-a a alguém que também vai apreciá-la.
¤ ¤ ¤ ¤ ¤
2 Comments:
Que legal, Paulo! Tu sempre tao informativo. Abracao pra ti.
By Anônimo, at quinta-feira, março 09, 2023 6:56:00 AM
Wow, não sabia que ela frequentava o ES! Muito interessante!!! Viajo com os meus olhos através de você. Obrigada meu amigo.
By Anônimo, at quinta-feira, março 09, 2023 7:03:00 AM
Postar um comentário
<< Home