Paulo Franke

30 agosto, 2023

30.08.23 - Viagem a Tenerife - Espanha - O maior acidente da aviacão. (4a parte)

03 janeiro, 2015


Em março de 1977, ocorreu o maior desastre da aviação em operação ordinária, considerando o número de passageiros mortos. Dois Boeings 747, um da KLM com 234 pessoas e o outro da Pan Am com 380 pessoas colidiram em solo quando taxiavam para decolagem no Aeroporto de Tenerife Norte (na época chamado de Aeroporto de Los Rodeos), na ilha de Santa Cruz de TenerifeEspanha. Causaram o desastre, erros na comunicação entre pilotos e controle de tráfico, o nevoeiro na hora da decolagem e o congestionamento de aeronaves no aeroporto. Apenas 61 pessoas sobreviveram nessa que é até hoje a maior catástrofe da aviação comercial, com 583 passageiros mortos. (Com agradecimentos à Wikipedia)

Video dublado para o português sobre o maior acidente aéreo da história da aviação comercial, em Tenerife...
Depoimento do comandante da PAN AM, que sobreviveu ao desastre:


__________________________________________

Quando fui a Santa Cruz visitar o Ejército de Salvación, ao mencionar o grande acidente, o tenente prontamente levou-me a monumentos ligados à catástrofe na cidade. Segundo ele, são monumentos erigidos a partir de destroços dos Jumbos 747 envolvidos na tragédia. Acreditei e os fotografei, embora nunca encontrasse confirmacão disso... Algum leitor de Tenerife poderia
confirmar-me o que disse meu colega?




Então, quando fui ver os salvacionistas atuando na campanha de Natal, em Puerto de la Cruz, tomei o ônibus que passaria pelos dois aeroportos internacionais da ilha antes de chegar à cidade.


Passando no Aeroporto do Norte, em cuja pista aconteceu o choque entre os dois Jumbos, tirei apressadamente algumas fotos do interior do próprio ônibus.


Penso se não será a da direita a torre de controle da época do acidente, uma vez que se assemelha com a da primeira foto que enfoca os destroços dos aviões.


Na época o aeroporto era chamado de Los Rodeos. Assim, conheci rapidamente o local, mas ao conversar com habitantes naturais da cidade ouvi algumas histórias esparsas do que aconteceu naquele dia fatídico e nos dias que se seguiram.

_____________________________

The last but not the least



Por uma sinistra coincidência, um dia depois do grande acidente, 
viajamos de Bahamas à Jamaica pela primeira vez em um Jumbo.

-----------------------------------------------------

Link

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_a%C3%A9reo_de_Tenerife

------------------------------------------------------
Amanhã

"En el Ejéercito de Salvación de Tenerife"

--------------------------------------------------------