Paulo Franke

07 outubro, 2009

TV "Casal 20" - Você se lembra?

Os Harts - utópicos ou uma realidade?


O artigo a seguir publiquei no início dos anos 80, quando fazia suecesso na TV a série "Casal 20" (Hart to Hart), criada pelo romancista Sidney Sheldon e que foi apresentada de 1979 a 1984, com reprises em anos posteriores.


Depois de tanto tempo, este artigo não terá uma mensagem oportuna para os casais também da atualidade? Leia-o, reflita e recomende-o.

20 20 20 20 20 20 20



Mais um episódio da série "Casal 20" chega ao final e os Hart saem "miraculosamente" ilesos. Como sempre, o célebre casal da TV enfrentou toda a espécie de aventura - perigo, armadilhas, perseguição etc. - e saiu triunfante.

Eis o retrato do casal perfeito: rico, apaixonado e bem-sucedido em todos os aspectos da vida. Graças a isso, o seriado alcançou grandes índices de audiência em todo o mundo.

Na vida real... bem, os atores Robert Wagner e Stephaine Powell têm, cada um, enfrentado os seus dramas pessoais com a morte trágica de seus cônjuges, o que os abalou profundamente. Como profissionais, no entanto, na boa forma hollywoodiana, vão de vitória em vitória.

São os Harts utópicos, "coisa de cinema" simplesmente, ou uma possibilidade?

Naturalmente, as situações incríveis que enfrentam são irreais pela frequência com que se sucedem. O casal comum, na longa trajetória da vida, enfrenta igualmente todo o tipo de experiência, não necessariamente tão trágicas ou violentas quanto as do seriado. E suas lutas de quando em quando são tanto externas quanto internas. As ameaças, porém, existem, à sua fidelidade, à sua estabilidade, à sua felicidade. Os problemas existem, cruéis, dramáticos e muito reais, para não dizer também inesperados.

A vitória, no entanto, também pode ser uma realidade através da união na luta, da sinceridade, da paciência, do amor e do perdão. E acrescentaria, através do diálogo, que pode aplainar asperezas da vida a dois.

Somente? Bem, eu acrescentaria uma outra fórmula infalível: através da fé comum em um Deus Todo-Poderoso. Esta fórmula de sucesso matrimonial não é misteriosa - se não perdemos a memória, foi dada quando buscamos a bênção de Deus na cerimônia religiosa de nosso casamento. Se caiu no esquecimento é por que foi um ato de tradição e nada mais.

Ainda é tempo de consertar um casamento quase falido - o que não é o caso dos Harts - mas pode ser um gigante ameaçador. Busquem unidos a Deus, que poderá "fazer novas todas as coisas", conforme o que lemos em Sua Palavra. Uma nova atração, um amor renovado, uma nova força para prosseguir acontecerão como consequência dessa busca sincera.

Talvez jamais poderão identificar-se com o Casal 20, mas na força de Deus e com o Seu auxílio certamente "saltarão muralhas" - palavras bíblicas também - escapando ilesos e prosseguindo com redobrado poder, coragem e união. Imbatíveis até que a morte os separe.


20 20 20 20 20 20 20

O casamento não deve ser um duelo, mas um dueto.


=========== 1+1=2 ==========



L i n k s:


Mês das Noivas - somente maio?


http://paulofranke.blogspot.com/2009/05/mes-das-noivas-somente-maio.html



Michael Jackson - James Dean - NATALIE WOOD

http://paulofranke.blogspot.com/2009/06/michael-jackson-james-dean-natalie-wood.html

3 Comments:

  • Prezado Senhor Paulo,
    Fico muito feliz de vê-lo de volta ao Blog. O conserto pareceu uma eternidade. Mas, enfim cá estamos.
    O senhor fala do Casal 20, serie muito querida, uma vez que nuca perdia um capitulo e ainda assisto na reprise dos canais de serie antiga. Realmente, que casal! Seria possível um casal viver daquela forma? Tanto companheirismo, lealdade, fidelidade, amor e amizade. Sim por que não dizer muita amizade? Onde o amor e a amizade convivem com harmonia, podemos, sim, como o senhor diz restaurar um amor verdadeiro. Mas acredito Tb que é verdade que muitos se casam na Frente de Deus e em sua casa, mas não levam em consideração o verdadeiro significado disto. Não busquei a constatação da união apenas em um papel. Não! Agradeci e agradeço até hoje Benção de Deus que recebi. O que significa pra mim? Saber que de todos os altos e baixos que passamos e passaremos, teremos o apoio de um Ser Maior no controle de nossas forças. Da tolerância e paciência! Não sei explicar realmente o que é o Amor, mas digo ao senhor que o amor temperado com a amizade nos leva a alegria da lealdade e, ela a fidelidade.
    Ao companheirismo e segurança de confiar um no outro.
    Sim Sr. Acredito que um amor verdadeiro pode ser restaurado se for verdadeiro e se houver de ambos os lados a força e tolerância necessária para tal.
    Casal 20 não é ficção...não no meu caso. Talvez só no sentido financeiro, ainda não cheguei ao mesmo nível ,mas nem por isso sou menos feliz!!! É o amor!
    Abraços e parabéns... Ótimo post!
    Maria

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, outubro 09, 2009 8:28:00 PM  

  • Muito interessante sua postagem amigo...!Gostei da fiçção aliada a realidade dos atores!
    Ótima postagem!

    By Anonymous evelize, at sábado, outubro 10, 2009 6:43:00 AM  

  • Muito bom Sr. Paulo ou ....ficou melhor ainda. :)
    Gosto muito da frase que colocou no final pq tem muitao a ver:" O casamento não deve ser um duelo, mas um dueto."
    disse tudo!!!!!
    Abraços e parabéns !!
    Maria

    By Anonymous Anônimo, at sábado, outubro 10, 2009 5:38:00 PM  

Postar um comentário

<< Home