Casos Curiosos - Areia - Parte 10
A areia é um conjunto de partículas de rocha desagregadas.
Areia da praia do Laranjal, em Pelotas-RS, na Lagoa dos Patos, a primeira areia com que meus pés tiveram contato na vida.
Pais e tios nas areias do Laranjal, na foto do início dos anos 40. Meu saudoso tio, Dirceu Treptow, fazendo com os dedos o V da vitória! Outro tio, que completou 98 anos este ano, super queimado do sol! Minhas duas irmãs, as crianças sentadas na areia; eu ainda não havia nascido.
-------------------------------------------
Dunas do Laranjal, em Pelotas. Quando prestei o serviço militar, em 1962, íamos acampar neste local para treinar a como atirar em um alvo ao longe.
----------------------------------
E já que falamos em soldados, a praia acima é a de Omaha, na Normandia, França, onde desembarcaram os soldados no Dia D para livrar a Europa do nazismo. Interessante o que lemos sobre suas areias:
Areia de guerra é areia contaminada por restos de projéteis usados na guerra. Esse tipo de areia foi encontrado na Normandia, desde sua invasão, entre outros lugares. Em 1988, descobriu-se que a areia da Praia de Omaha continha partículas artificiais de metal e vidro derivadas de estilhaços; 4% da areia na amostra era composta por partículas de estilhaços variando em tamanho entre 0,06 milímetros (0,0024 pol.) e 1 mm (0,039 pol.). Os pesquisadores também descobriram traços de esferas de ferro e vidro na areia, originárias do intenso calor liberado por explosões de munições no ar e na areia.
War sand is sand contaminated by remains of projectiles used in war. This kind of sand has been found in Normandy, since its invasion, among other places. In 1988, the sand on Omaha Beach was discovered to contain man-made metal and glass particles deriving from shrapnel; 4% of the sand in the sample was composed of shrapnel particles ranging in size between 0.06 millimetres (0.0024 in) and 1 mm (0.039 in). Researchers also discovered trace amounts of iron and glass beads in the sand, originating from the intense heat unleashed by munitions explosions in the air and sand.
-----------------------------------------------
https://paulofranke.blogspot.com/2014/10/7-dover-calais-dunkerque-e-em-paris.html
-----------------------------------
Mas passando a areias mais amenas...
Nas areias do deserto no Egito... com direito a miragens!
https://paulofranke.blogspot.com/2008/01/no-agito-do-egito.html
-------------------------------------
Escultura na areia... a caravela de Pedro Álvares Cabral.
(Google.com)
E abaixo, artista americano que desenha na areia.
(Google.com)
----------------------------------
Em 1965, como cadete (seminarista) em uma reunião ao ar livre nas areias da Ilha do Mel, em Paranaguá-PR.
------------------------------------------
Duas músicas sobre a areia:
"Love letters in the sand" (Cartas de amor na areia), cantada pelo ator evangélico Pat Boone, de quem eu era fã, a ponto de "cantar com ele" em um tempo em que nem falava inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=2ENzT9k1LRs&list=RD2ENzT9k1LRs&start_radio=1
"Um pequenino grão de areia, que era um pobre sonhador...", pela Dalva de Oliveira, antiga cantora que foi a primeira que interpretou a singela canção:
https://www.youtube.com/watch?v=gv8GVfpeoPM&list=RDgv8GVfpeoPM&start_radio=1
---------------------------------
Cartão em sueco de um texto que se popularizou no mundo inteiro:
"Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor.
Quanto a última cena da minha vida passou diante de nós olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso entristeceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
'Senhor, tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, que andarias sempre comigo todo o caminho, mas notei que durante as maiores tribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida apenas um par de pegadas. Não compreendo por que nas horas em que mais eu necessitava de Ti me deixaste.'
O Senhor me respondeu: 'Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu nos braços... te carreguei.'"
.
Nota: A autora chama-se Margaret Fishback Powers e seu famoso poema tem sido gravado como música, pintado em vitrais e quadros e impresso em cartões e posters nos mais diversos idiomas. Erradamente, foi publicado como trabalho de autor anônimo, porém Margaret, através de seu livro "Amigos de Pegadas na Areia" (Friends of Footprints), conseguiu provar sua autoria.
Nota: A autora chama-se Margaret Fishback Powers e seu famoso poema tem sido gravado como música, pintado em vitrais e quadros e impresso em cartões e posters nos mais diversos idiomas. Erradamente, foi publicado como trabalho de autor anônimo, porém Margaret, através de seu livro "Amigos de Pegadas na Areia" (Friends of Footprints), conseguiu provar sua autoria.
--------------------------------------------
Numberless as the sand
do Cancioneiro Salvacionista:
Minha filha Deborah Franke Miranda, ao piano, e meu concunhado, Pr. Daniel Tavares Bastos Gama, no euphone, fizeram um belo dueto instrumental do belo hino.
--------------------------------------
"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio... porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. "(Salmos 90:12 e 10-b).
------------------------------------
Promessa de Deus a Abraão.
"Certamente eu te farei bem e dar-te-ei a descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar." (Gênesis 32:12)
"QUÃO PRECIOSOS PARA MIM, SENHOR, SÃO OS TEUS
PENSAMENTOS. E COMO É GRANDE A SOMA DELES!
SE OS CONTASSE, EXCEDEM OS GRÃOS DE AREIA,
CONTARIA, CONTARIA, SEM JAMAIS CHEGAR AO FIM." .
(Salmos 139:17-18)
-------------------------------------------------
Atualizando as visualizações do meu blog:
Updating the visualizations of my blog:
1.603.004 - 24 de agosto de 2025
Se aprecia meu blog - obrigado! -
não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!
----------------------------------------------------------
1 Comments:
Bela viagem pelas areias… abraços!
By
Anônimo, at sábado, agosto 23, 2025 12:18:00 PM
Postar um comentário
<< Home