Paulo Franke

13 julho, 2023

5af a sábado 13-15.07.23 - Os 100 anos de MARTTA HÄMÄLÄINEN

Primeira parte  



12 de julho de 1923 - 12 de julho de 2023


Quando completou 80 anos (foto acima e abaixo)... 


... nunca imaginaríamos que
 Martta Hämäläinen (tenente-coronel)
minha sogra, chegaria aos 100 anos... e chegou!

ÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖ

Homenageio-a, então, com esta galeria de fotos:


Cartão de despedida da Finlândia para o Brasil, 
em 1953, com seus filhos Riitta, Anneli e Markku.


Foto das primeiras férias missionárias na Finlândia,
então com a Lys, nascida no Brasil.


E a foto das segundas férias em seu país, agora com a Aila.


O Tenente-Coronel David Hämäläinen foi "promovido à glória" (falecido) 
em 1995 e jaz no Cemitério Getsêmani em São Paulo.
________________________________________

As três fotos abaixo foram extraídas do jornal
Sotahuuto (Brado de Guerra) em finlandês,
que muitas vezes a entrevistou.




Martta atuou durante muito tempo como Secretária Nacional das Organizacões
Femininas e líder das madrinhas de criancas de nossos orfanatos.


Sempre com mãos ativas, quando nos visitou na ilha de Åland, Finlândia, depois de cozinhar a cada dia, cortou as folhas de bétula (koivo) para fazer algo com que se bate no corpo durante a sauna. Kattaja é outra planta que, segundo nos contou, os finlandeses  assemelham-se a ela, isto é, se dobrarmos o seu caule, nunca quebra... boa comparacão!


Muito habilidosa com as mãos, quem não se lembra de seus trabalhos no tear,
seus quitutes deliciosos e mesmo suas participacões dirigindo bazares no
Clube Atlético São Paulo com alto sucesso tanto com respeito a frequência quanto sucesso financeiro para benefício da obra salvacionista?



Visitando-a outro dia, fotografei alguns de seus trabalhos. O tearzinho de enfeite presenteei a ela em outra ocasião. Sem medo de errar, pares de meias de lã ela já fez bem mais do que a idade atual dela, talvez o dobro, como saber?


Montei um quadro do mapa da Finlândia com gr
ãos e presenteei a ela noutra ocasião. Quantos quilos de farinha D. Martta já usou para fazer seus quitutes (quem se lembra da "lasquinhas de aveia", sua especialidade?). Para melhor fotografar, Anneli colocou o quadro sobre uma colcha confeccionada pela filha Lys, que demonstra ter herdado algumas qualidades de sua mãe.


 Lys e Daniel durante um tempo abriram uma padaria e uma fábrica de bolos em São José dos Campos-SP. Os bolos "Dona Martta", de diversos sabores,  eram muito vendidos e altamente apreciados na região!

ÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖ

Segunda parte


Alô, alô, leitores do meu blog!

E falar em doces deliciosos, vamos então às fotos 
da festa dos 100 de minha sogra Martta Hämäläinen, 
em uma galeria de fotos.

🎂🎂🎂🎂







Deborah ao piano e João Vinicius no violao



"Carinhoso"... em português


Marcus e Petri


Deborah e avó Martta


Amigos que conhecemos desde o Brasil


Netos presentes...


... e bisnetos


Marcus e filhos




Vindos do Brasil para a ocasião (fotos acima e abaixo)


Daniel, Lys, Rune e família


Eu com a filha da saudosa Riitta, vinda de Londres, e com o
novo Secretário-em-Chefe da Finlândia, natural da Georgia.
Ao fundo a que foi missionária no Brasil, Maija Liisa Pekkala.



Duas fotos dos familiares presentes.

ÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖ

The last but not the least

Anneli pediu à sua mãe que mencionasse 
100 motivos de gratidão... ei-los em português e finlandês:







Tenho enviado cada mensagem para Dona Martta. 
Esta do Adonias Farias de Souza merece ser publicada:

Parabéns para a mui querida D. Martta pelos seus 100 anos bem vividos. Como gostaria de encontrá-la mais uma vez para dar- lhe um abraço.  O Paulo T. Bastos foi o meu primeiro Chefe Divisional e logo em seguida foram os Cap. Hamalainen. Por incrível que pareça eu fui testemunha da chegada da querida fsmília ao Brasil, inclusive foram hospedados, primeiramente no Lar do Méier, no último quarto pertinho do nosso;  este casal foi um exemplo de vida cristã, familiar e amigos. Tenho-os bem guardado no meu coração; tem mais, D. Martta deve ser a única oficial viva que me acompanha desde a minha adolescência. Um grande beijo no seu coração. Estou emocionado escrevendo para está heroína da fé. Deus abençoe.

ÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖ


5 Comments:

Postar um comentário

<< Home